Agraciados em 2016

Selecione o ano
Ellen Gracie Northfleet
Ellen Gracie Northfleet

Natural do Rio de Janeiro, é graduada em Direito e especialista em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Começou a carreira de jurista como Procuradora Regional da República, exercendo depois também o cargo de Desembargadora Federal. Foi a primeira mulher a integrar e a presidir o Supremo Tribunal Federal (STF). Participou de importantes tomadas de decisões para a população brasileira, dentre as quais a definição de união civil homoafetiva. Sempre defendeu e lutou por uma maior participação das mulheres brasileiras na vida nacional e no cenário internacional.


Lucia Regina Antony
Lucia Regina Antony

Natural de Manaus, é cirurgiã-dentista e servidora pública municipal. Líder feminista, fundou e presidiu o Comitê de Mulheres da Universidade Federal do Amazonas e a União de Mulheres de Manaus.  Em 1988, participou da fundação e foi eleita Diretora da União Brasileira de Mulheres. Foi vereadora por Manaus em duas legislaturas – 2005/2008 e 2009/2012. Também foi Diretora da Central Única dos Trabalhadores – CUT, Diretora do Sindicato dos Odontólogos e Presidente do SindSaúde do Amazonas.


Luiza Helena de Bairros
Luiza Helena de Bairros

Natural de Porto Alegre, é graduada em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul além de possuir títulos de Mestre em Ciências Sociais (UFBA) e de Doutora em Sociologia (Universidade de Michigan - USA). Mora em Salvador desde 1979, onde atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado – MNU.  Trabalhou em programas das Nações Unidas – ONU contra o racismo em 2001 e em 2005. Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia e Ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial do Brasil, de 2011 a 2014. Trabalha e milita politicamente nas áreas de raça e gênero.


Lya Fett Luft
Lya Fett Luft

Natural de Santa Cruz do Sul, cidade gaúcha de colonização alemã. Formada em Pedagogia e em Letras Anglo-Germânicas pela PUC-RS, é também mestre em Linguistica aplicada e em literatura brasileira e portuguesa. Foi tradutora de literatura em alemão e inglês, abrangendo autores como Thomas Mann, Virgínia Woolf, Hermann Hesse e Günter Grass. Escreveu e publicou mais de 30 livros, entre romances, coletâneas de poemas, crônicas, ensaios e livros infantis. Professora aposentada da UFRS, atualmente é colunista da revista Veja. Em 2001, recebeu o prêmio União Latina de melhor tradução técnica e científica e, em 2013, o Prêmio ABL na categoria Ficção, Romance, Teatro e Conto, pela obra O tigre na sombra.


Marco Aurélio Mello
Marco Aurélio Mello

Natural do Rio de Janeiro, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também concluiu os créditos no mestrado em Direito Privado. Atuou na Justiça do Trabalho e foi nomeado ministro do STF em 1990. Presidiu a Corte de 2001 a 2003 e o Tribunal Superior Eleitoral por três vezes (1996/1997; 2006/2008 e 2013/2014), participando ativamente do processo de informatização das eleições brasileiras. Em 2014, como Presidente do TSE, lançou a campanha publicitária "Mais Mulheres na Política". Ajudou a conceber a ideia publicitária "Todo Poder às Mulheres", defendendo condições que favoreçam a maior participação feminina em todas as instâncias de poder e de atuação na sociedade.