Pela ordem durante a 123ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, em primeiro lugar, também, total solidariedade a estados, municípios, produtores, pessoas, famílias, que estão sofrendo tanto com as mudanças climáticas, o que aponta também a necessidade de toda a sociedade se debruçar sobre o tema: órgãos públicos, empresas, pessoas, famílias, como aliás sempre tem que acontecer.

    Eu só quero, Sr. Presidente, apresentar dois requerimentos para realização de sessões especiais. Um deles é um requerimento destinado a celebrar o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil, cem anos; e outro requerimento também para uma sessão especial destinada a celebrar os 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, lembrando, já são 20 anos também de trabalhos que acompanham mais de uma centena de milhares de idosos no Brasil, coordenado, quando ela faleceu, pela Dra. Zilda Arns, falecida no terremoto do Haiti. Ela era muito conhecida como coordenadora da Pastoral da Criança, porém, quando faleceu, já era também coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa. E, como já faz praticamente 15 anos que ela faleceu, estamos com 14 anos, a Pastoral estava com 6 anos, e as pessoas continuando a trabalhar, a se movimentar, já chegando aos 20 anos. Então são duas sessões especiais, Sr. Presidente.

    E aproveito a oportunidade inclusive para também requerer voto de aplauso à Profa. Ana Paula Machado, diretora do Colégio Estadual Professora Maria Arminda, localizada em Antonina, no Paraná, por sua trajetória de vida dedicada à educação. Vou só ler um parágrafo porque é uma referência de aplauso para ela, como professora, educadora, mas também para todos os professores e educadores do Brasil.

    A Profa. Ana Paula Machado, docente há 28 anos, tem uma vasta experiência em sala de aula e como gestora educacional. Seu trabalho, ao longo de quase três décadas, vem contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento do ensino em Antonina, município localizado no litoral paranaense e reconhecido por esta Casa como a Capital Nacional da Bala de Banana, inclusive com indicação geográfica nesse sentido. Vale destacar que o Colégio Estadual Professora Maria Arminda é uma referência na oferta de ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante, que são os desafios do Brasil hoje, atendendo a um contingente de quase mil estudantes antoninenses.

    Portanto, nesse aplauso à Profa. Maria Arminda, também o nosso aplauso a todos os educadores do Brasil, inclusive em nome da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal.

    Sr. Presidente, são os dois requerimentos de sessões especiais e o voto de aplauso à professora, ao município e ao Colégio Maria Arminda também.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2024 - Página 32