Agraciados em 2023

Selecione o ano
Ilana Trombka
Ilana Trombka

Diretora-geral do Senado Federal desde 2015 e servidora pública há 25 anos, Ilana Trombka tem seu trabalho marcado por ações efetivas pela equidade de gênero e raça, combate e prevenção ao assédio e luta pela erradicação da violência contra a mulher no cenário público federal


Ilona Szabó
Ilona Szabó

Cientista política especialista em segurança pública e política de drogas, coordenou uma das maiores campanhas de coleta de armas da história do Brasil. É fundadora do Instituto Igarapé e autora do livro "Drogas: as histórias que não te contaram".


Janja da Silva
Janja da Silva

Socióloga, atuou como coordenadora de programas de desenvolvimento sustentável na Itaipu Binacional e assessora de comunicação na Eletrobrás. Filiada ao PT desde os 17 anos, tem uma história de militância política ligada a pautas progressistas.


Nilza Valéria
Nilza Valéria

Jornalista fundadora da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, desenvolve ações de fortalecimento da democracia com foco em mulheres evangélicas. Produz o programa Papo de Crente, que combate fake news e oferece serviços ao público evangélico.


Rosa Weber
Rosa Weber

Presidente do Supremo Tribunal Federal desde setembro de 2022, é a terceira mulher a exercer o comando da mais alta corte do país. Também foi Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministra do Tribunal Superior do Trabalho.


Clara Camarão (in memoriam)
Clara Camarão (in memoriam)

Indígena potiguara nascida no século XVII no Rio Grande do Norte, participou da expulsão dos franceses do Maranhão e liderou em Pernambuco um grupo de guerreiras que ajudou a derrotar os holandeses na Batalha de Tejucupapo e na Batalha dos Guararapes


Glória Maria (in memoriam)
Glória Maria (in memoriam)

Jornalista de destaque por reportagens especiais e coberturas internacionais, foi a primeira repórter a realizar matérias ao vivo e a cores na televisão brasileira e uma das primeiras mulheres negras a atuar no jornalismo televisivo no Brasil.