Agraciados em 2019

Selecione o ano
Jurista Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto
Jurista Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto

   Natural de Propriá - SE, Ayres Britto destacou-se como Ministro do Supremo Tribunal Federal, Corte que presidiu no biênio 2012-2014. Autor de importantes obras jurídicas, o ex-Ministro é membro da Academia Sergipana de Letras e também reconhecido como um excelente poeta.


Laissa Polyanna da Silva Vasconcellos (Laissa Guerreira)
Laissa Polyanna da Silva Vasconcellos (Laissa Guerreira)
   Paraibana de Campina Grande, é ativista das causas das pessoas com deficiência, em especial de portadores de Atrofia Muscular Espinhal (AME). Atua na questão dos direitos da mulheres, lutando por uma sociedade mais justa e menos preconceituosa.

Helena Barros Heluy
Helena Barros Heluy
  Nascida em Barão de Grajaú - MA, é atualmente advogada e membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís - MA. Iniciou sua carreira política na juventude e exerceu mandatos como Vereadora  (1997 a 2000) e Deputada Estadual (2001 a  2011).

Ana Benedita de Cerqueira e Silva (Tia Naninha)
Ana Benedita de Cerqueira e Silva
  Natural de Natividade - TO, possui longa tradição familiar na produção artesanal de biscoitos, conhecidos nacionalmente como " Amor Perfeito". A fábrica de biscoitos faz parte do patrimônio histórico da sua cidade. 

Marcia Abrahão Moura
Marcia Abrahão Moura
  Carioca, professora da Universidade de Brasília (UnB) desde 1995, exerceu diversos cargos nessa instituição. Atualmente é Reitora da UnB, sendo a primeira mulher a exercer esse cargo.

Iolanda Ferreira Lima
Iolanda Ferreira Lima
  Acreana de Manoel Urbano, foi a primeira mulher a governar um estado brasileiro, sendo responsável pela  criação da primeira Delegacia especializada no atendimento à mulher.

Maria Gabriela Prado Manssur
Maria Gabriela Prado Manssur
  Paulistana e Promotora de Justiça pelo estado de São Paulo, participa de diversas organizações que atuam no combate à violência contra a mulher. É idealizadora do projeto Movimento pela Mulher, que defende a corrida como forma de empoderamento feminino.

Iracy Ribeiro Mangueira Marques
Iracy Ribeiro Mangueira Marques
  Natural de Aracaju - SE, atualmente é Juíza de Direito. Foi Delegada da Mulher da Polícia Civil de Sergipe, onde também coordenou o Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis.

Hermínia Maria Silveira Azoury
Hermínia Maria Silveira Azoury
  Natural de Boa Nova - BA, é juíza titular da 9ª Vara Criminal de Vila Velha - ES e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Espirito Santo.

Leiliane Rafael da Silva
Leiliane Rafael da Silva
  Nascida em Sertânia - PE, ficou nacionalmente conhecida por ajudar a salvar o motorista de caminhão preso às ferragens após a queda do helicóptero onde estava o jornalista Ricardo Boechat.

Jaceguara Dantas da Silva
Jaceguara Dantas da Silva
  Natural de Guarajá-Mirim - RO, é Procuradora de Justiça do estado do Mato Grosso do Sul. Participa de campanhas em prol da concretização dos direitos fundamentais de mulheres, negros, pessoas com deficiência e população em situação de rua.

Delanira Pereira Gonçalves (Delaninha)
Delanira Pereira Gonçalves (Delaninha)
  Natural de Maracaju - MS, é reconhecida por sua bela e inesquecível voz. Cantando desde os 4 anos de idade, continua se apresentando em shows, programas de televisão e outros eventos.

Maria Lucia Fattorelli
Maria Lucia Fattorelli
  Mineira de Belo Horizonte, foi a primeira mulher presidente do Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal. Atualmente é Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, cumprindo importante papel para o empoderamento social, em especial das mulheres.

Eudésia de Carvalho Vieira (Eudésia Vieira) In Memoriam
Eudésia de Carvalho Vieira (Eudésia Vieira)
  Natural de Santa Rita - PB. Foi professora, jornalista, poetisa, médica, historiadora e uma grande educadora. Merece destaque seu trabalho na Penitenciária Modelo de João Pessoa - PB, onde foi responsável pela criação de uma biblioteca e de uma oficina de marcenaria. Faleceu em 1981, aos 87 anos.

Marielle Francisco da Silva (Marielle Franco) In Memoriam
Marielle Francisco da Silva (Marielle Franco)
  Nascida e crescida em uma favela do Complexo da Maré, subúrbio carioca, foi uma socióloga, política, feminista e defensora dos direitos humanos. Foi executada em 14 de março de 2018.

Margarida Lemos Gonçalves In Memoriam
Margarida Lemos Gonçalves
  Nascida em Vitória - ES. Foi missionária batista, educadora, oradora, conferencista e pesquisadora. Os anos dedicados à educação de muitas vidas a fizeram  referência não só para o Tocantins, mas para todo o Brasil. Faleceu em 2012, aos 85 anos.

Maria Esther Andion Bueno In Memoriam
Maria Esther Andion Bueno
  Natural de São Paulo - SP, é considerada o maior nome feminino do tênis brasileiro. Foi eleita a melhor tenista da América Latina do Século XX. Faleceu em 2018.

Laélia Contreiras Agra de Alcântara In Memoriam
Laélia Contreiras Agra de Alcântara
  Nascida em Salvador - BA, formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro. Foi Senadora e Secretária de Saúde pelo estado do Acre. Faleceu em 2005.

Leide Consuelo Quereza Moreira In Memoriam
Leide Consuelo Quereza Moreira
  Nascida em Franca - SP, foi acometida pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Escreveu três livros de poesia apenas com o movimento dos olhos, auxílio de colaboradores e de uma tabela visual. Faleceu em novembro de 2018.

Heley de Abreu Silva Batista In Memoriam
Heley de Abreu Silva Batista
  Nascida em Montes Claros - MG, foi a professora e alfabetizadora que, em outubro de 2017, ganhou notoriedade ao salvar 25 crianças vítimas de um incêndio criminoso em uma creche na cidade de Janaúba - MG. A professora teve 90% do corpo queimado, o que a levou à morte.

Fabiane Maria de Jesus In Memoriam
Fabiane Maria de Jesus
  Carioca, vítima de fake news que a acusava de praticar rituais com crianças, foi brutalmente assassinada em 2014, no Guarujá - SP.

Abigail Izquierdo Ferreira (Bibi Ferreira) In Memoriam
Abigail Izquierdo Ferreira (Bibi Ferreira)
  Nascida na cidade do Rio de Janeiro, filha do ator  Procópio Ferreira e da bailarina Aída Izquierdo, foi apresentadora, atriz, cantora, compositora e diretora. Sua carreira totalizou mais de 90 anos. Faleceu em 13 de fevereiro de 2019.

Helena Pereira da Siva (Helena Meirelles) In Memoriam
Helena Pereira da Siva (Helena Meirelles)
  Nascida em Campo Grande - MS, foi uma violeira, cantora e compositora brasileira, reconhecida mundialmente por seu talento como tocadora da denominada viola caipira. Faleceu em 2005.

Luzia Alzira Teixeira Soriano (Alzira Soriano) In Memoriam
Luzia Alzira Teixeira Soriano (Alzira Soriano)
   Potiguar, natural de Jardim de Angicos, foi a primeira prefeita eleita no Brasil (Lajes-RN), em 1928, e a primeira mulher a governar uma cidade na América Latina, em uma época em que ainda não era permitido às mulheres sequer votar. Faleceu em 1963.