Pela ordem durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca das declarações do Chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, em relação à cidade de Belém (PA) e à COP 30.

Autor
Sergio Moro (UNIÃO - União Brasil/PR)
Nome completo: Sergio Fernando Moro
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais:
  • Considerações acerca das declarações do Chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, em relação à cidade de Belém (PA) e à COP 30.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2025 - Página 44
Assunto
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • COMENTARIO, DECLARAÇÃO, CHANCELER, ALEMANHA, FRIEDRICH MERZ, BELEM (PA), CONFERENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA DO CLIMA (COP).

    O SR. SERGIO MORO (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PR. Pela ordem.) – Bom, primeiro eu quero registrar aqui que Belém e o Estado do Pará são magníficos – grande população, têm minha admiração, já estive lá algumas vezes –, mas faço aqui uma observação: a meu ver, o Chanceler alemão cometeu um erro ao se pronunciar daquela forma, mas a referência dele era mais à organização do que propriamente à cidade e aos seus habitantes.

    Tenho certeza de que ele não queria se pronunciar daquela forma em relação às pessoas, mas em relação à organização; e eu creio que a organização deixou a desejar, diante de tantas reclamações que nós ouvimos, não só dele, mas de outros dignatários. Então, a reclamação do Chanceler, na verdade, é em relação à organização do Governo Federal – e aqui, eu tenho que concordar com ele, claro que com todos os elogios a Belém, ao Pará e à população do estado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2025 - Página 44