Pronunciamento de Eduardo Girão em 25/06/2025
Pela ordem durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 451, de 2025, que "Requer urgência para o Projeto de Lei Complementar nº 177/2023, nos termos do art. 336, III, e 338,III, do Regimento Interno do Senado Federal."
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Poder Legislativo:
- Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 451, de 2025, que "Requer urgência para o Projeto de Lei Complementar nº 177/2023, nos termos do art. 336, III, e 338,III, do Regimento Interno do Senado Federal."
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/06/2025 - Página 56
- Assunto
- Organização do Estado > Poder Legislativo
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), CRIAÇÃO, LEI COMPLEMENTAR, FIXAÇÃO, QUANTITATIVO, DEPUTADO FEDERAL, AMBITO, CAMARA DOS DEPUTADOS, ACRESCIMO, MEMBROS, NORMAS, DISTRIBUIÇÃO, VAGA, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), GARANTIA, PROPORCIONALIDADE, POPULAÇÃO, CENSO DEMOGRAFICO, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), DADOS, AUDITORIA, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), METODOLOGIA, REVISÃO.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Até porque esse é um assunto, discordo do meu xará aqui, que não foi debatido exaustivamente nesta Casa durante as duas últimas semanas. Muito pelo contrário, nós não tivemos absolutamente nenhuma discussão, porque não passou por Comissão nenhuma; está vindo para o Plenário diretamente.
Então, Sr. Presidente, é muito importante. Os dados que eu trouxe aqui para rebater, com todo o respeito, o meu estado vizinho, o colega do estado vizinho, que é do Piauí, o Senador Marcelo Castro, eu trouxe dados importantes que eu gostaria que meus colegas que estão remotamente e também presencialmente pudessem ouvir para que a gente vá deliberar.
Esse é um assunto importante para a sociedade brasileira, o aumento do número de Deputados do Brasil, e seria importante que a gente ouvisse esses cinco Senadores. São apenas cinco. Você vê que o debate está prejudicado. Muitas vezes, o áudio não funciona, porque é remoto, o que, no meu modo de ver, é um grande equívoco. Então, que a gente ouça apenas esses cinco Senadores que se inscreveram para debater uma matéria que vai ter tanto impacto no bolso do povo brasileiro.