Pronunciamento de Cleitinho em 12/12/2024
Pela ordem durante a 181ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Solicitação de apoio aos Senadores para que intercedam junto ao Ministério da Saúde em favor da disponibilização do tratamento DDAVP para diabetes insipidas, uma doença rara e crônica.
- Autor
- Cleitinho (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/MG)
- Nome completo: Cleiton Gontijo de Azevedo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Governo Federal,
Saúde Pública:
- Solicitação de apoio aos Senadores para que intercedam junto ao Ministério da Saúde em favor da disponibilização do tratamento DDAVP para diabetes insipidas, uma doença rara e crônica.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/12/2024 - Página 144
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
- Política Social > Saúde > Saúde Pública
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, APOIO, BANCADA, SENADOR, INTERVENÇÃO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), OBJETIVO, DISPONIBILIDADE, TRATAMENTO, DOENÇA RARA, DOENÇA CRONICA, DIABETES.
O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu quero aqui a atenção de todos os Senadores, dos 80 Senadores, porque eu acredito que os Senadores devem ter parentes que têm diabetes ou têm um amigo. E eu recebi esse texto aqui, que já encaminhei para o Ministério da Saúde, mas eu quero aqui falar para toda a população brasileira e pedir a todos os Senadores também que encaminhem para o Ministério da Saúde.
O texto é o seguinte: "Pacientes com diabetes insipidus, uma doença rara, crônica, estão pedindo socorro. O único tratamento para a doença é o DDAVP, que deveria ser fornecido regularmente pelas farmácias de alto custo, mas infelizmente está em falta. Peço a ajuda de todos para compartilhar e que o Ministério da Saúde resolva o problema o mais rápido possível de desabastecimento antes que comecem os óbitos".
Então, peço a atenção aqui de todos os Senadores: que possam abraçar essa causa junto comigo aqui e encaminhar para o Ministério da Saúde, Presidente, às vezes até em nome da Casa, do Senado, para que o Ministério da Saúde possa tomar as devidas providências, senão vai ter mortes aqui.
Muito obrigado.