Pronunciamento de Veneziano Vital do Rêgo em 06/11/2025
Discurso proferido da Presidência durante a 163ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a comemorar os 70 anos da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e os 45 anos do Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW.
Reconhecimento do Hospital Universitário Lauro Wanderley como referência em saúde, ensino e pesquisa. Registro da importância da Lei Complementar nº 209/2024 para o fortalecimento dos hospitais universitários. Menção aos investimentos destinados ao HULW e ao papel estratégico dessas instituições no progresso do estado.
- Autor
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso proferido da Presidência
- Resumo por assunto
-
Educação Superior,
Homenagem,
Saúde Pública:
- Sessão Especial destinada a comemorar os 70 anos da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e os 45 anos do Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW.
-
Homenagem,
Saúde Pública:
- Reconhecimento do Hospital Universitário Lauro Wanderley como referência em saúde, ensino e pesquisa. Registro da importância da Lei Complementar nº 209/2024 para o fortalecimento dos hospitais universitários. Menção aos investimentos destinados ao HULW e ao papel estratégico dessas instituições no progresso do estado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/11/2025 - Página 10
- Assuntos
- Política Social > Educação > Educação Superior
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Saúde > Saúde Pública
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, HOSPITAL ESCOLA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA (UFPB).
- RECONHECIMENTO, HOSPITAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA (UFPB), REFERENCIA, PESQUISA, SAUDE, ENSINO SUPERIOR.
- REGISTRO, IMPORTANCIA, LEI COMPLEMENTAR, REFORÇO, HOSPITAL, UNIVERSIDADE.
- IMPORTANCIA, DESTINAÇÃO, RECURSOS, HOSPITAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA (UFPB), PROGRESSO, ESTADO DA PARAIBA (PB).
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB. Para discursar - Presidente.) – Minhas senhoras, meus senhores, eu farei um rápido pronunciamento, e, no transcorrer da nossa solenidade, haveremos de fazer os justos e dignos registros dos amigos e das amigas que, atendendo à sugestão coletiva da Casa, vêm prestigiar essa homenagem que ora está a se realizar à nossa UFPB e ao nosso Lauro Wanderley.
Demonstrando profundo senso de oportunidade, o Senado Federal reúne a comunidade acadêmica, admiradores e amigos para que nós homenageemos a Universidade Federal da Paraíba, inestimável patrimônio de todos nós paraibanos, do Nordeste e do Brasil, pelos seus 70 anos.
Este aniversário não é uma efeméride qualquer. A trajetória e as conquistas da UFPB se confundem com a formação do nosso tecido social, com nossos avanços econômicos e com a sedimentação de alguns dos nossos principais valores.
Essa simbiose transforma eventos, como o de hoje, em oportunidades para que nós expressemos nosso verdadeiro orgulho, o orgulho dos paraibanos por sua principal alma mater. É uma ocasião que desperta lembranças pessoais e coletivas que nos marcam profundamente.
A reverência prestada a essa viga mestra da sociedade paraibana ilumina a imensa capacidade intelectual da nossa gente e os êxitos obtidos pela UFPB no esforço de canalizar esse dom para a produção de conhecimento e para a geração de oportunidades.
Estamos falando de um estado diminuto em sua extensão territorial, sim, mas pródigo em formar vultos das ciências, das letras, da política e de tantos outros domínios – méritos que se devem também, em larga medida, à própria existência da nossa universidade.
A verdade é que a maioria dos paraibanos tem experiências edificantes junto a essa instituição. É raro encontrar uma família que não tenha sido beneficiada, direta ou indiretamente, pela UFPB.
Seus resultados extrapolam os limites da cartografia: contribuições para o progresso científico e tecnológico nacional e para a formação de profissionais de excelência, cuja diáspora gera reflexos positivos nos mais distintos quadrantes, provam que a UFPB, há muito, é uma instituição cosmopolita.
Contudo, como estamos em uma festa eminentemente paraibana, destaco o papel fundamental que a universidade sempre desempenhou no desenvolvimento socioeconômico do nosso estado. Essa interação não se constrói da noite para o dia; é fruto de uma longa jornada.
Criada em 1955, a UFPB nasceu da fusão de 11 escolas de ensino superior, dentre as quais se destaca a Escola de Agronomia do Nordeste, fundada em Areia, no ano de 1934 – primeira instituição de nível superior do nosso estado. Na prática, o ecossistema da UFPB serve ao povo paraibano há quase um século.
Essa história tem sido marcada por incessantes buscas pela atualização e pela excelência. Prova disso são os números que a universidade ostenta: mais de 130 cursos de graduação, cerca de 39 mil estudantes e 85% dos cursos com conceitos 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação. No ensino de pós-graduação, contabiliza aproximadamente 140 cursos, entre doutorados, mestrados, especializações e residências médicas. A UFPB é, inclusive, a segunda universidade brasileira em depósito de patentes. No ensino de extensão, atua em áreas temáticas de grande relevância, como cultura, direitos humanos, meio ambiente, tecnologia e saúde.
Ao falar de saúde, é imperativo mencionar o Hospital Universitário Lauro Wanderley, órgão suplementar da UFPB e outro homenageado desta sessão. Em seus 45 anos de história, o hospital consolidou-se como referência nos campos da saúde pública, da educação superior e da pesquisa científica. Sua importância transcende o território pessoense e alcança toda a Rede de Atenção à Saúde do SUS, servindo aos 4 milhões de paraibanos e pacientes também de estados vizinhos.
Inaugurado em 1980, o Lauro Wanderley, como é popularmente conhecido, integra a rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde o ano de 2013. Suas raízes, no entanto, são bem mais profundas.
A trajetória do Lauro Wanderley se encontra com a da Faculdade de Medicina da Paraíba, idealizada pelos médicos Drs. Humberto Nóbrega e Lauro Wanderley e que entrou em funcionamento no início da década de 50. Anos mais tarde, em face da necessidade de aprimoramento do ensino e de integrar, em um único ambiente, as atividades teóricas e práticas, optou-se pela construção do hospital. A obra foi realizada em três etapas, ao longo de 12 anos e três reitorados. O ambulatório passou a funcionar no ano de 1975, ao passo que o prédio principal foi entregue no ano da inauguração.
Atualmente, o Hospital Universitário Lauro Wanderley dispõe de um moderno complexo arquitetônico com mais 43 mil metros quadrados no campus de João Pessoa, oferecendo serviços em 17 áreas de atendimento. Em 2024, foram realizadas mais de 180 mil consultas, 320 mil procedimentos e 3,5 mil cirurgias, com uma equipe composta por mais de 2,2 mil colaboradores, a quem nós dirigimos os nossos cumprimentos e as nossas saudações.
No que tange à sua formação, as estatísticas também são de enorme envergadura. Hoje, o hospital serve de plataforma para mais de 2 mil graduandos, 282 alunos de ensino técnico e 295 residentes.
Caros amigos, todas essas estatísticas não são surpresas para nós, já que, há algum tempo, nós vimos envidando esforços para conhecer e ajudar a rede brasileira de hospitais universitários.
Tanto é assim que propusemos e conseguimos insculpir em lei um mecanismo de fortalecimento, Profa. Reitora Dra. Terezinha, Profa. Terezinha, dessas instituições. No ano passado, foi publicada a Lei Complementar 209, de 2024, que teve a participação efetiva do Senador Efraim Filho, consequência de um projeto de nossa autoria, que diminui a burocracia no repasse de recursos aos hospitais. Sinteticamente, o texto trata de incluir como despesa para ações ou com ações e serviços públicos de saúde aqueles referentes a custeios e investimentos em hospitais universitários. Em suma, a lei traz mais recursos e agiliza a sua aplicação.
Além disso, venho ou estamos a vir consignar, de forma sistemática, recursos para o Lauro Wanderley. Citamos a central de enxovais, materializada com emendas nossas neste ano; e a subestação de energia, que tanto contou com recursos também dos Srs. e das Sras. Parlamentares paraibanos, entre os quais a então Senadora Nilda Gondim e eu próprio.
Senhores e senhoras, tanto a UFPB quanto o Hospital Lauro Wanderley são pináculos da paisagem paraibana. Enquanto a universidade é farol do nosso desenvolvimento socioeconômico, o hospital é refrigério para aqueles que precisam de auxílio em momentos de maiores angústias. Ambos são monumentais em seus propósitos e imensuráveis em seus resultados.
Já me dirijo para os derradeiros parágrafos.
Ao revisitar as trajetórias dessas duas referências do nosso cotidiano, percebemos que elas são, ao mesmo tempo, causa e consequência da transição pela qual a Paraíba periférica, iletrada e pobre dos idos anos de 1940, 1950, passava, antes de chegar à pujante realidade dos dias atuais. Por tudo isso, cumpre-nos, por esta intervenção, reforçar que a vida dessas instituições e as conquistas do povo paraibano são faces da mesma moeda.
A capacidade intelectual do nosso povo é enriquecida pelas ideias que surgem da UFPB, enquanto a instituição busca em conhecimentos populares os recursos para desenvolver novos saberes. Ao fim, todos nós ganhamos com essa retroalimentação, e, por isso mesmo, devemos nos esforçar para que essa sinergia se intensifique ainda mais.
Agindo assim, construiremos um novo ciclo de inclusões, inovações e impactos sociais; oxalá, mais 70 anos de transformações de vida e de catalisação de progressos para o nosso povo e para o nosso estado!
Parabéns a todos os que fazem as instituições Universidade Federal da Paraíba e Hospital Universitário Lauro Wanderley.
Muito grato. (Palmas.)
Eu convido à tribuna meu nobre companheiro de bancada, Senador Efraim Filho, que, como fiz questão de registrar em nosso pronunciamento, é um daqueles que têm atendido, dentro dos nossos limites, mas com o sempre comum desejo de poder compartilhar da vida da Universidade Federal e do Lauro Wanderley, Senador Efraim Filho.
Senador, por gentileza, V. Exa...
O SR. EFRAIM FILHO (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Obrigado, Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – ... tem a palavra. (Pausa.)