Presidência durante a 177ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento de Sessão Especial destinada a celebrar os 20 anos do Instituto DataSenado e da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher. Defesa da educação de base como estratégia de enfrentamento á violência contra a mulher. Exaltação do marco legislativo de combate ao crime de stalking.

Autor
Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Mulheres:
  • Encerramento de Sessão Especial destinada a celebrar os 20 anos do Instituto DataSenado e da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher. Defesa da educação de base como estratégia de enfrentamento á violência contra a mulher. Exaltação do marco legislativo de combate ao crime de stalking.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2025 - Página 26
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, DATASENADO, PESQUISA, VIOLENCIA, MULHER.
  • DEFESA, EDUCAÇÃO, COMBATE, VIOLENCIA, MULHER, VIOLENCIA DOMESTICA, FEMINICIDIO.
  • COMENTARIO, ALTERAÇÃO, CODIGO PENAL, DEFINIÇÃO, TIPICIDADE, CRIME, PENA, PERSEGUIÇÃO, AMEAÇA, INTEGRIDADE CORPORAL, LIBERDADE, PRIVACIDADE, REVOGAÇÃO, DISPOSITIVOS, CONTRAVENÇÃO.

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Nós que agradecemos a sua participação, Profa. Ana Maria Nogales.

    Quero mandar um abraço ao Prof. Lucio Rennó, do Observa DF, que é um grande parceiro. Aliás, a Universidade de Brasília é uma grande parceira do meu mandato.

    Eu quero agradecer não só à senhora, mas à Reitora também, a Profa. Rozana, enfim, a todos vocês que fazem um belo trabalho na pesquisa dentro da universidade. Obrigada! Estou vendo que a senhora tem um legado já, considerando o que nós temos aqui de servidores, de profissionais que foram alunos da senhora. Parabéns pelo trabalho, Professora! Muito obrigada pela presença.

    Eu gostaria de registrar a presença aqui, na galeria, à nossa esquerda, dos visitantes que estão conhecendo as instalações.

    Sejam todos muito bem-vindos! (Palmas.)

    São de diversos estados certamente. São de Brasília ou de diversos estados?

(Manifestação da plateia.)

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Sejam todos muito bem-vindos!

(Manifestação da plateia.)

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Sejam todos muito bem-vindos!

(Manifestação da plateia.)

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Sejam todos muito bem-vindos!

    Por favor, uma salva de palmas. (Palmas.)

    Representantes do Brasil inteiro aqui visitando o Senado.

    E aqui, à nossa direita, vamos registrar a presença também dos alunos do ensino fundamental da Escola Maria Montessori, mais uma vez. (Palmas.)

    Meninos, meninas, professoras, corpo docente, sejam todos muito bem-vindos!

    É uma temática importante. Estamos tratando sobre violência contra a mulher. As notícias não são boas, mas nós vamos trabalhar, porque isso – desculpem-me pela palavra – é um tapa na cara da nossa sociedade. Na verdade, é isso. A gente vê a subnotificação do número de violência ainda, nas estatísticas, que chega a 60% de mulheres que não denunciam por medo ou por falta de confiança no Estado e nas instituições. Isso é algo que nos deixa... É muito triste.

    Eu quero dizer para vocês que eu faço parte dessa bancada há sete anos aqui, no Senado, representando o Distrito Federal.

    Aqui nós tivemos vários avanços nas nossas leis. Eu sou, por exemplo, autora da lei do stalking – a 14.132 é de minha autoria –, e todas as Senadoras – todas da legislatura anterior e desta – deram suas contribuições. Mas o que falta? O que falta realmente é nós trabalharmos a educação na base, nos anos iniciais; é voltar aquela caravana Maria da Penha vai à Escola. Nós estamos precisando realmente reforçar essa questão da relação da Lei Maria da Penha com a escola, com a educação, com o futuro, com os futuros homens e mulheres que estão chegando e que precisam de mais orientação, digamos, de maior informação através da educação sobre direitos e deveres e, principalmente, proteção das nossas meninas e mulheres, meninas e mulheres do nosso país.

    Bom, eu registro que, neste momento, nós teremos uma homenagem à servidora Elga Mara Teixeira Lopes, ex-Diretora da Secretaria de Transparência do Senado Federal, órgão ao qual o DataSenado é vinculado.

    A trajetória de Elga marcou profundamente o Instituto DataSenado e a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher. Sua liderança ética, sua visão estratégica e seu compromisso permanente com o serviço público foram decisivos para consolidar as bases que hoje celebramos nos 20 anos do instituto e da pesquisa.

    Muito do que o DataSenado se tornou, do que essa pesquisa representa para o nosso país é fruto da sua condução firme, responsável e, é claro, inspiradora, que deixou marcas permanentes e, vejo, profundas em muitos aqui, nesta Casa, e em todos que tiveram o privilégio de caminhar ao seu lado, Elga.

    Convido a Sra. Elga Lopes para se dirigir à frente da mesa para o recebimento da placa de homenagem de todos nós Parlamentares e servidores do Senado Federal. (Palmas.)

(Procede-se à entrega da placa de homenagem à Sra. Elga Mara Teixeira Lopes.) (Palmas.)

(Manifestação da plateia.) (Palmas.)

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Elga, sinta-se abraçada, admirada por todos nós aqui presentes

    Eu gostaria muito de registrar também o afeto e o carinho da Senadora Augusta por você. Gente, eu quero reforçar muito isso, porque é realmente uma Senadora muito participativa, assim como toda a nossa bancada. Quando ela me fez esse convite, eu falei: "Olha o presente que eu ganhei na tarde de hoje". Tanto estresse nós estamos vivendo nesta semana aqui dentro do Senado, e ter a oportunidade de celebrar o trabalho de todos vocês e de fazer essa homenagem maravilhosa a Elga... Não sou eu que estou brindando a esta sessão; são vocês que estão, enfim, me revigorando e me dando mais esperança e disposição para continuar nessa luta aqui, dentro da Casa.

    Muito obrigada a todos vocês. Parabéns a todos vocês! (Palmas.)

    Nossa, maravilhoso! Pena que já está terminando. Mas é isso. Vamos voltar, cada um, para as nossas atribuições.

    Muito obrigada.

    Cumprida a finalidade desta sessão tão especial, tão esclarecedora, tão incrível, com a participação de todos vocês, eu agradeço às personalidades que nos honraram com a sua participação, com as suas falas, enfim, com todo o seu trabalho.

    Está encerrada esta sessão.

    Muito obrigada. (Palmas.)

(Levanta-se a sessão às 16 horas e 11 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2025 - Página 26