Pela ordem durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a entrega ao Parlamento de documentos que comprovariam a vitória de Juan González nas eleições da Venezuela.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais:
  • Considerações sobre a entrega ao Parlamento de documentos que comprovariam a vitória de Juan González nas eleições da Venezuela.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2024 - Página 77
Assunto
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • COMENTARIO, ENTREGA, DOCUMENTO, PARLAMENTO, INFORMAÇÕES, ELEIÇÕES, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, DENUNCIA, FRAUDE, VITORIA, ELEIÇÃO, NICOLAS MADURO, CARGO ELETIVO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente, muito obrigado.

    É só para aqui sequenciar a fala muito apropriada da Senadora Tereza Cristina sobre o momento muito emblemático que foi protagonizado agora há pouco, ali na Presidência do Senado, onde Senadores da República de diversos partidos, assim, altamente eclético, independente de posição político-partidária, ideológica, junto com o Sr. Gustavo Silva, que é um enviado da María Corina Machado, que esteve no Senado Federal, de forma virtual, no ano passado... O Senador Sergio Moro foi o autor do requerimento – eu participei daquela audiência.

    O povo venezuelano, nossos irmãos, está vivendo uma tragédia humanitária porque está sob uma ditadura sanguinária. E das eleições que nós tivemos lá agora foram apresentadas as atas aqui, sobre o que o Presidente Lula tanto perguntava. As atas estão aqui nas mãos do Gustavo Silva, da eleição da Venezuela. Ficou muito claro que o vencedor foi o Presidente González. Tem 85% dos votos computados nas atas e dão 67% para o González. Se pegarmos os outros 15% que não estão computados, não se consegue chegar ao Nicolás Maduro, que está com 30%. Então, nós acreditamos que esse documento é importante para que o Governo do Brasil, que sempre teve uma condução pacífica, de imparcialidade, mas de muita verdade, possa, neste momento, fazer justiça ao sofrimento do povo venezuelano e não reconhecer...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... o resultado, muito pelo contrário, colocando o Presidente González como o Presidente eleito da Venezuela. Deixo claro também, Presidente, que está aqui o relatório e que o entregaremos para o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Deixo claro que a embaixada lá da Argentina, que está hoje sob a tutela do Brasil... O Brasil, de forma correta, a abraçou, tem venezuelanos lá dentro. Eu não sei se o senhor acompanhou: homens encapuzados rondando o tempo todo a embaixada. O pessoal teve que ir embora, o Nicolás Maduro os expulsou e o Brasil acolheu aquelas pessoas. Nós estamos vivendo um problema gravíssimo, porque há até sinal de bloqueador, pelas informações que se tem, para as pessoas não comunicarem o drama que estão passando lá em Caracas, na Venezuela.

    Então, que o bem, a verdade e a justiça prevaleçam...

(Interrupção do som.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2024 - Página 77