Agraciados em 2014

Selecione o ano
Francisco José do Nascimento homenageado in memoriam
Francisco José do Nascimento

Conhecido como o "Dragão do Mar" e considerado um expoente na luta abolicionista, foi um pescador símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão. Marcou época ao impedir o comércio de negros nas praias do Ceará. Nasceu em Canoa Quebrada, Aracati-CE. A história registrou seu brado guerreiro: "Não há força bruta neste mundo que faça reabrir o porto ao tráfico negreiro." Em 25 de março de 1884, a província do Ceará libertou seus escravos, quatro anos antes da abolição da escravatura no país. 


Benedito Gonçalves
Benedito Gonçalves

Nasceu em 30 de janeiro de 1954, no Rio de Janeiro-RJ, formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializou-se em Direito Processual Civil. Ministro do STJ a partir de 2008, Presidente da 1ª turma, biênio 2010/2012, Desembargador Federal a partir de 1998 (promoção por merecimento). Na Justiça Federal de 1ª Instância, a partir de 1998, foi Juiz Federal titular da Terceira Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro, Coordenador da Comissão de Instalação de Varas Federais do Foro Regional da Baixada Fluminense, Juiz Federal titular da Décima Sexta Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro, Juiz Federal titular da Vigésima Quinta Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro, Juiz Federal da Vara Única de Campos da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro, Juiz Federal titular da Décima Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Paraná, Juiz Federal titular da Vara Única de Santa Maria da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul. Dentre outras atividades exercidas na magistratura, recebeu várias condecorações, títulos e medalhas. Está sendo indicado para receber a comenda Senador Abdias Nascimento por seus méritos e relevância do trabalho desenvolvido como magistrado, que são reconhecidos desde seu ingresso na magistratura em 1998 e sua nomeação no STJ em 2008, mercê sua competência e conhecimento jurídico. 


Edna Almeida Lourenço
Edna Almeida Lourenço

Pertencente à Comunidade de Tradição Afro Ilesin Lakaye Ogun Ósimole. Normalista de formação, é fundadora e membro da Coordenação do Grupo Força da Raça, militante do movimento negro, Diretora do Instituto Cultural Babá Toloji, membro da Organização da Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas, fundadora da Festa de São Jorge, organizadora do catálogo Caminhos do Axé, idealizadora do Premio Mãe Criadeira e, no momento, é Secretária de Combate ao Racismo do PT de Campinas e região, e assessora do Vereador Carlão do PT.


Gilberto Gil
Gilberto Gil

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu na Bahia, em 26 de junho de 1942. É compositor, cantor, multi-instrumentista, político, escritor, ambientalista e empresário, sendo um dos compositores, escritores e cantores mais respeitados no Brasil e no Mundo. Ganhador de diversos prêmios, em especial os Prêmios Grammy Latino, concedido pelo governo francês, com a Ordem Nacional do Mérito (1997), pela (UNESCO) como "Artista da Paz" (1999), Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Embaixador da ONU para Agricultura e Alimentação e ex-Ministro da Cultura do Brasil (2003-2008), Prêmio Polar de Música do Ano (2004), da Academia Real Sueca de Música, prêmio considerado o Nobel da música popular. Autor de 59 discos e 28 livros.


Martinho da Vila
Martinho da Vila

Martinho José Ferreira nasceu em 12 de fevereiro de 1938, em Duas Barras-RJ, foi criado na Serra dos Pretos Forros e teve como primeira profissão Auxiliar Químico Industrial, curso feito pelo SENAI. Mais tarde, no Exército, tornou-se Escrevente e Contador. Em 1970, tornou-se cantor profissional e logo um dos mais respeitados artistas brasileiros, além de um dos maiores vendedores de disco do Brasil, sendo o primeiro sambista a ultrapassar a marca um milhão de cópias vendidas. Em 1965, passou a dedicar-se à história da Unidos de Vila Isabel e passou a ser chamado de o "da Vila". Por várias vezes, esteve à frente da agremiação da qual é o Presidente de Honra. Os sambas de enredo mais consagrados da escola são de sua autoria. Em seu acervo constam 49 discos, 13 livros e muitos títulos. Ganhador do Grammny Latino, em 2005, pelo CD Brasilatinidade, Martinho foi um dos precursores da aproximação do Brasil com a África – em especial em Angola. Martinho funcionava como um Embaixador informal quando aquele País não possuía representação no Brasil, tendo recebido, por seu trabalho, o título de cidadão angolano.


Milton Gonçalves
Milton Gonçalves

Considerado o maior e mais atuante ator negro da atualidade, com mais de 70 longas-metragens, 80 novelas, programas humorísticos e casos-verdade, entre outras apresentações, além de ter escrito peças teatrais. Consciente das questões raciais e discriminatórias, sempre se coloca como "um negro em movimento", um brasileiro negro que luta pelo direito de igualdade de condições, tratamento e oportunidades para todos. Milton é um cidadão consciente que, política e artisticamente, luta pelos direitos civis do brasileiro, seja ele negro ou não, um militante do movimento negro.


Sílvio Humberto dos Passos Cunha
Sílvio Humberto dos Passos Cunha

Nascido e criado em Salvador/BA, possui o título de Doutorado em Economia, pela Universidade Estadual de Campinas/SP e Mestre em Economia, pela UFBA. É Professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA desde 1993. Foi um dos fundadores e o atual Diretor de Comunicação do Instituto Cultural Steve Biko. Tem experiência nas áreas de Economia, Desenvolvimento Econômico, Políticas Públicas, Ações Afirmativas, Relações Raciais, Relações Internacionais, com foco nas relações Brasil-África. Participou de conferências em Washington D.C. (2008), Moçambique (2008,) Luanda (2006) e África do Sul (2007), da Conferência BIKO30:30. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia.