Agraciados em 2019

Selecione o ano
Carlos Fernando De Carvalho Indicado pelo Senador: Arolde de Oliveira (PSD-RJ)
Carlos Fernando De Carvalho

  Engenheiro, é fundador da Carvalho Hosken S.A., iniciou suas atividades realizando grandes obras públicas por todo o país, atendendo às demandas de um Brasil que começava a crescer. Participou ativamente da construção de Brasília, mais especificamente dos núcleos habitacionais nas cidades-satélites do novo Distrito Federal. No final da década de 60, a Carvalho Hosken voltou-se para o desenvolvimento do Rio de Janeiro, onde realizou empreendimentos comerciais audaciosos para o seu tempo, como o complexo comercial Charle de Gaulle e Orly. Vislumbrando que a zona sul carioca caminhava em direção à Barra da Tijuca, no final dos anos 70 e durante todo os anos 80, planejou o desenvolvimento daquela região.


Benjamin Steinbruch Indicado pelo Senador Eduardo Gomes (MDB-TO):
Benjamin Steinbruch

  Nascido no Rio de Janeiro é um notório banqueiro e empresário brasileiro. Após iniciar nos negócios da família como vendedor de tecidos, o empresário fundou o Banco Fibra, a Equity Brasil e o Grupo Vicunha, atualmente o maior grupo têxtil da América Latina. Na década de 90, liderou consórcios empresariais que adquiriram a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Vale do Rio Doce.


Genésio Moisés Spillere Indicado pelo Senador Esperidião Amin (PP-SC):
Genésio Moisés Spillere

  Empresário do setor metal mecânico, tem uma longa dedicação para a Região Carbonífera, no sul de Santa Catarina. Além de exercer mandatos de vereador e de prefeito do Município de Nova Veneza, o empresário é reconhecido por seus feitos como voluntário: foi fundador da APAE do Município e presidente do Caep, quando foi responsável pela construção do Santuário do Caravaggio, local de peregrinação de milhares de fiéis. É um importante empresário Catarinense, exemplo de dedicação e responsabilidade com o social. Recentemente, recebeu a Comenda do Legislativo, maior homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


João Gonçalves Filho Indicado pelo Senador Marcos Rogério (DEM – RO):
João Gonçalves Filho

  Atua no ramo supermercados e frigoríficos há 42 anos no estado de Rondônia, onde emprega mais de 6.000 (seis mil) pessoas. O empresário possui grande habilidade em transmitir conhecimento e enorme competência para mobilizar e motivar pessoas em processos de mudanças e para analisar e administrar atividades empresarias. Com amplo conhecimento do ramo atacadista e varejista de frigoríficos e supermercados, mercado de carnes e pecuária bovina de corte, o empresário tem se dedicado e contribuído com o desenvolvimento econômico do estado de Rondônia.


Jocélio Costa Barbosa Indicado pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB – PB):
Jocélio Costa Barbosa

  É proprietário do famoso “Bar do Cuscuz”, maior empresa do ramo alimentício e referencial turístico e econômico da Paraíba, com unidades em João Pessoa e Campina Grande. Com início de forma familiar em 1973, e mesmo sendo o maior do ramo no Estado da Paraíba, ainda encontra-se em plena expansão. Já há, por exemplo, a previsão de abertura de novos restaurantes em 10 Estados e no Distrito Federal, o que comprova o esforço e a vocação de Jocélio em contribuir com a geração de empregos, o aquecimento da economia e o progresso do país, mesmo diante das notórias adversidades do mercado, a alta carga tributária suportada pelo setor e demais crises ocorridas nesse período, sem qualquer ajuda governamental.


Josué Christiano Gomes da Silva Indicado pela Senadora Zenaide Maia (PROS – RN):
Josué Christiano Gomes da Silva

  É o presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas – COTEMINAS, empresa do setor industrial que se destaca na promoção do crescimento social e econômico do País. É líder no seu segmento, com unidades industriais em diversos estados da federação e em países do continente americano. O empresário já recebeu várias homenagens por sua atuação no setor industrial brasileiro, que contribui de forma relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do País


Sae Joo Chang Indicado pelo Senador Cid Gomes (PDT-CE):
Sae Joo Chang

  É o CEO da Dongkuk Steel Group, maior compradora mundial de placas de aço e acionista com expressiva participação na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Com investimentos da ordem de U$ 5.4 bilhões, a CSP integra o Complexo Industrial e Portuário de Pecém (CE), dentro da primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) brasileira. A usina, uma das mais modernas do Brasil, possui excelente Programa de Educação Ambiental, com o desenvolvimento de tecnologia limpa e com diretriz voltada à sustentabilidade em todos os seus aspectos: ambiental, social e econômica. Atualmente, a CSP tem capacidade instalada de 3 milhões de toneladas de placas de aço/ano.