04/04/2023 - 1ª - Grupo Parlamentar Brasil - Índia

Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS. Fala da Presidência.) - Boa tarde!
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
Informo que, nesta tarde, faremos as reuniões de instalação dos Grupos Parlamentares Brasil-Índia, da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, e Brasil-Suíça. A sequência seguirá a ordem alfabética.
Dessa forma, declaro aberta a 1ª Reunião do Grupo Parlamentar Brasil-Índia, da 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura.
Primeira parte: instalação e eleição.
Declaro instalado, na 57ª Legislatura, o Grupo Parlamentar Brasil-Índia, instituído pela Resolução do Senado Federal nº 6, de 2022.
R
Comunico a todos que, até o momento, dez Senadores aderiram a este grupo parlamentar. Os termos de adesão continuam disponíveis no site do Senado Federal para os Parlamentares que desejarem compor o grupo.
Registro a participação dos seguintes convidados: S. Exa. o Sr. Embaixador Suresh Reddy, Embaixador da República da Índia no Brasil; Sra. Sunila Krishnan, Chefe da Chancelaria; e o Sr. Lalit Roy, assessor político.
Em deliberação a composição. A Comissão Executiva do Grupo Parlamentar Brasil-Índia apresenta os seguintes nomes: Presidente, Senador Nelsinho Trad. Os demais quadros serão preenchidos após a primeira reunião, que, oportunamente, faremos.
Em discussão a composição. (Pausa.)
Não havendo quem queira discutir, coloco em votação a composição.
Os Parlamentares que concordam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovada.
Sr. Embaixador, é com grande alegria que instalamos, nesta sessão, o Grupo Parlamentar Brasil-Índia. Após uma excelente aproximação e parceria com o Embaixador Suresh Reddy, nós instalamos, pela primeira vez, o Grupo Parlamentar de Amigos da Índia aqui, no Senado Federal, no ano passado. São várias as razões para que o Senado Federal do Brasil mantenha esse grupo vivo. Eu poderia citar várias, mas vou me deter na importância da histórica parceria que temos com a Índia nos vários organismos internacionais e fóruns, como Brics, G-20, G-4 e o Ibas.
Nossas relações comerciais também são robustas e sadias. Nossos negócios bilaterais posicionam a Índia entre os cinco países de onde mais importamos produtos e na 13ª posição entre os destinatários de nossas exportações. Poucas coisas, entretanto, suplantam o apoio que recebemos da Índia ao longo da pandemia de covid-19. A pujança e dimensão de sua indústria farmacêutica ficaram evidentes quando o Instituto Serum, o maior fabricante de vacinas do mundo, supriu grande parte da nossa demanda por vacinas contra o novo coronavírus. Foram mais de 150 milhões de doses de vacinas, resultado de acordos entre a Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca, dos quais também participou a nossa Fiocruz, o que, sem dúvida, salvou as vidas de milhares de brasileiros. Somos muito gratos.
Senhoras e senhores, Brasil e Índia realmente têm muito em comum. Os dois países compartilham os mesmos valores democráticos, valores que fizeram do Brasil a maior democracia do Hemisfério Sul e da Índia a maior democracia do mundo. Em 2023, a Índia preside o G-20 e deverá passar essa Presidência para o Brasil. Acreditamos muito que conseguiremos fortalecer uma agenda entre os Parlamentares bastante ajustada ao propósito dessas duas Presidências, mantendo viva a nossa diplomacia parlamentar. Isso nada mais é do que seguir o fluxo de amizade e cooperação que sempre nos uniu.
R
Finalizo aqui afirmando que os dois países têm também a aspiração comum de acelerar nosso desenvolvimento econômico para melhorar as condições de vida de nossos povos. Por eles é que seguimos nosso propósito de servir.
Antes de encerrar esta 1ª Reunião - e teremos mais duas em seguida desta -, proponho a dispensa da leitura e a aprovação da ata, que será composta pelas notas taquigráficas e pela lista de presença.
Os Srs. e as Sras. Senadoras que aprovam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovada.
Antes de finalizar, gostaria de saber se o Embaixador quer fazer uso da palavra.
O SR. SURESH REDDY (Tradução por profissional habilitado.) - Obrigado. Muito obrigado, senador. Hoje é, para a Índia, um dia muito importante em nossas relações bilaterais, porque hoje estamos estabelecendo um alicerce muito forte para nossa parceria, uma parceria entre duas grandes democracias, uma parceria repleta de oportunidades infinitas, uma parceria na qual acreditamos que estamos moldando juntos o futuro de uma grande porcentagem da população global. Senador, como duas grandes democracias, falando seriamente, sentados aqui no parlamento, na Câmara, é um privilégio especial para nós, um privilégio especial para mim, como embaixador da Índia. Gostaria de agradecê-lo por me dar esse privilégio aqui. E o senhor se referiu ao período da pandemia. Foi também um período realmente desafiador para nós dois, e estamos realmente felizes que, como um verdadeiro amigo do Brasil, a Índia tenha sido capaz de fazer sua parte, de apoiar seus irmãos e irmãs no Brasil. E posso lhe assegurar que a Índia continuará sendo um parceiro confiável e amigo do povo brasileiro.
Nesta ocasião, senador, é um privilégio para mim, mais uma vez, ver nomes os maravilhosos e ilustres que fazem parte do Grupo de Amizade Brasil-Índia e espero trabalhar em estreita colaboração com a associação, com o grupo. E também gostaria de estender o convite aos membros desse grupo, aos ilustres membros, para visitarem a Índia. Como eu disse, ao longo dos últimos anos, muitas mudanças ocorreram na Índia. Hoje, a Índia se tornou a quinta maior economia e estamos agregando quase USD 400 bilhões por ano à nossa economia. E estima-se que devemos nos tornar a terceira maior economia nos próximos cinco anos. Acredito que isso só nos abrirá um mundo maravilhoso de oportunidades para o setor privado de ambos os países, para colaborarem e tornarem-se parceiro nesse processo de grupo. Há muitas áreas em que o Brasil tem sido bem-sucedido e acredito que elas também podem ser modelos maravilhosos para a Índia. Da mesma forma, no campo do desenvolvimento sustentável, acredito que nós dois também podemos ser fortes parceiros um do outro. Estamos falando de segurança alimentar, novamente, senador, essa é uma área muito importante no campo da agricultura.
R
No campo da criação de animais. E estamos ansiosos para, mais uma vez, fortalecer nossa parceria também na área de laticínios. E, senador, há pouco estávamos discutindo também sobre os desafios da mudança climática e do meio ambiente. E é nesse ponto que a Índia e o Brasil têm sido fortes parceiros, globalmente, nas discussões relacionadas à mudança climática. E estamos ansiosos para, mais uma vez, trabalharmos juntos com o Brasil nesse desafio que é, como dizemos, um desafio comum, mas um desafio no qual todos nós compartilhamos uma folha diferente de responsabilidade. Muito obrigado! Mais uma vez, obrigado por me dar essa oportunidade, por favor, senador.
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Cumprida a finalidade desta sessão, declaro encerrada a reunião, informando que está criado o Grupo Parlamentar Brasil-Índia da 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura.
Informo que teremos um intervalo de três minutos. Após, abriremos a reunião do próximo grupo parlamentar a ser instalado.
Muito obrigado.
(Iniciada às 14 horas e 47 minutos, a reunião é encerrada às 14 horas e 57 minutos.)