Pela ordem durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre a Mensagem (SF) (MSF) n° 87, de 2024, que "Submete à apreciação do Senado Federal, de conformidade com o art. 52, inciso III, alínea "f", da Constituição, combinado com o art. 6º da Lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000, o nome do Senhor WADIH NEMER DAMOUS FILHO, para exercer o cargo de Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, na vaga decorrente do término do mandato de Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho em 21 de dezembro de 2024”.

Autor
Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Administração Pública Indireta, Atuação do Senado Federal:
  • Pela ordem sobre a Mensagem (SF) (MSF) n° 87, de 2024, que "Submete à apreciação do Senado Federal, de conformidade com o art. 52, inciso III, alínea "f", da Constituição, combinado com o art. 6º da Lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000, o nome do Senhor WADIH NEMER DAMOUS FILHO, para exercer o cargo de Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, na vaga decorrente do término do mandato de Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho em 21 de dezembro de 2024”.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2025 - Página 85
Assuntos
Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Indireta
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Matérias referenciadas
Indexação
  • DEFESA, MENSAGEM (MSG), INDICAÇÃO, SENADO, ESCOLHA, NOME, AUTORIDADE, CARGO PUBLICO, DIRETOR PRESIDENTE, AGENCIA NACIONAL DE SAUDE SUPLEMENTAR (ANS).

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - MA. Pela ordem.) – Presidente, apenas para fazer aqui uma justa afirmação e colocação e dar um testemunho.

    É claro que aqui nós somos uma Casa de opiniões e de posições, respeito aqui a posição do Senador Moro, e temos tido essa ótima relação aqui entre o Governo e a oposição, tentando aqui sempre superar as diferenças, mas, no caso do ex-Deputado, eu não vou falar ex-Secretário, o Damous, quero dar o testemunho aqui da sua correção como ex-Parlamentar, ex-Presidente da OAB do Rio de Janeiro, uma pessoa que sempre foi de grande diálogo lá naquela Casa.

    Eu me lembro ainda, como Líder da Minoria, ele sempre foi a pessoa para ajudar a fazer as composições, as construções junto à oposição, junto ao governo. Então, eu não sei de onde tiraram essa tese de que ele é radical, mas os Deputados, inclusive aqui hoje Senadores que são da oposição, se colocarem bastante a mão na consciência, quando nós convivemos lá na Câmara, ele foi, sim, um Deputado do diálogo, uma pessoa que sempre participou daquela relação mais moderada, Senador Omar, ali na relação moderada com a construção de soluções, mesmo num governo no momento em que era de oposição.

    Então, obviamente, a gente sabe que estamos num momento em que sempre se tem narrativas, tem-se construções, que podem acontecer até para desconstruir, mas, quando se trata de um profissional, um ex-Parlamentar, advogado, da pessoa e da estirpe que ele é, sinceramente, quero dizer que voto muito à vontade a favor dele. E um pouquinho que os colegas Parlamentares nos conhecem, sabem que nós jamais iríamos vir aqui fazer a defesa de uma pessoa se a gente não tivesse essa convivência e não soubesse de quem se tratava.

    Então, quero parabenizar aqui a indicação do Wadih...

(Soa a campainha.)

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - MA) – ... porque só o chamo de Damous, mas do Damous, e quero dizer que tenho certeza de que ele, aprovado por esta Casa, tendo aqui o apoio de V. Exas., nós teremos um grande profissional na Agência Nacional de Saúde.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2025 - Página 85