Pela ordem durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio ao requerimento, apresentado pelo Senador Zequinha Marinho, de inserção em ata de voto de censura ao Chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, por sua atitude xenófoba e pela fala preconceituosa contra a cidade de Belém (PA), sede da COP 30.

Autor
Randolfe Rodrigues (PT - Partido dos Trabalhadores/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais:
  • Manifestação de apoio ao requerimento, apresentado pelo Senador Zequinha Marinho, de inserção em ata de voto de censura ao Chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, por sua atitude xenófoba e pela fala preconceituosa contra a cidade de Belém (PA), sede da COP 30.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2025 - Página 43
Assunto
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • APOIO, SENADOR, ZEQUINHA MARINHO, REQUERIMENTO, VOTO DE CENSURA, CHANCELER, ALEMANHA, FRIEDRICH MERZ, DISCRIMINAÇÃO, XENOFOBIA, BELEM (PA), CONFERENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA DO CLIMA (COP).

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - AP) – Presidente, sobre o requerimento de S. Exa. o Senador Zequinha...

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Pois não. Com a palavra o Senador Randolfe Rodrigues.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - AP. Pela ordem.) – É só para manifestar o apoio ao requerimento do Senador Zequinha Marinho e, sobretudo, para fazer o diagnóstico de quanto foi acertado o Governo brasileiro propor que a Conferência do Clima ocorresse em Belém, porque, para os europeus, para a Velha Europa, que é responsável pelo aquecimento global dos últimos dois séculos, que foi a precursora da Revolução Industrial – então, ninguém emitiu mais CO² na atmosfera do que a Europa, os Estados Unidos e, atualmente, a China –, é muito cômodo falar sobre a Amazônia. Foi bom porque eles puderam vir à Amazônia, ver como é a Amazônia e ver como é o povo da Amazônia.

    É assim, Presidente, que se revela a face do colonizador; é com expressões como essa do Chanceler alemão, dita no dia de ontem, que merece o nosso repúdio e que mostra, ao mesmo tempo, a hipocrisia daqueles que falam em emissão de CO² na atmosfera, tentam responsabilizar a Amazônia – e nós, amazônidas – e foram os primeiros responsáveis pelo aquecimento global do planeta. Talvez a Belém um pouco mais quente – que o Chanceler alemão e os que o acompanharam encontraram – esteja, inclusive, mais quente por conta da emissão de gases feita pela Europa ao longo desses últimos dois séculos.

    Por fim, Presidente, a manifestação do Chanceler alemão só relata que, lamentavelmente – talvez na cultura alemã –, ainda estão presentes muitos dos lamentáveis comportamentos que levaram aos tristes acontecimentos dos anos 40 do século passado. Então, só para subscrever o voto de censura proposto pelo Senador Zequinha Marinho.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2025 - Página 43