Presidência durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Abertura de Sessão Solene destinada a homenagear o centenário de nascimento do empresário Edson Queiroz.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Abertura de Sessão Solene destinada a homenagear o centenário de nascimento do empresário Edson Queiroz.
Publicação
Publicação no DCN de 10/04/2025 - Página 8
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO SOLENE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, CENTENARIO, EMPRESARIO, EDSON QUEIROZ.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. NOVO - CE) - Sob a proteção de Deus, declaro aberta a Sessão Solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o centenário de nascimento do empresário Edson Queiroz.

    A presente sessão foi convocada pelo Presidente do Congresso Nacional, Senador Davi Alcolumbre, em atendimento ao Requerimento do Congresso Nacional nº 6, de 2025, de minha autoria e da Deputada Federal Fernanda Pessoa.

    Compõem a Mesa desta sessão solene, juntamente com esta Presidência, a Sra. Deputada Federal Fernanda Pessoa, requerente desta sessão — faço um importante parêntese para dizer que ela foi a pioneira, lá atrás, teve essa brilhante iniciativa; o Sr. Ministro de Estado da Educação, Camilo Sobreira de Santana; o Exmo. Sr. Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; o Sr. Ministro do Superior Tribunal de Justiça Teodoro Silva Santos; o Sr. Reitor da Universidade de Fortaleza — Unifor, Randal Martins Pompeu, da Fundação Edson Queiroz; o Sr. Presidente do Tribunal Regional Estadual do Ceará, Desembargador Raimundo Nonato Silva; a Sra. Lenise Queiroz Rocha, Presidente da Fundação Edson Queiroz.

    Eu quero registrar a presença ilustre do Senador Cid Gomes nesta sessão histórica, também a do nosso eterno Prefeito lá de Maracanaú, que já foi Deputado Federal, Roberto Pessoa.

    Convido a todos para, em posição de respeito, entoarmos o Hino Nacional brasileiro, interpretado pelo Coral do Senado Federal, sob a regência do maestro Eldom Soares, acompanhado pela pianista Duly Mittelstedt.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. NOVO - CE) - Registro a presença do Deputado Mauro Benevides Filho e do Deputado Domingos Neto aqui conosco.

    Daqui a pouco vou ler, graças ao trabalho sempre competente da Secretaria-Geral da Mesa, os nomes das autoridades e das pessoas que vieram prestigiar este evento.

    Eu fico muito feliz de presidir esta sessão e agradeço muito à Deputada Fernanda Pessoa. Quero estender o agradecimento ao Senador Eduardo Gomes, que permitiu que fizéssemos uma convergência, porque haveria uma sessão na Câmara dos Deputados e uma sessão no Senado. Conseguimos chegar ao entendimento de fazer uma sessão conjunta, o que não é muito comum em sessões solenes, nos 200 anos do Senado Federal. Mas Edson Queiroz é tão especial, é tão caro para o povo cearense e para o povo brasileiro, que o Senador Eduardo Gomes entendeu e resolveu, em um dia que não é também muito comum, uma quarta-feira, que chamamos de horário nobre do Congresso Nacional, fazer esta sessão.

    Então, eu quero agradecer a presença de todos aqui.

    Nós vamos rememorar e conhecer Edson Queiroz, com a presença da família, que veio de Fortaleza. Daqui a pouco, também vamos citar os membros da família, um por um.

    Neste momento, convido a todos para que assistamos juntos ao vídeo institucional preparado com muito carinho pela Fundação Edson Queiroz.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. NOVO - CE) - Eu quero registrar a presença do representante do Ministério dos Diretos Humanos e da Cidadania, Sr. Renan Fabian Lisboa, da Coordenação-Geral de Direitos Humanos e Empresas; da Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Sra. Fernanda Mara de Oliveira Pacobahyba; do Vice-Prefeito do Município de Maracanaú, do Estado do Ceará, Sr. Gerson Cecchini; do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Sr. Ricardo Cavalcante; e também do Conselheiro da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, Sr. Fernando Torres.

    Daqui a pouco, registraremos a presença de outras autoridades, pessoas que estão vindo participar deste momento emblemático.

    Registramos também a presença dos oficiais do Curso Superior de Defesa da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa, participantes do programa Visite o Congresso.

    Esta sessão está sendo transmitida pela TV Senado, ao vivo, e pelas redes da Casa. Nós Senadores ficamos muito felizes, pois temos visto cada vez mais visitas ao Congresso Nacional. Para quem quiser visitar o Congresso Nacional, basta acessar o site www.congressonacional.leg.br/visite. A visitação pode ser realizada em dias úteis, exceto terças e quartas, e nos finais de semana, das 9 horas às 17 horas.

    Eu iria fazer o meu discurso agora, mas vou fazer uma inversão da ordem. O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Sr. Desembargador Raimundo Nonato Silva, vai fazer uso da palavra agora. O Ministro Camilo Santana também vai precisar sair daqui a pouco, então nós vamos ouvi-los primeiro. Depois, daremos sequência.

    Antes eu peço a atenção por um minutinho.

    Assistiremos agora à apresentação das obras Ave Maria, de Heitor Villa-Lobos, e Se todos fossem iguais a você, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, interpretados pelo belíssimo coral do Senado Federal, sob a regência do maestro Eldom Soares e acompanhado pela pianista Duly Mittelstedt.

(São entoadas as músicas Ave Maria e Se todos fossem iguais a você.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. NOVO - CE) - Muitíssimo obrigado!

    Agradeço ao Coral do Senado, sempre presente em momentos importantes da nossa Casa. Hoje é um dia muito especial.

    Agradeço a presença da família que veio: Dra. Renata Jereissati, esposa de um grande Senador que faz muita falta na Casa Revisora da República, acompanhada pela Nathalia, sua filha, neta de Edson Queiroz, e pela Sofia — sabedoria —, bisneta de Edson Queiroz.

    Sejam muito bem-vindas!

    Cumprimento também a Paula, que veio nos prestigiar; o Silvio; o Otávio Neto e a Adriana, esposa do Otávio.

    Sejam muito bem-vindos à nossa Casa!

    Cumprimento também o Valdetário Monteiro. Muito obrigado pela sua presença.

    Deputado Danilo Forte, seja muito bem-vindo!

    Cumprimento o Ésio de Souza, Vice-Prefeito de Pacatuba, e o Prefeito de Potengi, o Salviano. Sejam muito bem-vindos também!

    Concedo a palavra, por 5 minutos, ao Sr. Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, o Desembargador Raimundo Nonato, que vai ocupar uma das tribunas.

    Enquanto ele se dirige à tribuna, quero dizer que era um homem à frente do seu tempo Edson Queiroz, um visionário que merece todas as homenagens. É dia 12 de abril seu centenário, e hoje prestamos aqui no Congresso Nacional esta homenagem, com muita emoção.

    Desembargador, muito obrigado pela sua presença. Seja muito bem-vindo à Casa Revisora da República!


Este texto não substitui o publicado no DCN de 10/04/2025 - Página 8