Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara - Agraciados em 2024
Agraciados em 2024
Selecione o ano
Senador Paulo Paim
Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, foi autor e relator de diversos projetos de lei que contribuíram para o avanço da agenda de direitos humanos no país, incluindo o Estatuto da Pessoa Idosa, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei de Cotas. Foi deputado constituinte e exerce mandato parlamentar de forma ininterrupta desde 1987.
Ministro Silvio Almeida
Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania. Advogado e professor com formação acadêmica em Direito, Filosofia e Economia, é autor de diversos livros, dentre os quais se destaca “Racismo Estrutural”, obra referência sobre a questão racial. É fundador do Instituto Luiz Gama, organização que atua em causas sociais, com ênfase nas questões étnico-raciais e de minorias, para promover a defesa dos direitos humanos.
Prof. Antônio Augusto Cançado Trindade (in memoriam)
Jurista e acadêmico com trabalho amplamente reconhecido na área do Direito Internacional e dos Direitos Humanos. Foi professor emérito da UnB e lecionou por 30 anos no Instituto Rio Branco. Foi juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, nos Países Baixos.
Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC / Recife-PE)
O Instituto Dom Helder Câmara é uma entidade sem fins lucrativos sediada no Recife que tem como objetivo a preservação e divulgação do legado de seu fundador, batalhador incansável na luta pela justiça social e pela solidariedade.
Rafael Régis Azevedo
Rafael é um exemplo de dedicação e compromisso com a causa das doenças raras. Sua atuação incansável tem impactado a vida de milhares de pessoas, assim como é um símbolo de incentivo ao cuidado dessa população vulnerável.