Dados Pessoais
- Nome civil:
- Jerônimo José Teixeira Júnior
- Data de Nascimento:
- 25/11/1830
- Data de Falecimento:
- 26/12/1892
- Naturalidade:
- Rio de Janeiro (RJ)
Histórico Acadêmico
Curso | Grau | Estabelecimento | Local |
---|---|---|---|
Direito | Superior | Faculdade de Direito de São Paulo | São Paulo |
Profissões
- Advogado
- Servidor Público
Mandatos
Mandato | Início | Fim |
---|---|---|
Deputado Geral - RJ | - | 1870 |
Deputado Provincial - RJ | 1857 | 1860 |
Deputado Geral - RJ | 1861 | 1863 |
Deputado Geral - RJ | 1869 | 1872 |
Deputado Geral - RJ | 1872 | 1873 |
Senador - RJ | 1873 | 1875 |
Senador - RJ | 1877 | 1878 |
Senador - RJ | 1878 | 1881 |
Senador - RJ | 1882 | 1884 |
Senador - RJ | 1885 | 1885 |
Senador - RJ | 1886 | 1889 |
Homenagens
- Era Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial;
- Conselheiro do Imperador, Conselheiro de Estado;
- Cavaleiro da Ordem da Rosa, Comendador da Ordem de Cristo.
Trabalhos publicados
- Teixeira Júnior, Jerônimo José. Incorporação de Bancos. Discurso pronunciado na Câmara dos Deputados em 18 de Maio de 1858. Rio de Janeiro (Biblioteca Nacional).
- Reforma do Estado Servil. Discurso Pronunciado na Câmara dos Deputados, Sessão de 30 de Maio de 1871. Rio de Janeiro, 55 P. Biblioteca Nacional.
- Discussão do voto de graça. Discurso Pronunciado no Senado, Sessão de 25/06/1874. Rio de Janeiro, 1874. 74 P. (Biblioteca Nacional).
- Da formação e índole da sociedade Conjugal. São Paulo, Pap. Liberal, 1850. 106 P. (Stf).
Outras Informações
- Deputado Geral Desde Os 27 Anos.
- Em 1870, quando ainda deputado, trouxe como questão de urgência o problema da emancipação dos escravos, que provocou a renúncia do gabinete presidido pelo Senador Joaquim José Rodrigues Torres (Visconde De Itaboraí).
- A questão servil apoiada por Jerônimo José pressionava por uma medida que modificasse a situação.
- Atuou a favor da Lei, sendo da Comissão de Redação.
- Votou contra a Reforma Eleitoral em 1881.
- Votou a favor da Lei dos Sexagenários, 1885, e da Lei Áurea, 1888.
Fonte: Secretaria-Geral da Mesa, Coordenação de Arquivo e Coordenação de Biblioteca.