Pronunciamento de Eduardo Girão em 01/07/2025
Fala da Presidência durante a 71ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
Abertura de Sessão Especial destinada à entrega da Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Assistência Social,
Homenagem,
Religião:
- Abertura de Sessão Especial destinada à entrega da Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/07/2025 - Página 14
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Assistência Social
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Religião
- Indexação
-
- ABERTURA, SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, ENTREGA, Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, ASSISTENCIA SOCIAL.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Fala da Presidência.) – Paz e bem a todos vocês.
Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
Esta sessão destina-se à entrega da Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier, premiação instituída pela Resolução do Senado Federal nº 19, de 2020, e destinada a agraciar pessoas ou instituições que desenvolvam, no Brasil, ações e atividades relacionadas à caridade e à filantropia.
É uma iniciativa pela qual eu tenho o dever de agradecer ao Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, agradecer a sempre atenciosa Secretaria-Geral da Mesa, a toda a equipe que coordena as premiações aqui, porque nós temos outras iniciativas no Senado pela cultura da paz, como, por exemplo, a comenda da Irmã Dulce, também instituída.
E eu quero dizer que eu fico muito feliz, porque esse é um momento histórico desta Casa. A gente vai, não é? Nós temos o nosso prazo, o tempo aqui na Terra, para aprendermos a amar, a perdoar, a ajudar, mas a gente vai ter o tempo de partir para o outro mundo. E eu quero dizer para vocês que essa comenda vai ficar. E isso é muito importante. É uma iniciativa que é abraçada pelo Senado Federal, que tem 200 anos – mais de 200 anos. A gente teve o ano do bicentenário no ano passado.
Então, eu fico, assim, extremamente grato ao Senador Veneziano – muito obrigado, o senhor é sempre um apoiador dessas iniciativas pela cultura da paz –; à Senadora Damares aqui presente também; à Senadora Zenaide Maia, que está chegando daqui a pouco; e a todos os outros Senadores que, por unanimidade, votaram em reconhecimento ao humanista, à mensagem desse grande pacifista que foi Chico Xavier, O Mineiro do Século. Segundo uma ampla campanha que fez a TV Globo, numa votação extraordinária, ele foi considerado O Mineiro do Século. Também, no mesmo período do centenário dele, a revista Época fez uma campanha e ele foi considerado o brasileiro do século. Então, transcende a questão religiosa, é realmente um homem caridoso que inspirou as pessoas a fazerem o bem.
E nós temos aqui hoje cinco entidades e pessoas que foram votadas pelos Senadores Líderes desta Casa, e elas vão receber, serão agraciadas com a Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier na sua primeira edição. Essa é a primeira edição que a gente está realizando isso. Que instituições são essas? Que pessoas especiais são essas?
Então, nós vamos reconhecer aqui hoje o trabalho humanitário feito por: Instituto do Carinho, do Distrito Federal; Casa da Criança Dr. João Moura, da Paraíba; Mércia Maria Almeida de Carvalho, in memoriam, lá do Estado do Rio Grande do Norte; associação Lar Amigos de Jesus, do Ceará. E também, como é de costume, alguém vai receber, alguém ligado à família, porque nós temos aqui duas pessoas muito especiais que tiveram a oportunidade de conviver com o Chico Xavier... Eu, apesar de ter, Senador, meu amigo Veneziano, ajudado a produzir dois filmes sobre Chico Xavier, muito material gráfico e tudo, não tive essa benção de conhecê-lo pessoalmente.
Ontem, foi o aniversário da partida dele, dia 30 de junho. Quando o Brasil estava conquistando o pentacampeonato em 2002, ele partiu, à francesa – ele tinha avisado que ia partir em um dia em que o Brasil estivesse muito feliz para ninguém notar. O Brasil, comemorando; ele, fazendo a partida; e a minha filha nasceu no momento em que ele estava falecendo. Então, para mim tem uma marca muito forte nisso. É aquela minha filha cujo caso eu lhe contei e que, inclusive, me inspirou a entrar na política.
Chico Xavier vai ser agraciado também, o autor que inspirou essa iniciativa, e nós vamos aqui ter duas pessoas que vão receber... Daqui a pouco, eu conto quem são e falo um pouco da história dessas pessoas.
Então, compõem a mesa desta sessão o Senador Veneziano Vital do Rêgo, que é da Paraíba, meu amigo, meu irmão, homem de boas causas; e a Senadora Zenaide Maia, também uma grande Senadora, que está chegando já, já aqui para compor a mesa.
Nós vamos agora, nesse momento, convidar a todos para, em posição de respeito, acompanharmos juntos o Hino Nacional brasileiro, que será executado pelo dueto da Banda de Música dos Bombeiros do Distrito Federal, composto pelo Subtenente Samuel e pelo Sargento Frank.
Muito obrigado pela presença de vocês.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muito obrigado mais uma vez aqui ao dueto da Banda de Música dos Bombeiros do Distrito Federal, composto pelo Subtenente Samuel e pelo Sargento Frank. Muito obrigado. Parabéns aí pelo talento e por colaborar neste momento histórico nosso aqui.
Então, neste instante, eu solicito à Secretaria-Geral da Mesa a exibição de um vídeo institucional.
(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Olhe, nós vamos aqui dar sequência, já – é uma sessão que tem as suas peculiaridades, bem objetiva –, e nós vamos seguir aqui com relação à entrega da comenda e o pronunciamento dos agraciados.
Então, cada um aqui que for homenageado com o prêmio vai poder falar por cinco minutos, com a tolerância aqui da Casa, mas, antes, eu gostaria, até por gratidão, por terem aprovado por unanimidade esse prêmio, por participarem ativamente – nós temos aqui a Senadora Damares presente, o Senador Veneziano Vital do Rêgo –, de inicialmente conceder a palavra à minha querida irmã Senadora Damares Alves, do Distrito Federal. (Palmas.)