10/12/2025 - 1ª - Comenda Ceci Cunha

Horário
O texto a seguir, após ser revisado, fará parte da Ata da reunião.

A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL. Fala da Presidência.) - Em 10 de dezembro de 2025, declaro aberta a 1ª Reunião do Conselho da Comenda Ceci Cunha, instituído pelo ato do Presidente do Senado Federal nº 25, de 2025.
Esta reunião tem como finalidade a apreciação das indicações e escolha das agraciadas da 1ª Edição da Comenda Ceci Cunha, instituída pela Resolução do Senado Federal nº 49, de 2024.
Esta comenda foi criada para agraciar personalidades do sexo feminino que tenham se destacado no exercício da atividade legislativa ou executiva nos âmbitos federal, estadual, distrital ou municipal.
Dentre essas mulheres que guiam e guiaram a administração pública brasileira, merece destaque o nome de Ceci Cunha, mulher, mãe, Deputada Federal por Alagoas, que, lamentavelmente, foi vítima da covardia e da violência política e de gênero, assassinada brutalmente no auge de sua vida, no dia em que seria diplomada Deputada Federal, juntamente com seu marido, seu cunhado e com a mãe de seu cunhado, exatamente por conta de sua brilhante vitória nas eleições de 1998.
A escolha de Ceci Cunha para dar nome a esta premiação não é apenas um reconhecimento ao legado desta alagoana de fibra e valor, mas também um voto de esperança de que as mulheres homenageadas por este prêmio continuem exercendo, de forma brilhante, os seus mandatos e funções públicas, sem que sejam importunadas ou interrompidas pela violência e pela barbárie em suas missões, como, infelizmente, ocorreu com a nossa querida Ceci Cunha.
Por isso, nesta edição inaugural, será concedida a comenda, in memoriam, à própria Ceci Cunha, patrona desta comenda. Esta homenagem póstuma é uma forma de celebrar sua vida, seu exemplo e sua memória.
Neste momento, informo que está aberta a votação para a escolha das agraciadas.
Cada membro do Conselho pode votar em até cinco nomes constantes da cédula de votação. Em caso de empate, compete ao Presidente do Conselho desempatar a votação, por analogia ao Regimento Interno do Senado Federal, art. 89, XI. (Pausa.)
Estamos aqui
Estamos aqui, na sala de reunião, no Plenário do Senado Federal, ao lado da minha querida amiga, e brilhante Senadora, Damares Alves.
Acabei de abrir o Prêmio Ceci Cunha. Esse prêmio tão importante.
Ceci Cunha foi, infelizmente e lamentavelmente, assassinada, porque renovou seu mandato, Senadora Damares - e ela teve uma votação brilhante. Então, como mulher, houve todo esse desatino de quem fez isso com a nossa querida Ceci Cunha, infelizmente.
E a nossa Ceci Cunha é mãe do nosso querido Senador Rodrigo Cunha. Por isso que abracei... Já estava implantado, mas eu abracei, por ser a primeira vez - não é, Senadora Damares? - que nós iremos, efetivamente, indicar as nossas agraciadas.
Então, esse prêmio é para todas as mulheres das áreas legislativa e executiva, de todos os municípios, de todos os estados e do Distrito Federal, para que a gente possa fazer valer o trabalho dessas mulheres, a diferença que elas fazem na nossa sociedade, abrilhantar e reconhecer esse trabalho tão importante da mulher no nosso país como um todo.
E quero dizer, também, a todos, que o nosso querido Senador Rodrigo Cunha indicou uma mulher fantástica - não sei se posso dizer o nome, porque já estou pedindo o voto -, a nossa querida Célia Rocha, que foi Deputada Federal. Foi também Deputada Estadual, mas como Deputada Federal fez toda a diferença no nosso estado.
Então, é com muito prazer - viu amiga? Porque você também vai falar um pouco da sua indicada. É com muito prazer que estamos aqui, e sempre estamos lado a lado, querendo o direito de podermos mostrar a relevância dessas pessoas que fizeram parte da história do Senado e do Brasil.
Dito isso, quero dizer a todos vocês da minha imensa satisfação de poder ser Presidente do Conselho, desta Comissão tão importante, deste projeto e desta Comenda Ceci Cunha, emoção essa que está invadindo o meu coração.
E quero deixar um grande abraço para você, meu Senador Rodrigo Cunha, atualmente, o nosso Vice-Prefeito lá de Maceió. E falar da minha alegria e da minha honra de poder estar aqui - viu Rodrigo? Você sabe o quanto eu te admiro e o quanto que eu amava a sua mãe, porque eu era amiga da sua mãe, viu? Um grande abraço a você e a todos os alagoanos, especialmente à nossa querida Ceci Cunha e, especificamente, à nossa querida Célia Rocha.
Grande abraço a todos.
Minha amiga fale da sua caridade.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) - Eu quero falar porque o Senador não é só dela não, é meu também...
Deixe-me dizer uma coisa, da importância desse prêmio. É a primeira vez que o prêmio vai ser entregue, e o número de mulheres indicadas ao prêmio é impressionante. Está uma briga. Todo mundo quer ganhar esse prêmio, todos os Senadores querem uma mulher contemplada com esse prêmio, porque o nome Ceci Cunha para nós tem uma importância muito grande. Foi o primeiro caso de violência política que a gente pôde registrar no Brasil, assim, concreto, o de Ceci Cunha.
que a gente pode registrar, no Brasil, assim, de forma concreta, foi o de Ceci Cunha.
A Eudócia é de Alagoas, eu sou de Sergipe, eu conheci Ceci, então, para nós duas aqui, é muito importante isso. É muito importante para o nosso Senador Rodrigo também, que agora é o nosso Vice-Prefeito.
A entrega desse prêmio, para nós Parlamentares mulheres, tem uma importância muito grande e vai ser uma honra - e não é só uma honra, é uma emoção. A gente já chorou, a gente já se emocionou, porque todo mundo agora quer ganhar o prêmio Ceci Cunha, porque eu considero que vai ser um dos prêmios mais importantes do país, o mais importante. É a primeira edição e a concorrência está tão grande.
Rodrigo, que Deus te abençoe, que Deus abençoe Alagoas, e que nenhuma mulher seja mais vítima dessa violência política cruel de gênero que acontece no Brasil.
Senadora, eu lhe amo muito, viu?
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Eu também te amo, minha amiga. Estamos juntas.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) - Estamos juntas. Ficou bom?
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Ficou ótimo, melhor do que isso impossível.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) - Deixe-me ver o papel. Cadê? Deixe-me votar.
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - A foto, agora a foto.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) - A foto.
Dani, cadê a minha cola? (Pausa.)
Se der mais de sete... mais de seis, aí teremos aquela conversa com o Davi.
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Então, vamos votar.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) - Dani.
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - A gente vota... Ah, tá. Nessa cédula mesmo. (Pausa.)
Licença, amiga. A Senadora Augusta quer que vote com a mesma. (Pausa.)
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) - Ela pediu, ela acabou fechando em Fontenele. Ela fechou em Fontenele, né? (Pausa.)
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Mas vamos ver o que vai dar aqui, não é isso, amiga?
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) - Aí se der mais de seis, aí a gente vai falar com ele.
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Aí a gente vai falar com o Presidente.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) - É atípico, esse prêmio. Esse é atípico. (Pausa.)
(Intervenções fora do microfone.)
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Senadora Damares é a Eunice Mafalda, não é isso? (Pausa.)
Gesto que reafirma, de modo claro e político, o compromisso do Senado Federal com a valorização da presença feminina na vida pública e com o fortalecimento das vozes das mulheres que aqui legislam. Ademais, a Presidência do Senado incluirá, entre as agraciadas, o nome da Senadora Nilda Gondim, cuja destacada atuação no Parlamento confere exemplaridade à representatividade feminina e honra esta Casa Legislativa.
Coloco em deliberação os seguintes nomes: Célia Maria Barbosa Rocha, Eunice Mafalda Berger Michiles, Leany Barreiro de Sousa Lemos, Linamara Rizzo Battistella, Maria Luiza Fontenele, Ozanilda Gondim Vital do Rego e Sheila Santana de Carvalho.
Em discussão. Está em discussão.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discutir.) - Só para dizer que a D. Eunice Michiles, para mim e para o Leila, tem uma importância muito grande, porque ela está morando em Brasília e foi a primeira Senadora da República. Está, assim, já bem idosa, e a gente ainda vai conceder o prêmio a ela em vida. Então, para nós isso representa muito.
E também a Senadora Nilda Gondim, que foi para todos nós uma grande inspiração. Então, eu estou muito feliz com os
foi para todos nós uma grande inspiração. Então, eu estou muito feliz com os nomes indicados, Senadora Eudócia.
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF. Para discutir.) - Só agradecer e parabenizar as indicadas e as que passaram pelo conselho, agradecer ao Presidente Davi a sensibilidade quanto à importância da indicação desses nomes, e reforçar, como a Damares falou: a Eunice Michiles foi a primeira Senadora a estar na Casa, enfrentou, enfim, um grande desafio de ser a primeira, dentre tantos homens, e nos representa... É muito bacana o que a Damares está falando, em nome da Bancada Feminina, dar essa comenda, agraciar com essa comenda a Eunice Michiles, por todo o trabalho e pelo pioneirismo.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Senador Girão.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para discutir.) - Muito bem.
Só para parabenizar, mais uma vez, essa equipe sensacional aqui, desses que fazem esses prêmios de cultura de paz, de reconhecimento... Eu fico muito feliz em participar e contem com o meu apoio sempre.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Eu queria também agradecer ao nosso Presidente Davi Alcolumbre, por ter sido sensível em relação à questão das mulheres agraciadas e de as Senadoras poderem ter essa oportunidade de indicar e passarem, serem acolhidas as indicações.
Queria ressaltar também a Senadora Ozanilda Gondim Vital do Rêgo, que é mãe do nosso querido Senador Vital do Rêgo. Então, motivo de muita alegria, e queria só ratificar aqui que é Eunice Mafalda Berger Michiles.
Então, gente, é isso.
Vamos dar continuidade aqui, mas, não havendo mais quem queira discutir, está em votação.
Os Parlamentares que concordam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovado. (Palmas.)
(Manifestação da plateia.)
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) - Mas, próximo ano, se Deus quiser...
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Se Deus quiser...
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) - ... ela tinha que ser, assim, tinha que ter algum momento, assim, mais especial ainda, por toda a trajetória. Ela foi a Senadora que mais teve mandatos aqui no Senado...
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Sim...
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) - ... então, ela tem uma história...
Eu fiquei meio que arrasada, nesse processo todo, e, no próximo ano, a gente tem que pensar alguma coisa para homenageá-la e à família, sabe? A família vir aqui, e a gente entregar uma placa...
Fica aqui, tá, gente? É só uma sugestão, que eu acho que quem conviveu com a Senadora Maria do... Eu tive a oportunidade um pouquinho, sabe? Realmente, era uma figura diferente, né? Ela era uma...
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - É. Vai ser uma bênção.
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) - Ela foi muito legal comigo. Eu não posso...
Beijo, gente!
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Beijo, Leila.
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) - Vam'bora! Vamos pra luta!
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Vamos.
É... (Pausa.)
Antes de encerrar, proponho a dispensa da leitura e a aprovação da ata, que será composta pela lista de presença, pelo resultado da reunião e pelas notas taquigráficas.
(Pausa.)
Cumprida a finalidade, declaro encerrada esta reunião.
(Iniciada às 16 horas e 31 minutos, a reunião é encerrada às 17 horas e 07 minutos.)