Pronunciamento de Izalci Lucas em 01/09/2025
Discurso durante a 103ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a celebrar o "Dia do Profissional de Educação Física". Comentários sobre a importância da profissão como ciência e vocação, a qual promove saúde, inclusão e valores sociais. Destaque para a formação acadêmica sólida e a importância de respeito ao educador físico.
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Desporto e Lazer,
Educação,
Educação Superior,
Homenagem,
Saúde,
Trabalho e Emprego:
- Sessão Especial destinada a celebrar o "Dia do Profissional de Educação Física". Comentários sobre a importância da profissão como ciência e vocação, a qual promove saúde, inclusão e valores sociais. Destaque para a formação acadêmica sólida e a importância de respeito ao educador físico.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/09/2025 - Página 18
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Política Social > Desporto e Lazer
- Política Social > Educação
- Política Social > Educação > Educação Superior
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Saúde
- Política Social > Trabalho e Emprego
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA NACIONAL, TRABALHADOR, CATEGORIA PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FISICA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, PROFISSÃO, TRANSFORMAÇÃO, SOCIEDADE, PROMOÇÃO, SAUDE, BEM ESTAR SOCIAL, QUALIDADE DE VIDA, PREVENÇÃO, DOENÇA, REABILITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CRIANÇA, JOVEM, REGISTRO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Para discursar.) – Bom dia!
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Bom dia.
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – Não tomaram café hoje, não?
Bom dia!
(Manifestação da plateia.)
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – Aí! Bacana! Melhorou. Tem que estar animado. Se é da educação física, tem que estar todo mundo animado.
Primeiro, eu quero aqui cumprimentar a minha querida amiga, nossa querida Leila Barros, que é a autora desse requerimento; nosso Presidente, também, do Conselho Federal, o Claudio Augusto Boschi; nosso representante do Comitê Olímpico do Brasil, José Carlos Pinheiro; o nosso Presidente do Conselho Regional aqui da 7ª Região, nossa região aqui, Roberto Nóbrega, foi também Secretário lá atrás, na época do Roriz – faz tempo que nós estamos nessa luta. Quero cumprimentar aqui o Diretor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, Martim Francisco; cumprimentar aqui todos os nossos professores, educadores, a turma da ginástica, a turma lá da hidroginástica.
Estão gostando de lá? (Palmas.) Animado, né?
Gente, é com grande honra e entusiasmo que eu me dirijo a vocês hoje para falar um pouquinho sobre uma profissão que é, ao mesmo tempo, ciência, arte e vocação, a do profissional de educação física. Muito além das quadras, academias e campos, o profissional de educação física é um agente de transformação social, é um promotor da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. É ele quem, com competência técnica e também com sensibilidade humana, atua na prevenção de doenças, na reabilitação, na promoção do envelhecimento ativo, no desenvolvimento motor de crianças e jovens, na performance dos atletas e, principalmente, na formação do cidadão.
A educação física é uma ciência do movimento, mas é também uma ciência da convivência, porque por trás de cada exercício, de cada treino, de cada jogo está a promoção de valores como o respeito, a disciplina, a superação, o trabalho em equipe e a inclusão.
Vivemos tempos em que o sedentarismo, o estresse, os problemas de saúde física e mental crescem de forma alarmante. Nesse cenário, o profissional de educação física não é apenas necessário, ele é fundamental. A sua atuação se conecta diretamente com políticas públicas de saúde, educação e esporte, colaborando com uma sociedade mais ativa, mais saudável e mais consciente.
É preciso também reconhecer que o profissional de educação física é um estudioso, é alguém que se dedica anos na formação acadêmica, que estuda anatomia, fisiologia, biomecânica, psicologia, pedagogia e tantas outras áreas, para oferecer um trabalho sério, ético e eficaz. Portanto, respeitar este profissional é respeitar a ciência, a saúde e a educação.
Hoje, nós celebramos aqueles que inspiram, que motivam, que transformam vidas através do movimento. Celebramos o professor de Educação Física das escolas, os treinadores, os personal trainers, os preparadores físicos, os pesquisadores, os gestores do esporte, todos aqueles que escolheram como profissão contribuir para o desenvolvimento humano por meio do corpo e movimento.
A todos os profissionais de educação física, o nosso mais profundo respeito e gratidão. Sigam firmes na sua jornada, conscientes da importância e da beleza da missão que carregam.
Parabéns a todos os profissionais de educação física!
Parabéns, Leila! (Palmas.)