Pela ordem durante a 181ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Defesa de anistia para o Deputado Daniel Silveira, preso por decisão do Ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Defesa de anistia para o Deputado Daniel Silveira, preso por decisão do Ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2024 - Página 156
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • DEFESA, ANISTIA, DEPUTADO FEDERAL, DANIEL SILVEIRA, PRESO, DECISÃO JUDICIAL, MINISTRO, ALEXANDRE DE MORAES, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Se o senhor me permitir, com 30% do tempo dele... Ele falou dez, dê-me três, que eu concluo aqui em três.

    O SR. PRESIDENTE (Irajá. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - TO. Fora do microfone.) – Um minuto. (Risos.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Não, é só para complementar o que o Senador Magno Malta está falando, num momento em que esta Casa precisa se levantar, sabe? E a população brasileira, de forma respeitosa, firme, deve cobrar os seus representantes, porque ainda dá tempo dentro do bicentenário.

    Foram meses esperando uma visita, a autorização de uma visita ao Daniel Silveira, e eu até discordo das palavras, da maneira, da forma como ele criticou os Ministros do Supremo, mas, pelo art. 53, é muito claro. E o cara está preso, é um preso político, é o primeiro da série de presos políticos no Brasil.

    E, Senador Irajá, se o senhor me der mais um minuto, enquanto o senhor conclui, eu já lhe agradeço.

    O SR. PRESIDENTE (Irajá. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - TO) – Mais um minuto, Senador Girão.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Veja bem, só tem uma maneira de pacificar...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... o país. Todo mundo enche a boca, Senador Magno Malta, para dizer que precisamos pacificar, e ninguém faz nada, não faz movimento, é só falácia.

    Sequestradores de embaixador, de avião, assaltantes de banco foram anistiados neste país; agora, pessoas que não tiveram direito à defesa, ao contraditório, pessoas que estavam portando, sim – a gente estava na CPI e viu –, uma Bíblia, uma bandeira do Brasil, que nem sequer entraram, estão sendo condenadas, execradas, fugindo do Brasil. Isso é injustiça, e a gente não pode aceitar isso.

    Essa anistia é importante para que o Brasil consiga a pacificação, e esta nação faça isso – é claro que com o processo democrático restabelecido, porque hoje nós temos uma ditadura da toga vigente no país.

    Deus abençoe a nossa nação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2024 - Página 156