Agraciados em 2022

Selecione o ano
Flávio Capitulino
Flávio Capitulino
Nascido em Sousa, alto sertão da Paraíba, foi criado em Campina Grande e mudou-se para Paris aos 17 anos. Restaurador de renome internacional, já trabalhou em obras, por exemplo, de Renoir, Matisse, Van Gogh, Salvador Dalí, Claude Monet, Chagal, Pablo Picasso e Leonardo da Vinci. É o único brasileiro autorizado a cuidar da conservação e restauração do acervo de Pablo Picasso pertencente a Cathérine Hutin, enteada e herdeira do artista. Também possui projetos de incentivo à disseminação da arte e da cultura, além de ministrar aulas e realizar restaurações voluntariamente.

Instituto Inhotim
Instituto Inhotim
Museu de arte contemporânea e jardim botânico, localizado em Brumadinho (MG). Criado em 2006, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, com 140 hectares de visitação, reúne cerca de 700 obras, de mais de 60 artistas, de quase 40 países, exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um jardim botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.

Pedro Machado Mastrobuono
Pedro Machado Mastrobuono
Advogado formado pela PUC-SP, com forte atuação na área de Direitos Autorais, graduou-se também nos cursos de Storia dell’Arte Italiana e de Letteratura Italiana pelo Instituto Italiano di Cultura, órgão ligado ao governo da Itália e Doutor Honoris Causa em Cultura e Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UMFS. Atualmente, é presidente do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e integra diversos conselhos e comissões ligados à cultura no Brasil e em órgãos internacionais.

Milton Nascimento
Milton Nascimento

Cantor, compositor e músico, Milton Nascimento completou 80 anos de idade e 60, de carreira, em 2022. Decidiu encerrar sua carreira de turnês, mas afirma que não deixará de fazer músicas e de cantar. Um dos artistas brasileiros mais consagrados no país e no exterior, Bituca, como também é conhecido, contribuiu para a cultura nacional compondo ou interpretando canções como Travessia; Nada será como antes; Para Lennon e McCartney; Maria Maria; Canção da América; Paula e Bebeto, Coração de Estudante, entre outras.


Yara Tupynambá
Yara Tupynambá

Natural de Montes Claros, é professora titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, onde também já foi diretora. Artista plástica premiada, já participou de mostras e realizou exposições individuais em galerias de vários municípios brasileiros e em grandes centros mundiais de arte como Paris, Nova Iorque e Londres. Autora do livro Muralismo, de 2014, tem 105 painéis e murais espalhados por inúmeras cidades brasileiras e sete murais tombados em novembro de 2009 pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Belo Horizonte.