Discurso durante a 165ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o centenário da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Educação:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o centenário da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2024 - Página 43
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Educação
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, UNIÃO, ESCOTEIROS, BRASIL.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para discursar.) – Sr. Presidente, meu querido amigo Senador Flávio Arns, tinha que ser o senhor a ser o autor, a ser o Presidente desta sessão histórica. Raramente, a gente vê o Plenário do Senado Federal completamente lotado.

    Eu conheço muito pouco, confesso a minha ignorância, sobre a União dos Escoteiros do Brasil, a UEB, mas eu posso dizer uma coisa: todo escoteiro que eu conheci na minha vida, e não foram poucos, são pessoas de bem, íntegras, que inspiram fraternidade, que expiram lealdade, respeito à natureza, respeito ao próximo. E vocês estão de parabéns, porque cem anos, um centenário, é uma data muito especial, e esta Casa os recebe de braços abertos.

    Você, que é quase nosso vizinho, Dr. Ivan do Nascimento, ali do Rio Grande do Norte, professor, a sua fala foi inspiradora. Fica a nossa responsabilidade. Você está aqui, nós estamos aqui, hoje, sendo presididos por um Senador que é um ícone, é uma referência da educação no Brasil, que é uma grande bandeira dele, e todos nós aqui o seguimos dentro dessa linha da educação, de valores humanos. E acredito muito que União dos Escoteiros do Brasil tem muito a colaborar.

    Quero também aproveitar para cumprimentar a minha querida Deputada Paula Belmonte, que foi escoteira. Soube também que o senhor foi escoteiro, Zilda Arns...

    E também quero cumprimentar a minha conterrânea, a Madalena Carneiro, que estava ali me passando, me explicando um pouco dessa união, desse trabalho tão bonito que os escoteiros fazem no Brasil. Nós só temos é que ter gratidão por todos vocês. O meu amigo gaúcho, que estava ali... Desculpe-me, seu nome?

(Manifestação da plateia.)

    Rubens. Ele é paulista e estava também ali conversando comigo. Trouxe os filhos aqui, não é?

    Eu fico extremamente feliz em poder estar participando deste momento.

    Parabéns, Senador Flávio Arns.

    Parabéns também ao Sr. Procurador do Município de Curitiba, que é ex-Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Paulo Salamuni, suplente de um grande Senador da República aqui, o Senador Oriovisto Guimarães, um homem de bem. Olha só as coincidências, porque não existe coincidência, não é?

    Então, parabéns aos jovens, a todos vocês que aqui estão.

    Eu quero pedir desculpa, pois vou ter que sair. Vou ficar acompanhando. Tinha outros compromissos agendados, mas fiz questão de estar aqui, e vou acompanhar também a apresentação da Nyedja, que vai também, depois, colocar uma homenagem aqui.

    Deus abençoe vocês.

    Parabéns! Muita paz. (Palmas.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Fora do microfone.) – Eu vou aprender. (Risos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2024 - Página 43