Pela ordem durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exa. na audiência pública com a Ministra Marina Silva, destacando sua postura incomum e reação às críticas referentes à BR-319 e às políticas ambientais na Amazônia. Defesa da necessidade de indicação de liderança mais alinhada às aspirações da população amazônica.

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Desenvolvimento Sustentável, Licenciamento Ambiental, Transporte Terrestre:
  • Registro da participação de S. Exa. na audiência pública com a Ministra Marina Silva, destacando sua postura incomum e reação às críticas referentes à BR-319 e às políticas ambientais na Amazônia. Defesa da necessidade de indicação de liderança mais alinhada às aspirações da população amazônica.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 70
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Meio Ambiente > Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente > Licenciamento Ambiental
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA PUBLICA, Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), SENADO, CRITICA, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, REFERENCIA, POSIÇÃO, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), POLITICA, AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.
  • DEFESA, INDICAÇÃO, OCUPAÇÃO, CARGO PUBLICO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, MELHORIA, ADAPTAÇÃO, NECESSIDADE, REGIÃO AMAZONICA.

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR. Pela ordem.) – Presidente Davi, Senadores, Senadoras, todos que nos assistem, eu assisti à grande parte da reunião em que foi ouvida a Ministra Marina Silva. E uma coisa que me chamou muita atenção, Presidente, hoje é que a Ministra Marina, habitualmente, é uma pessoa mais calma. Já tive participação na CPI das ONGs, em que ela foi ouvida também, e ela teve um comportamento diferente. Hoje eu não sei se por que ela ouviu, na minha opinião, muitas verdades que não gostaria de ouvir...

    Aliás, ouvi uma colocação lá do nosso Senador Omar Aziz, quando ele falou sobre a questão da nossa BR-319, uma BR fundamental para integração da nossa região ao país, que, por conta de políticas ambientalistas anacrônicas, foi fadada à destruição. Eu, quando era mais jovem, inclusive, na década de 70, consegui ir de Manaus a Porto Velho através dessa estrada, que estava asfaltada. E, por conta dessa cultura ambientalista que atrasa muito o nosso desenvolvimento, essa estrada se acabou. E o Senador Omar Aziz, que está aqui presente, fez uma colocação muito pertinente. Ele colocou que, a partir daquela estrada, que não estava transitável na época do inverno na covid-19, muitas pessoas morreram, mais de 15 mil pessoas morreram por conta de falta de oxigênio, morreram sem poder respirar. E isso, Senador Omar, atinge a todos nós – atinge a todos nós! A Ministra Marina se sensibiliza pela morte de seis pessoas, e a gente se sensibiliza pela morte de uma pessoa, mas também se sensibilizou muito mais quando uma legião de amazonenses morreram, pereceram por falta absoluta de estrutura para fazer com que eles respirassem, simplesmente respirassem. E eu acho que a Ministra não gostou de ouvir.

    Estou convencido... E eu já disse a ela, durante a nossa CPI das ONGs, que V. Exa., Senador Plínio, presidiu com tanta competência, que eu considerava a gestão dela um atraso para nossa região. E é realmente um atraso para a nossa região.

    Nós aqui, semana passada, demos de presente para o Governo uma lei que otimiza o licenciamento ambiental no nosso país, uma lei moderna que ajuda o Governo a se modernizar na questão das nossas obras de infraestrutura, nos lugares mais longínquos deste país, tão necessitados de todas essas políticas que nos...

(Soa a campainha.)

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – ... pareiem, no nosso desenvolvimento, com o resto da nação.

    Veja bem, acabamos de dar esse presente ao país, mas nós temos, no Ministério do Meio Ambiente do nosso país, alguém que trabalha contra o Governo, e eu acho que aquilo que aconteceu hoje e que vem acontecendo, inclusive, Senadores da base do Governo, como o Senador Omar e outros com quem a gente conversa... Eu tenho a sensação de que passou da hora de a gente colocar alguém mais moderno para encarar os desafios ambientais do nosso país, porque a Ministra há muito tempo não vai à nossa região. Tem muito tempo que ela não sabe o que é a realidade de Roraima, Presidente. Há muito tempo, ela não sabe o que nós passamos durante...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – ... da nossa energia.

    Ela não sabe como é difícil a gente fazer com que roraimenses subsistam com 33 reservas demarcadas, só com 8% do nosso território viável para exploração de agronegócio e agricultura familiar no nosso estado, meu querido Presidente.

    Então, eu queria aqui dizer que, realmente, aquilo foi uma manifestação mais exacerbada, Presidente. Eu não vi falta de respeito, não; eu vi uma exacerbação de um diálogo que começou a ficar mais exaltado. Principalmente, também, a gente não pode negar, é só ver nas imagens: a Ministra não estava no comportamento habitual dela, ela estava muito agressiva, ela não deixava ninguém falar, não respeitava a fala dos Senadores e é por isso que eu acho que aquilo desencadeou todo esse problema que nós estamos discutindo aqui.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – Só para encerrar, Presidente, eu acho que o Governo está perdendo a oportunidade de colocar naquele Ministério alguém mais sintonizado com as aspirações do nosso povo amazônico.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2025 - Página 70