Presidência durante a 102ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da presença do Prefeito Daniel Morandi, vereadores de Serafina Corrêa (RS) e estudantes de Direito da PUC-PR. Comentários sobre a instalação da CPMI da Previdência, destacando necessidade de ouvir todos os lados e rejeição a prejulgamentos. Defesa da punição a responsáveis por desvios da Previdência, independentemente do governo, com confisco de bens e devolução de valores já em andamento. Reconhecimento ao trabalho do Governo Lula e da Polícia Federal na recuperação de bilhões desviados. Encontro com a Frente Parlamentar de Tuberculose das Américas, com parlamentares do Uruguai, Paraguai e Peru. Compromisso com o combate à tuberculose, HIV/aids, estigmas e fortalecimento dos direitos humanos na América Latina.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Congresso Nacional, Homenagem, Previdência Social, Saúde Pública:
  • Registro da presença do Prefeito Daniel Morandi, vereadores de Serafina Corrêa (RS) e estudantes de Direito da PUC-PR. Comentários sobre a instalação da CPMI da Previdência, destacando necessidade de ouvir todos os lados e rejeição a prejulgamentos. Defesa da punição a responsáveis por desvios da Previdência, independentemente do governo, com confisco de bens e devolução de valores já em andamento. Reconhecimento ao trabalho do Governo Lula e da Polícia Federal na recuperação de bilhões desviados. Encontro com a Frente Parlamentar de Tuberculose das Américas, com parlamentares do Uruguai, Paraguai e Peru. Compromisso com o combate à tuberculose, HIV/aids, estigmas e fortalecimento dos direitos humanos na América Latina.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2025 - Página 21
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Honorífico > Homenagem
Política Social > Previdência Social
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, PLENARIO, SENADO, PREFEITO, VEREADOR, SERAFINA CORREA (RS), MUNICIPIO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ANALISE, ANDAMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO (CPMI), INVESTIGAÇÃO, FRAUDE, DESVIO, RECURSOS, CONSIGNAÇÃO EM FOLHA DE PAGAMENTO, APOSENTADO, PENSIONISTA, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS).
  • ANALISE, ANDAMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO (CPMI), INVESTIGAÇÃO, FRAUDE, DESVIO, RECURSOS, CONSIGNAÇÃO EM FOLHA DE PAGAMENTO, APOSENTADO, PENSIONISTA, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), DEFESA, PUNIÇÃO, RESPONSAVEL.
  • RECONHECIMENTO, ATUAÇÃO, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, POLICIA FEDERAL, DEVOLUÇÃO, VALORES, FRAUDE, PENSIONISTA, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), APOSENTADO, CONFISCO DE BENS, RESPONSAVEL, DESVIO, CONSIGNAÇÃO EM FOLHA DE PAGAMENTO, PREVIDENCIA SOCIAL.
  • COMENTARIO, ENCONTRO, CONTINENTE, ORADOR, FRENTE PARLAMENTAR, TUBERCULOSE, AMERICA, REPRESENTANTE, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI, URUGUAI, PERU, COMPROMISSO, PROMOÇÃO, COMBATE, SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA (AIDS), DIREITOS HUMANOS, AMERICA LATINA.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) – Para registrar, à minha esquerda, a presença, na galeria, do Prefeito Daniel Morandi e de vários Vereadores da cidade de Serafina Corrêa, no nosso querido Rio Grande do Sul. Serafina Corrêa, onde eu já fui muitas e muitas vezes – e sempre fui muito bem acolhido. Permita que eu, eu, porque o Plenário está vazio, dê uma salva de palmas ao povo de Serafina Corrêa, que vocês muito bem representam aqui neste momento. (Palmas.)

    Quero também cumprimentar – estão chegando agora – a presença na galeria de grupos dos alunos de curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Da mesma forma, meus cumprimentos, sejam todos bem-vindos aqui. (Palmas.)

    Eu concluo, mas por uma questão de justiça, e o Senador Girão está aqui ainda... Uma CPMI é um momento em que se faz uma análise política e técnica de fatos acontecidos aqui no Congresso. A segunda reunião foi ontem, eu fui chamado, inclusive, para votar, votei no lugar da Eliziane Gama, mas temos que entender que é situação e Oposição. Aqui, o Senador Girão representa muito bem a Oposição. Eu queria muito que tivesse aqui no Plenário também um outro Senador que fosse falar em nome da situação.

    Eu conheço a Previdência, eu conheço, eu já presidi uma CPI da Previdência. E essa picaretagem não começou agora, nem ali, nem aqui, vem de muitos tempos. São bilhões que foram roubados, muitas vezes por grandes grupos econômicos que desviaram o dinheiro e depois entraram com pedido de anistia, e levaram anistia, ao longo da vida.

    Agora, claro, não tem como a gente fazer um prejulgamento aqui ouvindo só um lado, todos vão entender isso. Um lado vai contar a sua versão. Chamo aqui um Senador da base do Governo e ele vai falar a sua versão, por isso vamos deixar desenrolar. Eu só quero justiça. Aqueles que roubaram a Previdência, seja do Governo de 2015, 2017... Ontem, eu ouvi um pouco do debate – 2015, 2017, 2020... seja em que Governo for, os fatos vão aparecer, os dados surgirão.

    Eu estou muito tranquilo com o meu ponto de vista. Culpado, culpado; inocente, inocente. Não importa de que Governo é, se o picareta foi do Governo anterior, ele tem que ir para a cadeia; se foi do Governo atual, seja quem for, vai ter que responder, e eu digo o mesmo: vai para a cadeia. Mas eu não farei aqui um prejulgamento quando houve praticamente... foram os primeiros dias, foram dois dias de uma CPI que vai muito longe, e os dados que eu ouvi ontem pesam na balança e eu entendo que se vai procurar a justiça.

    Eu só posso dizer que o Governo Lula, de forma tranquila, com apoio da Polícia Federal, com apoio de todos os órgãos de fiscalização do Governo, já conseguiu resgatar quase a metade do dinheiro roubado – em torno de dois vírgula poucos bilhões já foram resgatados –, e já começou a devolução do dinheiro para os aposentados.

    Então, você, aposentado e pensionista que está em casa, tem todo um sistema ali junto dos órgãos de informação da Previdência – foram afastados os que estavam lá –, você entra ali, mostra a sua situação e já vai começar a receber o dinheiro – claro, se foi lesado. Não dá para alguns, como eu já recebi um pedido de alguém que, lá em 2005, se associou a uma entidade e disse que... "mas tu assinaste?" E ele disse: "Eu assinei". É como se eu for sócio de uma entidade qualquer e depois a entidade vai à falência.

    Então, vai muita água rolar por baixo dessa ponte, muita água. Eu só quero justiça, que a CPI conclua os seus trabalhos e quem roubou o dinheiro do aposentado e pensionista pague. Já estão pagando, porque os bens já foram desapropriados, a maioria dos bens, não todos ainda, porque tudo é um processo, não é? Não dá para eu dizer: "não, tu és culpado e eu vou tirar tua casa, vou tirar teu carro, vou tirar isso, vou tirar aquilo".

    Instalado o processo, já estão sendo confiscados os bens de todos os culpados que terão que devolver o dinheiro. O Governo Lula está antecipando e vai devolver o dinheiro... já está devolvendo. Você que está em casa sabe, neste momento, que já estão devolvendo, quase a metade já foi devolvida, faltou só... muitos não que entravam com a devida documentação, é mais um esclarecimento na própria conta da Previdência, e o dinheiro é devolvido.

    Então, muito tranquilo, Senador Girão. Sabe que eu respeito a opinião. Eu sempre digo que, graças a Deus, nós vivemos numa democracia. Deputado de direita, de esquerda, de centro, vai à tribuna e fala o que ele quiser – porque ele é responsável pelo aquilo que ele está falando –, bem como também aquele que pensa diferente fará o contraponto.

    Então, tranquilo; a sessão se desenrolou... Aqui é assim mesmo, viu? Se desenrolou – aqui é assim mesmo, é a gauchada que está aqui – como era de se esperar. Quando eu assumi a Presidência, e me pediram ontem... o Presidente Davi, numa solicitação do Senador Girão, se eu poderia, porque eu estava em Brasília. Claro! Eu vou lá e vou presidir.

    E aí, com esses pequenos comentários, procurei apenas fazer o equilíbrio de que a CPI apenas começou. Eu não vou julgar ninguém agora, não quero julgar. Eu quero ouvir as partes até o fim. E podem ter certeza, com o resultado final da CPI – como eu fiz com aquela que eu presidi –, eu venho para a tribuna e leio toda ela. Transformei até em cartilha e devolvi para a população o que aconteceu naquele período em que eu presidi a CPI.

    Eu vou aproveitar este momento ainda, por uma questão de justiça, para fazer este registro. Eu recebi ontem, no meu gabinete, a comitiva da Frente Parlamentar de Tuberculose das Américas, composta por Parlamentares do Uruguai, Paraguai e Peru. Foi um encontro, para mim, de grande relevância, pois reafirmamos ali, nós todos, o compromisso de unir esforços para uma resposta conjunta e efetiva ao enfrentamento da tuberculose em toda a América Latina.

    A tuberculose ainda é um grave problema de saúde pública, que exige muito de todos nós, cooperação regional, investimento em prevenção, diagnóstico, tratamento e, sobretudo, políticas públicas integradas. O que está em jogo é a vida, é a dignidade e o futuro de milhões de pessoas.

    Além dessa pauta, tratamos também de temas que caminham lado a lado nesse desafio: o enfrentamento ao HIV e também à aids, o combate ao estigma e à discriminação e o fortalecimento dos direitos humanos em nossos países.

    É importante destacar que sou membro da Frente Parlamentar de Luta contra a Tuberculose no Brasil e reafirmo aqui que essa causa é também um compromisso da nossa atuação legislativa. Recebi o convite deles para ser o Senador da América Latina, no caso, pelo Brasil, a fazer parte desse grande movimento que atravessa fronteiras, assumi a responsabilidade do convite feito e vou participar de um evento nacional ou até internacional, porque abrange diversos países, com esse objetivo.

    Quero agradecer aqui – e disse a eles que faria o registro em Plenário e estou fazendo agora – aos que estiveram comigo Luis Enrique Gallo Cantera, Deputado Federal do Uruguai; Pastor Alberto Vera Bejarano, Deputado Federal do Paraguai; Susel Ana María Paredes Piqué, Deputada Federal do Peru; Rodrigo Alberto Restrepo González, Gerente da Frente das Américas – com quem me comprometi a estar junto para combater esse mal que ataca grande parte também dos brasileiros –; Márcia de Ávila Berni Leão, ponto focal dos movimentos sociais do Brasil; Rachel Burges Sterman, representante da sociedade civil da tuberculose no Brasil.

    Enfim, agradeço a cada um e cada uma pela parceria, pela dedicação e pela confiança no trabalho coletivo. Somente com cooperação internacional e compromisso político é que poderemos vencer o desafio da tuberculose.

    Proteger vidas, fortalecer a democracia e os direitos humanos é o nosso compromisso em todo o planeta. Vida longa à democracia! Vida longa à soberania! Vida longa à liberdade! Vida longa ao povo brasileiro!

    Assim, eu encerro esta nossa reunião de hoje, aqui no Plenário do Senado, com a minha participação e a participação do Senador Girão.

    Um abraço a todos.

    Bom retorno para o nosso Rio Grande!

    Que Deus abençoe!

    Estamos juntos, pensando sempre em fazer o bem sem olhar a quem, inclusive nas questões ideológicas. Elas existem e fazem parte das nossas vidas, mas é preciso um respeito mútuo, que nós procuramos ter na postura de cada um.

    Está encerrada a reunião.

    Obrigado pela parceria aqui das galerias.

(Levanta-se a sessão às 11 horas e 05 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2025 - Página 21