Agraciados em 2018

Selecione o ano
Antônio Francisco Teixeira de Melo
Antônio Francisco Teixeira de Melo

  Cordelista norte-rio-grandense nascido aos 21 de outubro de 1949, em Mossoró, Rio Grande do Norte, filho de Francisco Petronilo de Melo e Pêdra Teixeira de Melo, cresceu no bairro da zona sul, Lagoa do Mato, ao qual dedicou um poema antológico.


Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Câmara Brasileira do Livro (CBL)

  Fundada em 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) que completou 70 anos em 2016. É uma instituição que congrega editores, distribuidores, livreiros e porta-a-porta, reunidos em torno de uma causa fundamental: a construção de um país com melhor educação através do livro e da leitura.


Deífilo Gurgel In Memoriam
Deífilo Gurgel

Deífilo Gurgel é um folclorista potiguar, falecido em 2012, aos 84 anos, e que dedicou grande parte de sua vida a preservar e tornar conhecidas, por meio dos estudos, as tradições culturais do Rio Grande do Norte. Nascido em Areia Branca, Deífilo mudou ainda menino para Natal, a fim de estudar, formando-se em Direito. Fascinado pelo folclore, aos 40 anos iniciou seus estudos sobre cultura. Em suas pesquisas, ele se aprofundou nas raízes históricas do povo potiguar, registrando obras  inéditas de alguns autores populares, como "Cavalo Moleque Fogoso, de Fabião das Queimadas, ou mesmo descobrindo artistas populares até então desconhecidos por outros pesquisadores, como é o caso da romanceira Dona Militana e do escultor Xico Santeiro.


JOÃO CARLOS D'ÁVILA PAIXÃO CÔRTES In Memoriam
JOÃO CARLOS D'ÁVILA PAIXÃO CÔRTES

  O famoso radialista e pesquisador da cultura gaúcha João Carlos D'ávila Paixão Côrtes faleceu no último dia 27 de agosto, em Porto Alegre, aos 91 anos. Nascido em Santana do Livramento em 12 de julho de 1927, Paixão Côrtes era agrônomo, mas ficou conhecido como folclorista, considerado a principal referência de promoção e preservação dos costumes gaúchos. Em 1947, ele liderou os estudantes que fundaram o Departamento de Tradições Gaúchas do Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos, na capital, que se tornou a base do movimento tradicionalista.


Museu da Gente Sergipana
Museu da Gente Sergipana

  Inaugurado em 26 de novembro de 2011, o Museu da Gente Sergipana tem perfil etnográfico
com um acervo que proporciona experiências sensoriais e interatividade com manifestações
culturais, paisagens naturais, história, culinária, costumes e tipos humanos através de recursos de
alta tecnologia e de uma abordagem contemporânea e multidisciplinar.


Nelson dos Santos ( Nelson da Rabeca )
Nelson dos Santos ( Nelson da Rabeca )

  Nelson dos Santos, nascido em 1929, em Joaquim Gomes, Alagoas, é compositor, instrumentista e construtor de rabecas autodidata. Até seus 54 anos de idade era cortador de cana nas usinas de Marechal Deodoro, cidade proximo a Maceió, e que ao ver um violino pela televisão, apaixonou-se pelo instrumento e decidiu fazer o seu próprio. Tombado como Patrimônio vivo de Alagoas, 18 de Agosto de 2009. Sua obra abrange vários gêneros da cultura rural nordestina, como baião, xote, marcha, forró.


NILSON RODRIGUES DA FONSECA
NILSON RODRIGUES DA FONSECA

  Nascido em Abadia de Dourados, Minas Gerais, em 1965, foi coordenador e diretor de várias mostras e festivais, entre eles da I Mostra do Cinema Brasileiro de Taguatinga/DF (1985) e do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro por várias edições. Produziu alguns documentários, entre eles "O Caminho das onças" (1997), de Sérgio Sanz, e "Por um mundo sem fome" (2004), de Tânia Quaresma. Em maio de 2005, foi nomeado membro da Diretoria Colegiada da ANCINE, cargo que ocupou até 2008. Em 2010, "dirigiu e produziu a série de TV "Brasil Clássico Caipira"; Em 2011, produziu a série de TV " Impressões do Mundo"; Em 2014, produziu o longa metragem "O Outro Lado Do Paraíso". Em 2016, produziu a série de TV "Impressões do Mundo".


Pedro Baião
Pedro Baião

  Nascido em 06 de setembro de 1990,  no Rio de Janeiro, Pedro Baião cursou Artes Cênicas e integrou o time do Tablado, um conceituado grupo de teatro carioca. Em 2015, ele subiu no palco pela primeira vez durante a peça "#broncadequê", que discutia a inclusão social. Ele é estreante na televisão, mas seu primeiro personagem em novelas já caiu nas graças do público. Aos 28 anos, Pedro Baião é um dos destaques de "O Tempo Não Para" e vem fazendo sucesso com seu bom humor e falas cheias de sarcasmo.

 

 


Romualdo Rosário da Costa (Môa do Katendê) In Memoriam
Romualdo Rosário da Costa (Môa do Katendê)

  Romualdo Rosário da Costa ou Mestre Moa do Katendê nasceu em Salvador (BA) em 29 de outubro de 1954. Conhecido por ser um dos maiores mestres de capoeira do País e ativista na luta dos direitos do povo negro, sempre lutou contra a intolerância, o preconceito e o racismo, além de tentar criar formas diversas para unir os povos. Faleceu aos 63 anos, brutalmente assassinado no dia 8 de outubro de 2018. Ativista cultural, fez parte do movimento que eclodiu em Salvador de valorização da cultura negra e foi referência na defesa das tradições africanas.