Tipo: Conselho do Senado Federal

Ato de criação: (Resolução do Senado Federal nº19, de 2020.)

Sobre a Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier

A Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier é destinada a agraciar pessoas ou instituições que desenvolvam, no Brasil, ações e atividades relacionadas à caridade e à filantropia.

Sobre Chico Xavier 

Nascido em Uberaba (MG), no dia 2 de abril de 1910, Francisco Cândido Xavier foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo.

Segundo ele próprio, psicografou cerca de 450 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares. Todo esse sucesso, no entanto, não lhe rendeu fortuna, uma vez que sempre cedeu os direitos autorais dos livros para instituições de caridade. Além disso, psicografou aproximadamente 10 mil cartas, sem que recebesse nada do destinatário.

Por essas razões, Chico Xavier foi reconhecido como o maior líder espiritual do Brasil. E por seu forte comportamento altruísta, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1981 e 1982, com mais de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura. Já em 2012, foi eleito "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", em concurso realizado pelo SBT e pela BBC.

O médium morreu aos 92 anos de idade, no dia 30 de junho de 2002, como ele mesmo previu. Segundo parentes próximos, Chico Xavier dizia que iria "desencarnar" em um dia de grande festa para os brasileiros, para que sua partida não causasse tristeza. Naquele dia, o país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol.