Pronunciamento de Paulo Paim em 15/10/2025
Discurso durante a 144ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Satisfação com as previsões do Banco Mundial que indicam crescimento econômico acima da média regional para o Brasil, destacando a confiança internacional na condução política e econômica brasileira.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Economia e Desenvolvimento:
- Satisfação com as previsões do Banco Mundial que indicam crescimento econômico acima da média regional para o Brasil, destacando a confiança internacional na condução política e econômica brasileira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/10/2025 - Página 45
- Assunto
- Economia e Desenvolvimento
- Indexação
-
- ECONOMIA, DADOS, ANALISE, BRASIL, FUNDAMENTAÇÃO, BANCO MUNDIAL, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), COMPROVAÇÃO, SUPERIORIDADE, CRESCIMENTO ECONOMICO, REFERENCIA, MEDIA, REGIÃO, AMERICA LATINA, CARIBE, RESULTADO, POLITICA, RETOMADA, EMPREGO, RENDA, CONTROLE, INFLAÇÃO, VALORIZAÇÃO, SALARIO MINIMO, MERCADO INTERNO, REFORÇO, INVESTIMENTO, PROGRAMA, ASSISTENCIA SOCIAL, INFRAESTRUTURA.
- COMENTARIO, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, AMPLIAÇÃO, INVESTIMENTO PUBLICO, SETOR PRIVADO, VALORIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA, INDUSTRIA NACIONAL.
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, DEFESA, CRESCIMENTO ECONOMICO, CORRELAÇÃO, REDUÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, VALORIZAÇÃO, TRABALHO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.
- AGRADECIMENTO, POVO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), FEDERAÇÃO, CONFEDERAÇÃO, TRABALHADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), DELEGAÇÃO, ESTADO DA PARAIBA (PB), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), APOIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR.
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS. Para discursar.) – Presidente Chico Rodrigues, Senador Girão, demais Senadores e Senadoras, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, também quem nos acompanha pela Agência Senado, senhoras e senhores, o Banco Mundial divulgou uma projeção que merece ser destacada neste Plenário: o Brasil deve crescer 2,4% em 2025, acima da média da América Latina e do Caribe, estimada em 2,3%; para 2026, a previsão é de 2,2%; e, para 2027, 2,3%.
Esses números são importantes, são significativos; revelam um país que se recupera, que avança e que reafirma a sua capacidade de enfrentar os desafios econômicos com responsabilidade e com foco no desenvolvimento social. O Brasil, mais uma vez, mostra que tem força e potencial para crescer com estabilidade e inclusão.
É importante destacar que as projeções do Banco Mundial estão acima das estimativas do próprio Banco Central e do mercado financeiro, o que demonstra confiança internacional na condução política e econômica brasileira.
O Ministério da Fazenda, por sua vez, também projeta um cenário otimista: alta de 2,3% em 2025 e de 2,4% em 2026.
Os resultados positivos não aparecem por acaso; eles refletem o conjunto de políticas que priorizam a retomada do emprego e da renda, o controle da inflação, a valorização do salário-mínimo, o fortalecimento do mercado interno e o investimento em programas sociais e de infraestrutura.
Vejamos alguns dados que confirmam essa trajetória de melhora: a inflação segue sob controle, dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional; o desemprego atingiu o menor patamar em dez anos, com a criação de milhões de novos postos formais de trabalho; o salário mínimo voltou a crescer acima da inflação, com aumento real, fortalecendo o poder de compra da população; o investimento estrangeiro direto se mantém elevado, sinalizando confiança dos investidores e, assim, um ambiente econômico fortalecido, com a democracia na linha do que está na nossa própria Constituição, ou seja, crescimento econômico e institucional do país; e, finalmente, a dívida pública permanece em trajetória sustentável, fruto de uma gestão fiscal responsável.
Esses resultados indicam que o Brasil está trilhando um caminho de crescimento, com equilíbrio, inclusão e soberania. Não se trata apenas de números frios, trata-se de uma economia que volta a servir ao seu povo, ao povo brasileiro, gerando oportunidades e dignidade.
O crescimento projetado pelo Banco Mundial mostra que o país está acima da média regional, e isso é motivo de muito orgulho. Enquanto muitos países ainda enfrentam dificuldades fiscais e baixo dinamismo, o Brasil demonstra capacidade de adaptação e de superação.
Mas ainda há desafios: precisamos ampliar o investimento público e privado, garantir reformas que estimulem a produtividade e a inovação e seguir valorizando a educação, a ciência, a tecnologia e a indústria nacional.
O crescimento sustentável deve caminhar lado a lado com a redução das desigualdades, com a valorização do trabalho e com o respeito ao meio ambiente. Essa é a base de um desenvolvimento verdadeiramente humano e justo. O Brasil tem tudo para continuar crescendo; e crescerá, crescerá muito mais, com estabilidade, democracia fortalecida, justiça social e desenvolvimento econômico.
Sr. Presidente, esse resumo que eu faço das últimas notícias do Brasil e do mundo mostra que estamos no caminho certo, mas eu sou daquele que diz sempre: "Fizemos muito, mas temos ainda muito por fazer".
Eu queria também, Sr. Presidente, nestes minutos finais, agradecer, muito mesmo, ao povo gaúcho, pelo carinho e respeito. Eu tenho dito, há muito tempo, que não pretendia concorrer a mais um mandato. Já estou com quatro mandatos de Deputado Federal, três de Senador; entrei na Constituinte, estou aqui e completo, no ano que vem, como eu disse, 40 anos.
E há um movimento crescente no meu estado, Sr. Presidente Chico Rodrigues, de todos os setores: negros, brancos, indígenas, idosos, juventude, movimentos vinculados às entidades sindicais todas – todas, olhem o que eu estou dizendo, e olhem que elas têm diferenças profundas entre elas... Todas as centrais estiveram comigo; setores que não são exatamente vinculados à questão ideológica do meu partido também estiveram comigo e mandaram cartas, moções, abaixo-assinados –, inclusive os de Santa Catarina, Presidente, confederações e federações de trabalhadores daquele estado também... Mando um abraço aqui para o Martini, daquele estado. E, como foi... Recentemente recebi uma delegação da Paraíba, e também agradeço ao Rio Grande do Norte por me ter dado o título de Cidadão do Rio Grande do Norte pelo serviço prestado ao país.
Já recebi esse título, Sr. Presidente –, e, quando eu faço esses comentários, muitos dizem que é uma despedida que eu estou fazendo. Recebi, eu acho, dos 27 estados. De Brasília eu já recebi, mas não pude buscar – vou receber esse fim de ano ou no início do ano. Eu recebi de mais de 20 estados o título de cidadão pelos serviços prestados. E eu falo isso...
(Soa a campainha.)
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) – ... com satisfação, olhando para o povo brasileiro, para aqueles que dedicam grande parte da sua vida em defesa da qualidade de vida do povo brasileiro.
Receber esse abraço, esse carinho em nível nacional, só me deixa ciente do dever cumprido. E o futuro a Deus pertence!
Muito obrigado, Senador Chico Rodrigues, pela tolerância.