Discurso proferido da Presidência durante a 53ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear o Grupo Energisa pelos 120 anos de atividade de energia elétrica no Brasil. Destaque para o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e seu importante papel no desenvolvimento econômico do Brasil.

Autor
Professora Dorinha Seabra (UNIÃO - União Brasil/TO)
Nome completo: Maria Auxiliadora Seabra Rezende
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência
Resumo por assunto
Energia, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a homenagear o Grupo Energisa pelos 120 anos de atividade de energia elétrica no Brasil. Destaque para o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e seu importante papel no desenvolvimento econômico do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 15
Assuntos
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, GRUPO, EMPRESA, ATIVIDADE, ENERGIA ELETRICA, COMENTARIO, COMPROMISSO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, SUSTENTABILIDADE, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

    A SRA. PRESIDENTE (Professora Dorinha Seabra. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - TO. Para discursar - Presidente.) – Sras. Senadoras e Srs. Senadores, demonstrando um profundo respeito e senso de oportunidade, o Senado Federal se reúne para homenagear uma das mais belas e inspiradoras trajetórias empresariais do país. Marcada pela ética, pelo trabalho duro e pela fé inabalável no Brasil, a história da Energisa merece ser detalhadamente contada e solenemente enaltecida.

    Tudo começa em 1905, em Cataguases, Minas Gerais, com a criação da empresa Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, iniciativa cuja missão era a de introduzir e disseminar por toda a região uma tecnologia disruptiva para a época: a energia elétrica.

    Em 1908, a empresa inaugurou a usina Maurício, passando a prover energia para residências, fábricas e fazendas cafeicultoras de várias localidades da Zona da Mata mineira antes mesmo de a novidade estar disponível na capital do estado.

    A empresa já nasceu sob o signo da inovação e com uma invulgar capacidade de impactar positivamente as comunidades em que atua. Essa vocação ao pioneirismo, diga-se de passagem, também fica patente quando lembramos que ela foi a terceira sociedade anônima brasileira a obter registro na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Quão visionários eram aqueles empreendedores? Os primeiros passos já davam boas pistas, mas foi o tempo que se encarregou de trazer a resposta definitiva.

    Nos primeiros anos, a Cataguazes tratou de fortalecer a sua atuação no segmento de geração e distribuição de energia elétrica, valendo-se, inclusive, da aquisição de outras empresas. Ao longo das décadas subsequentes, o grupo adquiriu musculatura e se estabeleceu como um dos mais relevantes atores na produção de energia, uma sólida e contínua expansão que ganhou ainda mais tração e velocidade a partir do processo de privatização do setor elétrico brasileiro, iniciado nos anos 90. Naquele momento, o grupo ampliou sua atuação para outras unidades da Federação.

    Com a introdução de suas vanguardistas técnicas de gestão e com o maciço e incessante investimento em melhorias operacionais que elas propiciavam, as empresas do grupo logo se transformaram em uma referência para governos, mercado e para os consumidores.

    Em um movimento de permanente retroalimentação, os investimentos feitos redundavam em crescimento do grupo. E os ganhos auferidos com esse crescimento facultavam o acesso a novos meios e modos de operação. A resultante dessa equação é a primorosa e responsável prestação de serviços executada pelos muitos braços que aqui e agora vimos reverenciar.

    Em 2008, as empresas do conglomerado foram agrupadas sob o guarda-chuva de uma nova e poderosa marca, Energisa. Hoje, o grupo atua em cinco regiões do país, levando o seu padrão de qualidade a lugares tão diversos quanto São Paulo, Pernambuco e ao meu Estado do Tocantins.

    Permita-me fazer uma menção especial à equipe que serve os tocantinenses. Seu comprometimento é voz corrente entre a nossa gente e também junto a quem compete acompanhar e avaliar o serviço prestado à sociedade. Prova disso é a recente premiação da filial tocantinense como a melhor distribuidora da Região Norte. O prêmio outorgado pela Aneel ficou com a Energisa Tocantins pelo terceiro ano consecutivo. Quero crer que esse tipo de reconhecimento seja por si só um atestado da proficiência e do denodo aplicados pela empresa em favor dos meus conterrâneos.

    Sabendo ainda que outra filial da empresa, a da Paraíba – aqui quero fazer referência ao meu Líder, Senador Efraim Filho –, conquistou o primeiro lugar nacional no mesmo processo avaliativo, constatamos que o pacto com a excelência é um valor introjetado na cultura da Energisa.

    Meus senhores e minhas senhoras, passados 120 anos, aquele pequeno embrião implantado no interior de Minas Gerais se transformou em um grande potentado. Contando com mais de 16 mil colaboradores e atuando em estados que cobrem 97% do território nacional, alcançando mais de 20 milhões de pessoas, a Energisa hoje é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil. É o maior grupo do setor com capital 100% nacional. São números que refletem o pioneirismo e o compromisso inarredável com o desenvolvimento regional, de uma genuína consciência socioambiental. São dados que refletem uma postura.

    Vejam que a empresa surge em um país que ainda engatinhava em um processo de industrialização. Àquela altura, a energia elétrica era um luxo disponível em poucas cidades e acessível apenas aos mais abastados. De lá para cá, a instituição, enquanto panorama nacional, mudou de maneira rápida e profundamente. Mais do que isso, sem receio de soar exagerado, afirmo que o Grupo Energisa foi e segue sendo um dos principais artífices do processo que fez da nossa economia uma das maiores do planeta. A meu sentir, a tecnologia e a sustentabilidade formam o binômio que sintetiza e explicita essa disposição natural.

    No que tange às técnicas e métodos, por exemplo, já se convencionou dizer que a empresa age como uma verdadeira startup. Não por acaso, a Energisa foi uma das primeiras a investir em energia renovável com projetos de pequenas centrais hidrelétricas e unidades de geração fotovoltaica e de biomassa. Além disso, destacou-se na digitalização dos serviços, instalação de redes inteligentes e soluções mais eficazes.

    A lista de iniciativas nesse campo é uma das mais vastas e os compromissos da Energisa são tão diversos e relevantes quanto reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

    Por fim, através da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e do Instituto Energisa, a companhia apoia diferentes projetos culturais, preservando tradições e valorizando identidades regionais.

    Como se vê, estamos falando de uma empresa que cresce observando anseios e aspirações de todos que a rodeiam – todos, inclusive aqueles que ainda nem nasceram –, se preocupando com o meio ambiente. Por isso, ela é tão admirada, mas não só por isso, também pela qualidade dos serviços prestados.

    Hoje jogamos luzes em uma trajetória que tirou milhões de brasileiros da escuridão e que alumia o futuro de tantos outros filhos deste país continente. Restou claro que a Energisa tem um senso de missão e de propósito, quer crescer e quer fazer isso junto com o Brasil. Por isso, tenho certeza de que ela fornecerá energia ao país, ao mesmo tempo garantindo equilíbrio, unidade e redução das desigualdades.

    Em pleno século XXI, a nação ainda tem milhões de filhos na literal escuridão. Precisamos iluminar essas existências, e isso a Energisa sabe fazer. No limiar da maior revolução tecnológica da história, necessitamos aumentar a quantidade e a confiabilidade da energia gerada no Brasil. Isso a Energisa prova que sabe fazer há mais de 120 anos.

    Parabéns a tantos quantos tornaram possível essa inspiradora jornada!

    Gostaria de cumprimentar todos os trabalhadores que materializam esse compromisso da Energisa em nosso país. Gostaria de cumprimentar o Sr. Ivan Müller Botelho, Presidente de Honra do Conselho de Administração, cuja história e compromisso familiar mostram a dimensão da Energisa no Brasil. (Palmas.)

    Gostaria de cumprimentar o Sr. Ricardo Botelho, CEO da empresa, e, de igual forma, cumprimentá-lo pelo trabalho.

    Gostaria de agradecer as presenças dos Senadores que já estiveram aqui e que também nos prestigiam, além do meu Líder Efraim Filho. Gostaria de cumprimentar o Senador Nelsinho Trad, Senador Izalci Lucas, Senadora Jussara Lima, que também estiveram aqui nesta sessão.

    Gostaria de cumprimentar os Deputados Federais Aliel Machado, Gervásio Maia, Carlos Gaguim, Fernando Coelho Filho, Damião Feliciano, Ricardo Ayres e o Senador Jayme, nosso querido companheiro do União Brasil, nosso decano. Gostaria de cumprimentar e me dizer muito honrada com a presença do Deputado Toinho Andrade, do Tocantins, que maciçamente está aqui representado pela nossa bancada. Gostaria de cumprimentar Alessandro Brum, Presidente da Energisa no meu estado, Tocantins; e Alan Kardec Moreira, Diretor Institucional da Energisa no Estado do Tocantins. Gostaria de cumprimentar os Deputados Estaduais do Acre que estão aqui presentes: Nicolau Junior, que é Presidente da Assembleia; Pedro Longo; Edvaldo Magalhães; e Luiz Gonzaga. Gostaria de cumprimentar Fernanda Matos, Diretora de Relações Institucionais do Grupo Energisa, representando a nós mulheres – muito obrigada.

    Gostaria de agradecer de uma maneira muito especial ao nosso Presidente Hugo Motta, que nos deu a honra e o orgulho de, nesta sessão tão importante... Nós temos um grande respeito pela sua condução à frente da Câmara dos Deputados, comprometido, tranquilo e disposto à construção. Muito obrigada pela sua presença. (Palmas.)

    Cumprimento o Deputado Da Vitoria, coordenador da bancada.

    Cumprimento o senhor e também de igual forma agradeço a atenção do Ministro José Múcio, Ministro da Defesa.

    Agradeço a presença do Sr. Presidente da OAB Tocantins, Gedeon Pitaluga. Agradeço também a sua presença.

    Eu gostaria de solicitar a exibição de um vídeo institucional.

(Procede-se à exibição de vídeo.)

    A SRA. PRESIDENTE (Professora Dorinha Seabra. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - TO) – Senhoras e senhores representantes, agradecemos a presença da diplomacia dos seguintes países: Cuba, Paraguai e Rússia.

    Agradeço também a presença do Sr. Carlos Manzini, Secretário de Representação do Estado do Tocantins – muito obrigada também –, que traz aqui o abraço do nosso Governador Wanderlei Barbosa.

    Eu concedo a palavra ao nosso Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Hugo Motta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2025 - Página 15