20/03/2024 - 2ª - Grupo Parlamentar Brasil - Reino da Arábia Saudita

Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT. Fala da Presidência.) - Bom dia a todos.
Declaro aberta a 2ª Reunião de 2024 do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita, instituído pela Resolução do Senado Federal nº 3, de 2018, cuja pauta destina-se a: item 1, apresentação do plano de trabalho para o ano 2024.
Até o momento, este grupo parlamentar conta com a adesão de 23 Senadores e 18 Deputados Federais. Aos Parlamentares que desejarem compor o grupo, informo que há termos de adesão disponíveis com a Secretaria desta reunião e também podem ser baixados na página do grupo parlamentar no site do Senado Federal.
Eu cumprimento aqui o Senador Esperidião Amin e também o nosso companheiro Deputado Edinho Bez, que é o relações institucionais da nossa Frenlogi. Está presente aqui também conosco a jornalista Edina, do site VG Notícias, a nossa companheira jornalista do site VG Notícias presente aqui conosco. Cumprimento todos os assessores aqui.
Agora quero dizer, principalmente como proponente, o nosso primeiro item, que é o plano de trabalho do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Reino da Arábia Saudita.
Eu vou passar para o Senador Esperidião Amin, porque, em conversa anterior, o Senador queria sugerir também aqui algo para o plano de trabalho. Eu passo a palavra porque ele pode também fazer os comentários iniciais e fazer a sua sugestão, que eu quero já incorporar também na proposta do plano de trabalho.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC. Pela ordem.) - Presidente, eu já li e concordo com a linha geral do plano de trabalho. Acho que há pouco a acrescentar. Apenas para tornar mais objetiva e mais prática a participação de todos nós, eu sugeri e apresentei ao seu assessor, o Fernando, um acréscimo. Apresentei um acréscimo ao primeiro item. Quando falam em relações econômicas, nós vamos focalizar exatamente, prioritariamente, as relações econômicas entre o Brasil e a Arábia Saudita. Eu pedi que esta Comissão publicizasse os dados, as estatísticas sobre comércio exterior, seja importação ou exportação, ranqueando os principais atores e com uma atualização trimestral permitindo que a gente acompanhe, e todos tenham acesso trimestralmente, por exemplo, quanto é que nós estamos importando "pratrasmente" e "prafrentemente", como diria o Odorico Paraguaçu, os fertilizantes, por exemplo.
R
Acho que essa é uma questão crucial para a agricultura brasileira, que é gravemente dependente deste insumo, não é? E também quem são os nossos VIPs em matéria de exportação, para estudarem um desenho do aspecto econômico das nossas relações. Claro que não são somente estas, mas são, em termos práticos, aquilo que de mais importante o Brasil e Arábia Saudita podem objetivar, é um incremento de relações, entre estas, as relações comerciais.
Eu já dei para ele uma redação básica - ele pode aprimorar - mas o sentido é esse. Acho que é uma deficiência dos grupos parlamentares não manter atualizada esta relação tão sensível quanto é a relação comercial. No mais, concordo integralmente com o plano de trabalho.
Obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Perfeito, Senador Esperidião Amin, o nosso Secretário do grupo.
Eu vou ler aqui, porque, na obrigação e compromisso. Já está incorporada, então, a sugestão que eu também leio aqui, a sugestão do Senador Esperidião Amin, que acrescenta a Emenda A1 ao item 1, das audiências públicas: "A1) Acompanhar os números referentes às relações comerciais, ranqueando os principais atores e publicizando as informações trimestralmente".
Então, agora eu vou passar à leitura:
Esta proposta refere-se às atividades a serem desenvolvidas ao longo de 2024 pelo Grupo Parlamentar de Amizade Brasil - Reino da Arábia Saudita. O calendário será decidido com os Srs. Parlamentares
Principais atribuições do grupo e iniciativas relacionadas.
De acordo com o art. 1º da Resolução nº 3 de 2018, o grupo parlamentar de amizade tem por objetivo incentivar e desenvolver as relações entre as Casas Legislativas da República Federativa do Brasil e do Reino da Arábia Saudita.
Essa cooperação entre os dois Parlamentos, de acordo com o art. 3º da Resolução nº 3, de 2018, será realizada por:
I - visitas parlamentares;
II - seminários, simpósios, debates, conferências, estudos e encontros de natureza política, jurídica, social, tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional, econômica e financeira, indispensáveis à análise, à compreensão, ao encaminhamento e à solução de problemas;
III - intercâmbio de experiências parlamentares;
IV - outras atividades compatíveis com os objetivos do grupo parlamentar.
Acrescente-se, que, de acordo com o parágrafo único da referida resolução, o grupo parlamentar poderá manter relações culturais e de intercâmbio, bem como de cooperação técnica com entidades nacionais e estrangeiras.
Quanto ao plano de trabalho do grupo referente a 2024, propõe-se as seguintes atividades:
1. Audiências públicas
Propõe-se que sejam discutidos os temas afins entre os dois países e as possibilidades de ações conjuntas envolvendo os Parlamentos. A essas atividades podem ser convidados empresários e representantes dos setores produtivos, acadêmicos, diplomatas e a sociedade brasileira em geral.
R
a) As relações comerciais entre Brasil e Arábia Saudita: aspectos estratégicos dessas relações;
b) O fomento às exportações brasileiras para a Arábia Saudita e o Oriente Médio;
c) O agronegócio e a parceria entre Brasil e Arábia Saudita;
d) Perspectivas de segurança e defesa nas relações entre Brasil e Arábia Saudita;
e) Diplomacia parlamentar voltada aos povos árabes e ao Oriente Médio: com isso, as perspectivas;
f) Cooperação técnica entre Brasil e Arábia Saudita: incluindo os desafios e as oportunidades.
2. Reunião com os embaixadores
Propõe-se reuniões de trabalho com o Embaixador do Brasil na Arábia Saudita e com o Embaixador saudita em Brasília para tratar das parcerias estratégicas entre os dois países e o papel da diplomacia parlamentar nesse contexto.
3. Reuniões:
Conselho Shura, órgão consultivo formal do Reino da Arábia Saudita com poder de propor leis ao Rei, a fim de discutir a possibilidade de...
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Inclusive, eu quero nomear, como Secretário também, o Senador Esperidião Amin para traduzir ou me colocar como expressar as palavras que eu não consigo falar em árabe.
Então, eu já pedi para o pessoal sempre colocar para mim aqui como eu devo ler aportuguesado.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - A pronúncia.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - A pronúncia aportuguesada.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Sharia.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - E registro aqui a presença do Deputado José Rocha, do União Brasil, da nossa Bahia.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Na minha ausência, ele é o melhor tradutor, principalmente quando se referir à massari.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - E eu quero confessar...
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - O senhor sabe o que é massari?
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Não.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Dinheiro.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Ele não sabe disso, não. Para o José Rocha, é a única coisa que não é especialidade dele.
Mas eu registro aqui, Deputado José Rocha, meu companheiro aqui de muitos mandatos pelo mesmo partido, o PL...
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Do Nordeste.
E eu o cedi para o União Brasil. Olha que absurdo! Mas ele está aí com toda a sua proteção.
Então, vamos lá.
... a fim de discutir a possibilidade de firmar termo de cooperação técnica em áreas de interesse comum.
SALIC (Companhia Saudita de Investimento Agrícola e Pecuário), para discutir investimentos de interesse em áreas estratégicas como segurança alimentar.
4. Visitas Institucionais
a) Visita da delegação brasileira à Arábia Saudita;
b) Visita das autoridades sauditas ao Brasil, a convite do Grupo Parlamentar.
5. Seminário “Brasil e Arábia Saudita: diplomacia parlamentar e oportunidades de parcerias”
Evento a ser realizado ao fim de 2024, dando-se ampla divulgação e convidando autoridades e conferencistas do Brasil e do exterior.
Claro que nós vamos ter um grande evento, que é a COP. Quem sabe a gente pode, inclusive, tentar aproveitar esse grande evento para fazer também esse seminário. Portanto, aqui não é inflexível a questão da data.
São esses os temas inicialmente propostos. Contamos com as Sras. e os Srs. Parlamentares membros do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Arábia Saudita para sua apreciação.
Senador Wellington Fagundes
Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita.
Como eu disse aqui, esse plano de trabalho não é inflexível. Ele pode receber a contribuição daqueles companheiros que pertencem ao grupo, que fazem parte do grupo.
Então, feitas as considerações, passo, agora, a palavra ao Senador Esperidião Amin, bem como também ao Deputado José Rocha, se quiserem fazer alguma consideração.
Com a palavra, Deputado José Rocha.
R
O SR. JOSÉ ROCHA (UNIÃO - BA. Para expor.) - Primeiro, quero parabenizar o Senador Wellington Fagundes por assumir a Presidência deste grupo parlamentar, que, com certeza, tem uma importância muito grande para estreitar ainda mais as relações entre Brasil e Arábia Saudita, não só no plano legislativo, mas, sobretudo, nas relações comerciais existentes entre os dois países.
Quero cumprimentar o nosso ilustre Governador, Senador Esperidião Amin; meu colega, sempre colega Edinho Bez; e quero dizer - viu, Presidente Wellington? - que estarei aqui inteiramente à disposição para participar dessas tarefas das quais a Comissão haverá de se incumbir - o grupo parlamentar. Conte sempre comigo.
Agora, uma pergunta: nós vamos poder ir a Medina, apesar de não sermos muçulmanos?
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Nem a Meca, nem a Medina.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Todas essas viagens serão coordenadas pelo Senador Esperidião Amin.
Então, como Presidente aqui, eu vou sempre ser obediente às definições do nosso Senador Esperidião Amin, até para que eu não dê nenhum fora, não é Senador?
O SR. JOSÉ ROCHA (UNIÃO - BA) - Com certeza o Senador Esperidião Amin vai conseguir nos levar a Meca, porque eu estive em Medina e não consegui ir a Meca.
Um brasileiro que estava lá conseguiu fraudar, entrar em Meca.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC. Fora do microfone.) - O senhor está me pedindo para fazer uma fraude? (Risos.)
O SR. JOSÉ ROCHA (UNIÃO - BA) - Não, não, estou contando um fato! Estou relatando um fato - estou relatando um fato.
Encontrei, lá em Medina, um brasileiro que estava vindo de Meca. Ele conseguiu passar lá na fronteira, dizendo que era muçulmano. Não exigiram dele nenhuma comprovação.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC. Fora do microfone.) - Na boa-fé.
O SR. JOSÉ ROCHA (UNIÃO - BA) - Ele foi, ficou um dia lá em Meca, depois veio embora ileso de qualquer tipo de punição. Mas não é isso que eu pretendo, Senador Esperidião Amin. Eu pretendo que o senhor consiga que nós possamos ir de uma maneira totalmente...
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC. Fora do microfone.) - Legal.
O SR. JOSÉ ROCHA (UNIÃO - BA) - ... legal e, como é que se diz, pelas vias diplomáticas - totalmente pelas vias diplomáticas.
Obrigado por esse sucesso, Presidente.
Conte comigo aqui no grupo parlamentar.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Muito obrigado, Deputado José Rocha.
Eu queria aqui, de forma bem espontânea e por livre imposição, convidar o nosso companheiro Deputado Edinho Bez para ser o nosso relações institucionais do grupo, com o salário a ser definido no futuro, quando ele criar o instituto de apoio ao grupo parlamentar. Isso é possível, inclusive. Não está na nossa proposição aqui, mas já discutimos isso, Senador Esperidião Amin. Porque, claro, o grupo não é uma pessoa, um CNPJ, mas podemos ter um instituto de apoio, e isso é perfeitamente possível criarmos.
R
Deputado Edinho Bez, eu quero aqui, de forma bem informal, perguntar se V. Exa. - com toda a senhoria de excelência - assume esse compromisso conosco. A gente já conversou, e eu acho que, pela sua experiência, pelo trânsito aqui, inclusive por ser Relações Institucionais da nossa Frenlogi, é perfeitamente compatível esse trabalho. Claro que nós temos aqui o Fernando como, digamos, o chefe do gabinete do bloco, mas que também vai exercer esse papel aqui conosco, ou a nossa equipe de modo geral, porque na verdade o grupo é oficial aqui do Parlamento. Então, tanto do Senado como da Câmara, do Congresso Nacional, a gente pode ter essa atividade, Deputado José Rocha.
E gostaria de pedir, inclusive, também, que V. Exa. pudesse trabalhar essa liderança lá na Câmara dos Deputados. Se V. Exa. se predispusesse, também poderia estar aqui no nosso grupo executivo, como também um dos secretários do grupo, junto com o Senador Esperidião Amin. Eu acho que facilitaria esse trabalho.
E aí eu passo, então... Posso aqui passar a palavra para o Deputado Edinho...
O SR. EDSON BEZ DE OLIVEIRA (Fora do microfone.) - Bom... Primeiro o Zé Rocha.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Primeiro o Deputado...
O SR. JOSÉ ROCHA (UNIÃO - BA) - Eu aceito participar, viu, Presidente? Com muita honra, com muito prazer.
E o Deputado Edinho aproveitar ainda esse momento do petróleo... Com certeza, ele será muito bem recompensado nessa ação, que vai nos ajudar muito.
O SR. EDSON BEZ DE OLIVEIRA - Obrigado, Deputado José Rocha, mas gostaria aqui de enaltecer o trabalho do Senador Wellington Fagundes, com quem nós convivemos por seis mandatos de Deputado Federal, na Câmara dos Deputados; da mesma forma, enaltecer meu amigo Senador Esperidião Amin, com quem estamos aí... Ele mais do que eu, mais de 30 anos na vida política.
E eu faço aqui aquilo com que eu entendo que posso colaborar, pela minha experiência. Então, Senador Wellington Fagundes, aceitarei o convite de fazer este trabalho de relações institucionais do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita, no qual em várias oportunidades inclusive chefiei essas missões. E ainda mais com o Senador Esperidião Amin, um amigo de longa data, de família. E quero dizer que estarei à disposição e farei com muito prazer.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Registro que o Deputado Edinho sempre também trabalhou na busca de que pudéssemos fortalecer o grupo. Então, eu registro aqui também que, a convite já do Embaixador... Ele já está programado, logo passe agora o Ramadã, acho que logo no início do mês próximo, abril, acho que por volta do dia 15, ele já nos convidou para ter lá um jantar, que seria um jantar comemorativo já à posse do grupo, na própria residência da embaixada. Eu já registro aqui o convite a todos do grupo. Vamos oficializar a data.
Mas aqui, então, Deputado José Rocha, eu já quero colocar aqui em apreciação do grupo - já que a V. Exa. se predispôs - e fazer aqui a eleição, a indicação e a eleição de V. Exa. como Segundo-Secretário do Grupo Brasil-Arábia Saudita.
Quero aqui colocar em discussão. (Pausa.)
R
Quem apoia permaneça como está. (Pausa.)
Então, já por aclamação aqui, elegemos o Deputado José Rocha como Segundo-Secretário do grupo. (Palmas.)
Por unanimidade, por aclamação, com as palmas todas que tenha direito.
O SR. JOSÉ ROCHA (UNIÃO - BA) - Agradeço muito o convite do Senador Wellington Fagundes e o apoio de todos os Parlamentares deste grupo. E contem comigo aí para trabalhar.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Eu quero registrar aqui a presença da Sra. Inubia Sfoggia, espero que eu esteja pronunciando corretamente. Ela trabalhou por mais de 20 anos com este grupo parlamentar. Então é uma pessoa que tem muita experiência, ela já se colocou inicialmente como voluntária, mas eu quero aqui também, fazendo parte do nosso plano de trabalho aqui, ou seja, dos nossos objetivos, quem sabe, criar exatamente um instituto de apoio ao grupo parlamentar para que, com isso, a gente possa ter inclusive estrutura financeira mesmo para contratação, por exemplo, de uma secretária-executiva. Não está aqui oficialmente feito o convite, porque dependerá inclusive depois dessas tratativas, mas, Deputado Edinho, gostaria inclusive que já pudesse ser encaminhado, junto aqui, com todos nós aqui. Eu acho que o grupo é o trabalho de quem está principalmente presente, isto aqui exige muito essa busca de estarmos aqui no dia a dia agregando o máximo possível.
Agora, daqui a pouco, todos estão convidados, nós vamos ter um almoço, a meu convite, ali no Bloco Vanguarda, a assessoria está convidando os Parlamentares. Claro, como estamos começando, eu convido aqui, a gente passa lá, só para tirar uma fotografia lá também, Senador Esperidião Amin, ali no bloco. E depois, aqui temos tantas atividades, mas fica aqui já o convite.
Tem mais alguém? Senador Esperidião Amin.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC. Pela ordem.) - A fotografia lá, por que o senhor não faz aqui que tem as bandeiras?
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Faço aqui, perfeitamente.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Eu vou ter que me ausentar e, dependendo da minha hora de retorno, eu participo...
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Perfeito, perfeito.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - ... do almoço, até porque eu exigi culinária árabe.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Pois é, o que vai ser servido lá é exatamente o cardápio exigido pelo Senador Esperidião.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Eu só não posso fazer a cafta no espeto.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Isso, ele queria uma cafta...
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Eu tenho três minutos ainda, eu tenho um compromisso no hospital...
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Mas agora - viu, Senador Esperidião? - a gente tem umas churrasqueirinhas de grelhas. Para a próxima, nós já vamos caprichar, já vai fazer parte do patrimônio do instituto que o Deputado Edinho vai buscar.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Para satisfazer a curiosidade religiosa do José Rocha.
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Senador, Deputado, o Edinho está com a palavra aí.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Para satisfazer a curiosidade dele, eu queria fazer dois comentários. Eu tive o privilégio de visitar a Arábia Saudita seis meses depois do 11 de setembro. Foi uma visita muito auspiciosa, fui muito bem recebido exatamente pela amizade que a Arábia Saudita sempre teve pelo Brasil e pelo momento de tensão que havia em relação à Arábia Saudita. Por quê? Porque o Binladin Group, que eu visitei, era gerido pelo irmão do Osama, Yousef. São 64 irmãos masculinos. É um grupo empresarial com 50 mil empregados; na época, mais do que isso. Eles construíram a Base Aérea de Dhahran, que foi a causa dessa cisão na família, construíram a Mesquita de Medina, onde patentearam 14 sistemas de refrigeração...
R
O senhor chegou a conhecer a Mesquita de Medina? Capacidade para quantas pessoas?
O SR. JOSÉ ROCHA (UNIÃO - BA. Fora do microfone.) - Rapaz, é um negócio...
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Oitocentas mil pessoas. Um ambiente fechado, com 46 graus lá fora. Então, o sistema de refrigeração...
Fizeram a reforma em Meca. Tiveram que alargar a ponte, onde havia acidentes quase todos os anos.
Enfim, é um grupo... No hall, no salão dos passos perdidos do grupo tem umas 20 colunas com bronze indicando a localização e uma pedra de mármore, da cor que você quiser, verde com vermelho, tudo quanto é cor de mármore, com a respectiva localização no deserto e o cálculo da volumetria, ou seja, do volume disponível. Uma empresa extraordinária. E o cônsul do Brasil em Jeddah, que é o grande porto da Arábia Saudita, se chamava Khalil bin Laden, casado com uma maranhense, Isabel Bayma, família tradicional do Maranhão.
De forma que a Arábia Saudita é um país absolutamente fraterno em relação ao Brasil, e isto você atestou lá. Nós temos uma relação não apenas de comércio, mas uma relação esportiva. Você vê que a ascensão da Arábia Saudita no futebol não é coisa pequena. Eles derrotaram a Argentina na última Copa, ou vocês esqueceram? Não é verdade? O número 6 atende pelo nome de Amin, o lateral-esquerdo. Então é uma...
O SR. JOSÉ ROCHA (UNIÃO - BA. Fora do microfone.) - Em homenagem ao nosso Senador.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Não, esse é um nome relativamente comum.
Mas o que eu queria dizer é que este grupo, liderado pelo nosso Presidente, tem um trabalho muito grande a fazer. E eu costumo sempre homenagear a nossa Senadora Tereza Cristina, que, há quatro anos, conseguiu conscientizar o Governo brasileiro da importância dessa relação. Eles são importadores afetuosos, eles gostam da nossa gente. Então, creio que é dentro desse espírito que nós temos que nos comportar aqui, almejando uma relação cada vez mais sólida e diversificada com a Arábia Saudita.
Desculpe-me se eu...
O SR. JOSÉ ROCHA (UNIÃO - BA. Fora do microfone.) - Esse sobrenome Amin... (Falha no áudio.)
(Intervenções fora do microfone.)
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC) - Sabe como é o nome do profeta, do Maomé? (Pausa.)
Abul Al-Qasim Muhammad ibn Abd Allah ibn Abd Al-Muttalib ibn Hashim.
R
O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. PL - MT) - Bom, com mais uma aula do Senador Esperidião Amin, eu quero ler a Ata da 2ª Reunião de 2024.
Vamos tirar a foto aqui.
Suspendo aqui só para a foto e, depois, leio a ata. (Pausa.)
Eu quero convidar os assessores também para passarem lá no bloco e, se for o caso, até almoçarem conosco.
Eu gostaria de agradecer à assessoria do meu gabinete: Fernando Damasceno, Eurípedes de Souza, João Lopes e também Isabela Holanda e, pela Secretaria-Geral da Mesa, a Lilia de Melo Dias, que é Gestora do Núcleo de Premiações, Frentes e Grupos Parlamentares.
Eu gostaria que você me passasse também o nome daqueles que estão trabalhando aqui conosco, dando toda a assessoria.
Eu quero ler aqui a ata da reunião 20 de março, quarta-feira, às 11h30, no plenário nº 6 da Ala Senador Nilo Coelho
"Ata circunstanciada da 2ª Reunião de 2024 do Grupo Parlamentar Brasil - Reino da Arábia Saudita, realizada, em 20 de março de 2024, quarta-feira, às 11h30, no Plenário 6 da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado Federal, com o seguinte resultado: Item 1. Apresentado o plano de trabalho do grupo para o ano 2024. Item 2. Eleito o Deputado Federal José Rocha como Segundo-Secretário [e, ainda, a indicação do Deputado Edinho Bez, que vai fazer as relações institucionais; oficialmente, ainda não o fizemos, porque também isso terá que ser constituído], conforme documentos anexos. Publique-se. Senador Wellington Fagundes, Presidente."
Eu quero mais uma vez aqui registrar que, no nosso trabalho, é fundamental, exatamente, o trabalho da assessoria. Eles é que nos vão dar sempre suporte para isso. Por isso, faço questão, sempre que possível, de registrar, e quero registrar os servidores Walmar Andrade, Marcelo Sebastião, Lilia Dias, Pollyanne Oliveira, Jessica Freire, Vanessa Gonçalves e Wanderson Meneses.
Olha, estão convidados para passar lá no bloco. Não sei se a comida é suficiente para todo mundo, mas, pelo menos, para aqueles que estiveram com mais fome, a gente distribui lá o pão. Vamos fazer a reprodução dos pães!
Então, antes de encerrar aqui esta reunião, eu proponho a dispensa da leitura e a aprovação da ata, que será composta pelas notas taquigráficas e pela lista de presença.
As Sras. e os Srs. Senadores e Deputados que aprovam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Portanto, aprovada.
Cumprida a finalidade, declaro encerrada esta reunião...
Olha, eu convido verdadeiramente aqui a todos vocês: vamos lá no bloco, a gente tira uma foto e vocês, quem puder, almocem também. Eu vou passar lá também, ficar um tempo, não sei quanto, tenho outros tantos compromissos. Mas todos estão convidados, até para conhecer o nosso espaço lá, porque ali também será o espaço em que a gente vai trabalhar toda semana também com o grupo parlamentar.
R
E quero aqui, inclusive, sempre que possível, ouvir as sugestões do pessoal da assessoria, porque com certeza vocês têm mais tempo para pensar do que nós, que ficamos loucos no mundo inteiro aí, não é? (Risos.) E têm mais, digamos, vocação e informação, principalmente como servidores da Casa, um grande trabalho... E agora, na comemoração dos nossos 200 anos do Senado, eu já até pedi para o Fernando e para o Eurípedes, que são dois servidores concursados desta Casa... Não sei como está ainda a programação do Senado, dos 200 anos, mas eu gostaria - e aqui faço oficialmente, Fernando - de fazer um pedido para a gente propor uma sessão especial em homenagem aos servidores da Casa, porque a gente vê muito os comentários lá fora: "O que é que esse povo faz lá? Esse povo trabalha, esse povo não trabalha? Esse povo ganha altos salários". Assim, muitas vezes, é o conceito de todos nós que estamos aqui.
E eu falo pela experiência de já estar aqui com 33 anos de mandato consecutivo: eu garanto para todos que estiverem nos assistindo que aqui tem uma equipe de profissionais dos mais qualificados que eu já encontrei, na vida empresarial privada e em outros órgãos de Governo. Então, são pessoas que se dedicam, muitas vezes aqui trabalhando de madrugada, à noite, varam a noite, e muitas pessoas às vezes não conhecem essa realidade. Portanto, eu entendo que, ao comemorarmos os 200 anos de Senado... Claro, a gente tem que reverenciar todos aqueles que já foram, já passaram, já se aposentaram ou até que já foram para outro plano, mas é claro que aqueles que estão aqui também precisam ser homenageados.
E eu sempre falo, como dizia Ulysses Guimarães, que, se quiserem me homenagear, que o façam enquanto com vida; depois, deixa que Deus cuida da gente. Então, eu sempre acho que uma homenagem é um estímulo a mais para que a gente possa buscar mais energia no sentido do trabalho no dia a dia de todos nós.
Eu quero aqui agradecer ao Joanisval, que é consultor, também, e que nos ajudou aqui a fazer o nosso plano de trabalho.
E, claro, nós vamos aqui depois discutir até o nosso Regimento Interno, a possibilidade da formação desse instituto, para que a gente possa realmente fazer deste grupo aqui um grupo referência. Eu já venho tentando buscar essa formatação, mas principalmente agora com a relação com o atual Embaixador, Faisal - isso mesmo? -, o nosso Embaixador, com todo o grupo da embaixada... Eu queria que pegasse o nome completo para eu registrar, o do Embaixador e o do Secretário. É importante registrar, porque o Embaixador tem feito um bom trabalho, um grande trabalho; esteve aqui quando lançamos o grupo Brasil-Arábia Saudita; já nos convidou, de forma tão gentil, para que estejamos nesse jantar na residência do Embaixador; portanto, estamos tendo aqui toda a deferência por parte do Embaixador e, claro, de todos os servidores da embaixada também.
Por isso, é importante que a gente registre e aqui eu faço... Já falei, às vezes eu peco por não falar a língua, mas o Embaixador Faisal bin Ibrahim Ghulam, que é o novo Embaixador da Arábia Saudita, e também registro aqui o nome do adido da embaixada, o Hamad Alessa, em nome de todos aqueles que trabalham na embaixada.
R
Fica aqui, então, o nosso agradecimento a todos, e encerro.
Nada mais havendo a tratar, encerro, convidando, mais uma vez, para que estejamos lá no Bloco Vanguarda.
(Iniciada às 11 horas e 47 minutos, a reunião é encerrada às 12 horas e 22 minutos.)