Pela ordem durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas a manifestações e discursos de ódio realizadas por Parlamentares.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agentes Políticos:
  • Críticas a manifestações e discursos de ódio realizadas por Parlamentares.
Publicação
Publicação no DSF de 10/04/2025 - Página 23
Assunto
Administração Pública > Agentes Públicos > Agentes Políticos
Indexação
  • CRITICA, MANIFESTAÇÃO, DISCURSO DE ODIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, CAMARA DOS DEPUTADOS, SENADO.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Obrigado, querido e histórico Presidente Davi Alcolumbre.

    Não é hora de brincar. Eu estava falando agora com o meu amigo Flávio Bolsonaro e com o Senador Esperidião Amin que nós estamos chegando a momentos no país em que – eu juro por Deus! – eu tenho dificuldades, às vezes, até para dormir, com o que eu vejo, com o que eu leio, com o que eu ouço.

    Quando o ex-Presidente Jair Bolsonaro foi condenado réu, uma jornalista aqui de Brasília me telefonou e perguntou se eu estava com outros Parlamentares – eram 9h30 da noite – comemorando a condenação do ex-Presidente Bolsonaro. Falei: "Eu gostaria que você me respeitasse. Eu não tenho nada que comemorar; pelo contrário: eu gosto dele, ele sempre me tratou muitíssimo bem, consegui todos os recursos que eu quis no Governo dele. Portanto, como é que eu vou comemorar a condenação de uma pessoa de quem eu gosto e contra quem não tenho nada?", e é exatamente isso que eu penso. Aí, de repente, eu leio, numa Folha de S.Paulo, jornal em que eu tive a honra de trabalhar e ser colunista, um jornalista com um título de que ele desejava a morte de Jair Bolsonaro.

    E agora, Omar Aziz, não sei se você viu... Eu acabei de chegar da RedeTV e eu vi um vídeo de um Deputado do Espírito Santo – graças a Deus eu não guardei o nome dele –, que falou, simplesmente, lá no Plenário da Câmara, que, no dia em que o Lula morrer, ele vai comemorar; que, no dia em que o Lula tiver um AVC, ele vai comemorar.

    Aí eu pergunto: esse tipo de Parlamentar não merece punição, não? A nossa classe política vai continuar aceitando isso?


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/04/2025 - Página 23