Relatório 2018 Header

Balanço de Atividades NMIL - 2015

O Serviço de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico (SEGEPLE) atuou, em 2015, em diversos projetos, além de, rotineiramente, realizar a análise e a adequação das demandas de tecnologia da informação dos vários setores da Secretaria-Geral da Mesa (SGM).

O setor participou do desenvolvimento do Sistema de Protocolo Eletrônico Legislativo, que automatizou o registro do recebimento de processados e auxiliou na logística da movimentação dos processados pelas unidades. Nesse projeto, o SEGEPLE definiu, em contato com os setores da SGM, todas as funcionalidades do sistema, suas telas e as regras de negócio a serem implementadas. Além disso, foi responsável pelos testes e homologação do Protocolo Eletrônico, bem como pelo atendimento aos usuários após a implantação.

A especificação, homologação e lançamento do novo Portal da Atividade Legislativa e do Portal dos Senadores também foram trabalhos desenvolvidos em 2015. Nesse contexto, foram definidas as informações de cada página dos Portais bem como realizados atendimentos especializados aos usuários internos, tendo em vista as diversas demandas e dificuldades que foram identificadas após o lançamento.

O SEGEPLE também atuou na mudança ocorrida em virtude da confecção dos Avulsos e do Diário do Senado Federal diretamente pela Secretaria de Atas e Diários da SGM. A alteração do processo de trabalho, dado o número de áreas envolvidas, bem como algumas dificuldades tecnológicas encontradas, exigiu um trabalho constante do SEGEPLE na compreensão da situação do problema, na sugestão de soluções e na racionalização dos procedimentos utilizados.

Dado o seu papel de integração entre as áreas da SGM e a Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen), o SEGEPLE participa também dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Modernização dos Sistemas Legislativos e Parlamentares, auxiliando nas decisões relativas ao processo legislativo e acompanhando a execução do programa.

Em setembro de 2015, o SEGEPLE apresentou o seu planejamento estratégico para o período de 2015 a 2018, no qual definiu seu Negócio (Modernização tecnológica para a Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal), sua Missão (Gerir e coordenar a modernização tecnológica e o contínuo aperfeiçoamento dos sistemas eletrônicos e dos processos de trabalho da atividade legislativa, para um exercício das funções legislativa e fiscalizadora cada vez mais eficiente e transparente), sua Visão e seus Objetivos Estratégicos, elaborando uma ferramenta fundamental de planejamento e gestão estratégica na forma do seu Mapa Estratégico. Esse processo culminou na transformação do Serviço em Núcleo de Modernização da Informação Legislativa (NMIL), em reconhecimento à importância e à necessidade de estruturação administrativa do setor para corresponder à alçada de suas atribuições. A intenção, a partir deste momento, será aquela assertivamente estabelecida na Visão do novo Núcleo, qual seja: ser reconhecido como ator fundamental na modernização tecnológica e no aperfeiçoamento dos processos de trabalho das atividades legislativas, contribuindo decisivamente para alçar o Senado Federal a um patamar de excelência no cenário da gestão pública e no contexto dos parlamentos eletrônicos no mundo.