Dados Pessoais
- Nome civil:
- Zacharias de Góes e Vasconcellos
- Data de Nascimento:
- 05/11/1815
- Data de Falecimento:
- 28/12/1877
- Naturalidade:
- Valença (BA)
Histórico Acadêmico
Curso | Grau | Estabelecimento | Local |
---|---|---|---|
Secundário | Secundário | Recife | |
Direito | Superior | Faculdade de Direito | Olinda |
Profissões
- Advogado
- Professor(a)
Mandatos
Mandato | Início | Fim |
---|---|---|
Deputado Provincial - BA | - | - |
Presidente de Província - PI | 1845 | 1847 |
Presidente de Província - SE | 1847 | 1849 |
Deputado Geral - SE | 1850 | 1852 |
Presidente de Província - PR | 1853 | 1855 |
Deputado Geral - BA | 1853 | 1856 |
Deputado Geral - PR | 1861 | 1864 |
Senador - BA | 1864 | 1866 |
Senador - BA | 1867 | 1868 |
Senador - BA | 1869 | 1872 |
Senador - BA | 1872 | 1875 |
Senador - BA | 1877 | 1877 |
Trabalhos publicados
- Da natureza e limites do poder moderador. Intr. de Pedro Calmon. Senado Federal, 1878. 206 P. (Coleção Bernardo Pereira de Vasconcelos. Série Estudos Jurídicos, 3)
- Discursos do Sr. Conselheiro Zacharias proferidos no Senado na discussão do voto de graças. Tip. do 'Diário'. 1869. 118 P.
- Questões Políticas. RJ, Tip. da Reforma, 1872. 139 P.
- Reforma Eleitoral; Discursos Proferidos no Senado Por Zacharias de Góes e Vasconcellos. RJ, Tip. do 'Diário', 1876. 88 P.
- Brasil. Leis, Decretos. Legislação sobre a Empresa Funerária e os Cemitérios da Cidade do Rio de Janeiro, compilados por ordem do Provedor da Santa Casa de Misericórdia, Conselheiro Zacharias de Góes E Vasconcellos. RJ, Tip. Da Escola De S. J. Alves, 1879. 203 P.
- Questão de Limites entre a Província do Paraná e a de Santa Catarina, 1857.
- Manifesto do Centro Liberal, 1869.
- Reflexões acerca do Projeto de Estatutos da Faculdade de Direito de Olinda, 1850.
Outras Informações
- Pertenceu à liga Progressista e ao Centro Liberal.
- Embora abolicionista, combateu o Projeto da Lei do Ventre Livre.
- Manteve-se irredutível na defesa Política e Jurídica dos Bispos na questão religiosa.
Fonte: Secretaria-Geral da Mesa, Coordenação de Arquivo e Coordenação de Biblioteca.