Pronunciamento de Leila Barros em 27/11/2025
Presidência durante a 177ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a celebrar os 20 anos do Instituto DataSenado e da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher. Solicitação formal de investigação estatística sobre Mudanças Climáticas e seus os impactos na população brasileira. Alerta sobre a flexibilização do licenciamento ambiental, manifestando preocupação com possíveis retrocessos.
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Mudanças Climáticas,
Mulheres:
- Sessão Especial destinada a celebrar os 20 anos do Instituto DataSenado e da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher. Solicitação formal de investigação estatística sobre Mudanças Climáticas e seus os impactos na população brasileira. Alerta sobre a flexibilização do licenciamento ambiental, manifestando preocupação com possíveis retrocessos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/11/2025 - Página 15
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Meio Ambiente > Mudanças Climáticas
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, DATASENADO, PESQUISA, VIOLENCIA, MULHER.
- PEDIDO, DATASENADO, PESQUISA, MUDANÇA CLIMATICA, EFEITO, POPULAÇÃO.
- PREOCUPAÇÃO, FLEXIBILIZAÇÃO, LICENCIAMENTO AMBIENTAL.
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Nós que agradecemos o seu relato, Elga.
Eu estava comentando aqui, se o Sarney e o Renan foram os pais, você foi a mãe, não é? (Risos.)
Que gestou e cuidou com tanto carinho. E hoje é uma realidade, é um instrumento realmente maravilhoso para todos nós, Senadores, Parlamentares.
Já vou fazer uma provocação, que é algo que me angustia muito, já chamando a atenção do Marcos e dos demais servidores, a respeito das mudanças climáticas. É algo que tem me angustiado muito, o impacto disso na população, de um modo geral, principalmente os mais vulneráveis, as mulheres, as negras principalmente.
E a questão também da economia. Eu acho que existe uma narrativa, a construção de uma narrativa, que é distorcida, sobre o quanto a mudança climática, de fato, tem afetado drasticamente, duramente, a vida da população, da sociedade de um modo geral, e a nossa economia. A gente precisa realmente ter essa pesquisa na mão, em números, de forma precisa – e vocês são os melhores para fazer isso – para a gente trazer isso para a Casa, porque, hoje mesmo, nós estamos votando o licenciamento ambiental aqui, a flexibilização do licenciamento, e, é claro, existe uma discussão que é incrivelmente de pessoas que estão no século passado, que ainda acham que não se debate a economia conjuntamente com a questão do meio ambiente, das mudanças climáticas, dessa interferência toda que está acontecendo.
Então, acho que é muito importante o trabalho de vocês nesse sentido, para que a gente tenha esse diagnóstico e se prepare para os próximos debates, para as próximas pautas, porque o que a gente está vendo aqui, que pode acontecer na Casa, é a gente flexibilizar e desmontar drasticamente avanços que a gente teve no decorrer dos últimos anos. A gente tem esse desmonte e não está preparado com estudo, com pesquisa, com números qualificados para tentar conversar com todos os colegas. Aqueles que decidem, de fato, somos todos nós aqui.
Há outra coisa que eu gostaria de dizer, Elga – talvez os políticos, alguns deles não entendam a importância, mas esta Senadora, e acredito que a grande maioria aqui dentro, reconhece, sim –: é sobre o trabalho, o empenho, o comprometimento de vocês, não só com os nossos mandatos, mas, acima de tudo, com a população brasileira.
Quero muito agradecer a todos vocês, em nome principalmente da minha bancada, a bancada das mulheres, as 16 Senadoras que estão aqui no Senado nesta Legislatura.
Bom, eu vou passar a palavra agora para o Sr. Marcos Ruben de Oliveira, que é o atual Coordenador do Instituto DataSenado. Obrigada, Marcos.