Pela ordem durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Weverton elogia a fala de Davi Alcolumbre em defesa da pacificação e do foco no trabalho legislativo. Ressalta a importância de entregas concretas à população e afirma que a soberania brasileira, na proteção do Pix inclusive, é inegociável.

Autor
Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política, Atuação do Senado Federal, Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública:
  • Weverton elogia a fala de Davi Alcolumbre em defesa da pacificação e do foco no trabalho legislativo. Ressalta a importância de entregas concretas à população e afirma que a soberania brasileira, na proteção do Pix inclusive, é inegociável.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2025 - Página 83
Assuntos
Outros > Atividade Política
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública
Indexação
  • ELOGIO, PRESIDENTE, SENADO, DAVI ALCOLUMBRE, DESTAQUE, IMPORTANCIA, EQUILIBRIO, POLARIZAÇÃO POLITICA, REFORÇO, ATUAÇÃO, PARLAMENTO, VALORIZAÇÃO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PREOCUPAÇÃO, SOBERANIA NACIONAL, DEFESA, PIX.

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - MA. Pela ordem.) – Presidente, eu quero só cumprimentá-lo. Na abertura hoje, da sessão, V. Exa. fez uma fala muito importante e prudente para o momento, e mostra que a sua experiência como Presidente, logo no início da nossa legislatura, lá atrás, veio a calhar neste momento difícil que nós estamos vivendo, mais desafiador.

    Então, quando V. Exa. chama para si e diz que é motivo não só de orgulho, mas que está convicto de que este momento é o momento de todos atravessarmos, independentemente das linhas ideológicas – dos lados, do eu contra ele, do certo contra o errado, mas estamos todos aqui, convocando esta Casa para trabalhar, porque este ano é um ano de trabalho, e deixar a questão eleitoral para o ano que vem –, V. Exa. foi muito feliz, e é isto que os brasileiros, é isso que as pessoas lá na ponta, de verdade, querem: resultado, entrega.

    As disputas ideológicas vão se dar nos palanques que estão praticamente armados, mas que não podem ser antecipados para agora. Nós temos que respeitar o calendário, e, mais do que nunca, nós temos que respeitar o povo lá na ponta, que precisa saber de verdade o que é este Congresso e o que cada um pode entregar.

    Então, eu fiquei prestando atenção ali nas suas palavras. É claro que aqui tem vários tipos de falas: mais políticas, mais ideológicas, muitas lutas fora da realidade lá na ponta. Muita gente me pergunta se eu me canso de ir na quinta-feira, por exemplo, para o meu estado, para estar lá cedo rodando o interior, voltando para cá, fazendo aqui a semana toda, mas, no final, ir para lá não é cansaço. É o momento que você se reoxigena e se lembra de que, de verdade, você tem uma agenda da qual você não pode perder o foco: quando você vai entregar um centro de imagem, um asfalto, você vai entregar uma escola pública, programas importantes onde as vidas das pessoas estão acontecendo e estão sendo impactadas. Eu sei que assim é lá no Maranhão, assim é lá no Amapá, e é em todo o Brasil.

(Soa a campainha.)

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - MA) – Hoje, por exemplo, eu pedi aqui vênia ao meu colega, o Senador Líder da Oposição, Rogerio Marinho, mas não se trata de discutir decisão de ministro do STF para proteger outro ministro do STF. No caso da decisão do Ministro Flávio Dino, eu prestei bastante atenção, mas tem uma coisa muito mais fundo nisso: nós não podemos perder nenhum tipo de atenção e, mais do que nunca, perder aqui a nossa convicção de que a soberania brasileira, quando é discutida, não é só para pessoas, é para todos, é para o nosso país como um todo e para as instituições. O Pix foi criticado já pelos outros países, aí, quando vier a decisão para acabar com o Pix aqui no Brasil, os bancos e todos vão se ajoelhar e dizer que vai ter que se acatar a decisão de outro país que não concorda com essa política monetária?

(Soa a campainha.)

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - MA) – Então, Sr. Presidente, eu quero lhe quero dizer que é preciso entender que a soberania é inegociável do nosso país. As decisões a favor das instituições e do nosso povo brasileiro precisam ser sempre respeitadas, e, obviamente, a política está aqui fazendo o seu papel, sempre no seu verdadeiro campo e no seu verdadeiro caminho.

    Então, parabéns pela sua brilhante fala no dia de hoje!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2025 - Página 83