Pronunciamento de Astronauta Marcos Pontes em 23/10/2025
Não classificado durante a 152ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira,
- Autor
- Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
- Nome completo: Marcos Cesar Pontes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Não classificado
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Transporte Aéreo:
- Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira,
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/10/2025 - Página 25
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, CELEBRAÇÃO, DATA NACIONAL, AVIADOR, AVIAÇÃO, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB).
O SR. PRESIDENTE (Astronauta Marcos Pontes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP) – Senhoras e senhores, é com grande honra que o Senado Federal presta hoje uma homenagem singular a um oficial cuja trajetória reflete compromisso, profissionalismo e amor ao Brasil. O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, natural de Canoas, Rio Grande do Sul, ingressou na vida militar em 8 de março de 1976 e foi declarado aspirante em 9 de dezembro de 1982. Desde então, acumulou mais de 6 mil horas de voo, tendo pilotado aeronaves como T-23, T-25, C-95, P-95, U-7, VU-93, UH-50, VH-55 e VC-96.
Formado nos principais cursos de carreira, como curso de formação de oficiais aviadores, curso de aperfeiçoamento de oficiais, curso de Comando e Estado-Maior, curso de Política e Estratégia Aeroespaciais e com sólida formação civil em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Ao longo de sua caminhada, ocupou funções de elevada responsabilidade como Chefe da Sessão de Operações do 2º e 7º Grupo de Aviação, Comandante da Base Aérea de Brasília, Adido de Defesa e de Aeronáutica junto às Embaixadas do Brasil, em Paris e Bruxelas, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, entre outras. Sua capacidade de liderança, integridade e visão estratégica são reconhecidas por quem acompanha a Força Aérea Brasileira.
Por essas razões e pela exemplar carreira, pela dedicação à missão de defender, controlar e integrar o nosso espaço aéreo e, principalmente, pelo exemplo que representa para os jovens militares e para toda a sociedade brasileira, o Senado Federal tem a satisfação de conceder a V. Exa. o Diploma de Honra ao Mérito nesta cerimônia.
Peço que este momento seja registrado em ata pela Secretaria-Geral da Mesa como justo reconhecimento institucional pelo papel que V. Exa. tem desempenhado em prol da nossa pátria.
Convido agora o Tenente-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno, a se dirigir à frente para receber esta homenagem.
(Procede-se à entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Astronauta Marcos Pontes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP) – Senhoras e senhores, antes do encerramento, eu gostaria, novamente, de agradecer e dizer algumas palavras, porque, ao longo de toda essa solenidade, eu fiquei observando aqui, na nossa audiência, nas galerias aqui, nessas cadeiras que geralmente são ocupadas pelos Senadores da República, hoje ocupadas pelo azul e, na maior parte, aqui. Entre os rostos aqui, eu reconheço muitos, o que é muito bom, a gente se sente entre amigos e isso é importante, porque eu lembro... Logicamente, a gente está um pouco diferente com o cabelo branco, a maior parte, ou alguns com menos cabelo, vamos dizer assim, mas eu lembro de muitos daqui, do tempo ali de tenente, nas bases aéreas, pensando na nossa próxima missão, com os filhos lá em casa, filhos pequenos – está o Barbacovi ali também do 3º/10º Grupo de Aviação. E uma das coisas que sempre me passa na cabeça, lembrando desses tempos, são todas as dificuldades que a gente tem, logicamente, no começo da vida, mas também aquela dedicação, aquele amor à pátria e aquela vontade de cumprir a missão, o dever ali de cumprir a nossa missão como pilotos da nossa Força Aérea Brasileira, para defender o nosso espaço aéreo, para defender, em suma, a nossa população, com o sacrifício da própria vida se for necessário.
Eu me lembro de decolar quantas vezes – para quem já voa ali em Santa Maria sabe que a meteorologia de lá muda muito rápido –, entrando em instrumento acionado lá pelo comando. E eu me lembro especialmente de uma madrugada daquelas, lá em Santa Maria, em que eu estava de sobreaviso e tocou lá a sirene – "corre, decola" – e eu decolei na ala. Praticamente eu nem via o avião da frente, só as luzes do líder. Decola na pista, começa a correr, você começa a enxergar melhor ali a pista e decola, fica coladinho na ala, instrumento, instrumento, instrumento, tempestade, vibração, turbulência, raio, relâmpago, gelo, tudo aquilo lá, tempo ruim demais.
Mas aí é um momento interessante para a gente pensar na nossa vida e no nosso Brasil também, porque muitas vezes, na vida, a gente vai passar por situações em que parece que a tempestade não tem fim. Você vai ali voando do lado, e a impressão que dá é que aquilo nunca vai passar, que você vai continuar dentro daquela tempestade, como a gente vê muitas vezes no nosso Brasil, nas situações que a gente passa. Mas daí vem uma coisa interessante – e os pilotos aqui eu tenho certeza de que já passaram por essa situação –: se você mantiver a proa correta, vamos dizer assim, se você mantiver os seus valores ou os seus princípios, mantiver o nariz para cima, a atitude correta, mantiver o olho ali no líder, não se afastar, mantiver a união, mantiver junto aquela equipe, eventualmente vai chegar este momento em que de repente você sai em cima daquele tapete branco – os pilotos aqui vão reconhecer bem isso –, aquele tapete branco de nuvens. E algumas vezes isso acontece quando o sol está nascendo. É uma visão impressionante que só quem esteve ali que consegue ter aquilo guardado. E não adianta tirar foto, porque não fica igual. Aquilo fica na mente, mas principalmente fica na emoção de falar o seguinte: eu mantive os meus valores, eu mantive a minha função, eu cumpri a minha missão e eu cheguei aqui, apesar de toda dificuldade, apesar de toda tempestade.
O que eu quero dizer com isso é que a gente tenha esperança – esperança no nosso país, esperança de que nós vamos conseguir superar todas as dificuldades e a certeza de que isso vai ser feito pelo trabalho de cada um de nós, pela união de cada um de nós, pelos talentos e pela dedicação e compromisso de cada um de nós.
Eu tenho certeza de que a gente vai ter, aí em cima – estou vendo aí esses alunos também –, muitos outros caçadores, muitos outros pilotos e certamente muitos outros cidadãos produtivos para o nosso país. Muitos deles aí são das equipes do Caça Asteroides. A Profa. Silvana está lá também. (Palmas.)
E o que eu digo para vocês é exatamente isto: não desistam do nosso Brasil, acreditem no nosso Brasil. Ele é construído... Essa bandeira nossa, que representa toda a nossa tradição, toda a nossa história, que representa o sacrifício de muita gente para a gente ter o país que nós temos hoje, é pesada e precisa que cada um de nós trabalhe para colocar ela sempre no lugar mais alto.
Aliás, aqui em Brasília, quem projetou a cidade foi muito sábio de colocar a nossa bandeira do Brasil no ponto mais alto, acima dos três Poderes – reparem nisso. Na Praça dos Três Poderes, ela representa a população brasileira, representa a democracia, que, pelo art. 1º da nossa Constituição, parágrafo único, diz que "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente [...]". Ela está ali representando exatamente isto: a população, a democracia acima de todos os Poderes, acima do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
Esse é o nosso país e o nosso país é 2protegido pelas asas da Força Aérea, mas principalmente protegido também pela atitude de cada um de nós brasileiros. Conto com vocês.
Eu agradeço muito a presença de todas as autoridades, convidados, militares e cidadãos que nos acompanharam nessa justa homenagem, também pela TV Senado e pelas redes do Senado. Que a coragem de Santos Dumont e o profissionalismo dos integrantes da Força Aérea Brasileira continuem a inspirar todos os brasileiros a voar mais alto.
Em nome do Senado Federal, declaro encerrada esta sessão especial, com o meu muito obrigado.
E cumprida a finalidade desta sessão especial, agradeço as personalidades que nos honraram com a sua participação e declaro encerrada esta sessão. Muito obrigado a todos.