Projeto de Lei n° 2387, de 2023

Autoria: Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL/SP)

Autoria: Câmara dos Deputados

Nº na Câmara dos Deputados: PL 2387/2023

Assunto: Política Social > Educação > Educação Básica

Ementa: Altera a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, para incluir os professores da educação infantil como profissionais do magistério, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para definir professores da educação infantil.

O que é
A proposta inclui os professores da educação infantil como profissionais do magistério. A proposta também define quem são os professores da educação infantil para fins de enquadramento na carreira do magistério.
O que diz o autor
A proposta reconhece a importância dos professores da educação infantil, incluindo-os como profissionais do magistério. A medida estabelece que esses profissionais devem ser enquadrados na carreira do magistério, desde que exerçam função docente, atuem diretamente com as crianças e tenham a formação exigida, com aprovação em concurso público.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Tramitação encerrada Aguardando sanção

Decisão:
Aprovada pelo Plenário
Destino:
À sanção
Prazo aberto
Veto ou Sanção de Projeto de Lei - De 15/12/2025 a 06/01/2026
Último local:
11/12/2025 - Secretaria de Expediente
Último estado:
12/12/2025 - REMETIDA À SANÇÃO

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Resultado apurado em 2025-12-24 às 02:09

Identificação:
PL 2387/2023
Autor:
Câmara dos Deputados
Data:
03/02/2025
Descrição/Ementa
Altera a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, para incluir os professores da educação infantil como profissionais do magistério, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para definir professores da educação infantil.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 2387/2023, proveniente da Câmara dos Deputados. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
03/02/2025
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 2387/2023, proveniente da Câmara dos Deputados. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Relatório Legislativo
Autor:
Senadora Leila Barros (PDT/DF)
Data:
03/10/2025
Descrição/Ementa
Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei n° 2387, de 2023, que Altera a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, para incluir os professores da educação infantil como profissionais do magistério, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para definir professores da educação infantil.
Local:
Comissão de Assuntos Econômicos
Ação Legislativa:
A relatora, senadora Leila Barros, apresentou relatório favorável ao projeto. | Veja a tramitação
Identificação:
Relatório Legislativo
Autor:
Senadora Leila Barros (PDT/DF)
Data:
08/10/2025
Descrição/Ementa
pela aprovação do PL 2387/23
Local:
Comissão de Assuntos Econômicos
Ação Legislativa:
A relatora, senadora Leila Barros, apresentou relatório reformulado, favorável ao projeto. | Veja a tramitação
Identificação:
Relatório Legislativo
Autor:
Senadora Leila Barros (PDT/DF)
Data:
22/10/2025
Descrição/Ementa
pela aprovação do PL 2387/2023, com emenda de redação
Local:
Comissão de Assuntos Econômicos
Ação Legislativa:
A relatora, senadora Leila Barros, apresentou relatório reformulado, favorável ao projeto, com a Emenda nº 1. | Veja a tramitação
Identificação:
P.S 60/2025 - CAE
Autor:
Comissão de Assuntos Econômicos, Senadora Leila Barros (PDT/DF)
Data:
22/10/2025
Descrição/Ementa
pela aprovação do PL 2387/2023, com emenda de redação
Local:
Comissão de Assuntos Econômicos
Ação Legislativa:
Em reunião realizada nesta data, a comissão aprova o relatório da senadora Leila Barros, que passa a constituir o parecer da CAE, favorável ao projeto, com a Emendas nº 1-CAE. Anexado o parecer da comissão. A matéria vai à CE. | Veja a tramitação
Identificação:
P.S 60-A/2025 - CAE
Autor:
Comissão de Assuntos Econômicos, Senadora Leila Barros (PDT/DF)
Data:
22/10/2025
Descrição/Ementa
pela aprovação do PL 2387/2023, com emenda de redação
Local:
Comissão de Assuntos Econômicos
Identificação:
Relatório Legislativo
Autor:
Senadora Professora Dorinha Seabra (UNIÃO/TO)
Data:
04/12/2025
Descrição/Ementa
Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, sobre o Projeto de Lei n° 2387, de 2023, que Altera a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, para incluir os professores da educação infantil como profissionais do magistério, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para definir professores da educação infantil.
Local:
Comissão de Educação e Cultura
Ação Legislativa:
Recebido o relatório da Senadora Professora Dorinha Seabra, com voto pela aprovação do projeto, com a Emenda nº 1-CAE. | Veja a tramitação
Identificação:
P.S 62/2025 - CE
Autor:
Comissão de Educação e Cultura
Data:
09/12/2025
Descrição/Ementa
Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, sobre o Projeto de Lei n° 2387, de 2023, que Altera a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, para incluir os professores da educação infantil como profissionais do magistério, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para definir professores da educação infantil.
Local:
Comissão de Educação e Cultura
Ação Legislativa:
Em reunião realizada em 09/12/2025, a Comissão de Educação e Cultura aprova o Relatório, que passa a constituir o Parecer da CE, favorável ao Projeto, com a Emenda nº 1 – CAE/CE. Aprovado também requerimento de urgência para a matéria. ... | Veja a tramitação
Identificação:
P.S 190/2025 - PLEN
Autor:
Comissão Diretora do Senado Federal
Data:
10/12/2025
Descrição/Ementa
Parecer nº 190, de 2025-Plen/SF (Redação Final).
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
(Sessão Deliberativa Ordinária de 10 de dezembro de 2025) Aprovado o Requerimento nº 53, de 2025, de iniciativa da Comissão de Educação e Cultura, por meio do qual se solicita urgência para a matéria. Encerrada a discussão da matéria... | Veja a tramitação
Identificação:
REQ 51/2025 - CAE
Autor:
Senadora Leila Barros (PDT/DF)
Data:
12/08/2025
Descrição/Ementa
Requer a realização de audiência pública pra instruir oPL 2387/2023
Local:
Comissão de Assuntos Econômicos
Ação Legislativa:
Aprovado REQ 51/2025, de audiência pública para instrução da matéria. | Veja a tramitação
Identificação:
REQ 53/2025 - CE
Autor:
Comissão de Educação e Cultura
Data:
09/12/2025
Descrição/Ementa
Requer, nos termos dos arts. 336, II, e 338, IV, do Regimento Interno do Senado Federal, urgência para o PL 2387/2023, que “altera a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, para incluir os professores da educação infantil como profissionais do magistério, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para definir professores da educação infantil”.
Local:
Comissão de Educação e Cultura
Ação Legislativa:
Em reunião realizada em 09/12/2025, a Comissão de Educação e Cultura aprova o Relatório, que passa a constituir o Parecer da CE, favorável ao Projeto, com a Emenda nº 1 – CAE/CE. Aprovado também requerimento de urgência para a matéria. ... | Veja a tramitação
Identificação:
Ofício
Autor:
Câmara Municipal de Campinas - SP
Data:
07/03/2025
Descrição/Ementa
ENCAMINHA MOÇÃO Nº 19/2025, MOÇÃO DE APELO AO SENADO FEDERAL PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2.387/2023. QUE ALTERA O ART. 2º , § DA LEI 11738/2008.
Identificação:
Ofício
Autor:
Câmara Municipal de Jundiaí - SP
Data:
07/03/2025
Descrição/Ementa
MOÇÃO DE APELO AO SENADO FEDERAL PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2.387/2023, QUE ALTERA O ART. 2º ,§2º DA LEI Nº 11.738/2008 (PISO DO MAGISTÉRIO) PARA INCLUIR OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO E AO ART. 61 DA LEI Nº 9.394/1996 ( LDB) PARA DEFINIR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Identificação:
Ofício
Autor:
Câmara Municipal
Data:
13/03/2025
Descrição/Ementa
OFÍCIO Nº 204/2025 - MOÇÃO DE APELO PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2387/2023 QUE INCLUI OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO.
Identificação:
Ofício
Autor:
Câmara Municipal de Valinhos - SP
Data:
18/03/2025
Descrição/Ementa
Moção de Apoio ao Congresso Nacional para aprovação do PL n.º 2.387/23
Identificação:
Listagem ou relatório descritivo
Autor:
Comissão de Assuntos Econômicos
Data:
22/10/2025
Descrição/Ementa
Listagem ou relatório descritivo-Lista de Presença da reunião da 33ª Reunião CAE
Local:
Comissão de Assuntos Econômicos
Identificação:
Listagem ou relatório descritivo
Autor:
Comissão de Educação e Cultura
Data:
09/12/2025
Descrição/Ementa
Listagem ou relatório descritivo-Lista de Presença da reunião da 57ª Reunião CE
Local:
Comissão de Educação e Cultura
Identificação:
Minuta
Autor:
Senado Federal
Data:
11/12/2025
Local:
Secretaria de Expediente
Ação Legislativa:
Anexado o texto revisado. | Veja a tramitação
Identificação:
OFSF 1296/2025
Autor:
Primeiro-Secretário do Senado Federal
Data:
12/12/2025
Descrição/Ementa
Comunica à Câmara dos Deputados o encaminhamento à Presidência da República do Projeto de Lei n° 2387, de 2023.
Local:
Comissão Diretora do Senado Federal
Ação Legislativa:
Remetido Ofício SF n.º 1296 de 2025, ao Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados, comunicando que o Projeto foi encaminhado à sanção presidencial. | Veja a tramitação
Identificação:
MPSF 314/2025
Autor:
Presidente do Senado Federal
Data:
15/12/2025
Descrição/Ementa
Encaminha à sanção o Projeto de Lei n° 2387, de 2023.
Local:
Comissão Diretora do Senado Federal
Ação Legislativa:
Recebido pela Casa Civil, em 15/12/2025 às 07:39:36, Ofício SF nº 1295, de 2025, ao Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, pelo qual se encaminhou a Mensagem SF nº 314, de 2025, ao Presidente da República, su... | Veja a tramitação
Identificação:
OFSF 1295/2025
Autor:
Primeiro-Secretário do Senado Federal
Data:
15/12/2025
Descrição/Ementa
Encaminha a Mensagem da Presidência do Senado Federal submetendo à sanção presidencial autógrafo do Projeto de Lei n° 2387, de 2023.
Local:
Comissão Diretora do Senado Federal
Ação Legislativa:
Recebido pela Casa Civil, em 15/12/2025 às 07:39:36, Ofício SF nº 1295, de 2025, ao Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, pelo qual se encaminhou a Mensagem SF nº 314, de 2025, ao Presidente da República, su... | Veja a tramitação
Identificação:
Autógrafo - PL 2387/2023
Autor:
Senado Federal
Data:
15/12/2025
Descrição/Ementa
Altera a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, para incluir os professores da educação infantil como profissionais do magistério, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para definir professores da educação infantil.
Local:
Secretaria de Expediente
Ação Legislativa:
Recebido pela Casa Civil, em 15/12/2025 às 07:39:36, Ofício SF nº 1295, de 2025, ao Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, pelo qual se encaminhou a Mensagem SF nº 314, de 2025, ao Presidente da República, su... | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
10/12/2025 Publicado no DSF Páginas 225-232 - DSF nº 212
Em reunião realizada em 09/12/2025, a Comissão de Educação e Cultura aprova o Relatório, que passa a constituir o Parecer da CE, favorável ao Projeto, com a Emenda nº 1 – CAE/CE. Aprovado também requerimento de urgência para a matéria.
À SLSF
23/10/2025 Publicado no DSF Páginas 1177-1186 - DSF nº 179
Em reunião realizada nesta data, a comissão aprova o relatório da senadora Leila Barros, que passa a constituir o parecer da CAE, favorável ao projeto, com a Emendas nº 1-CAE.
Anexado o parecer da comissão.
A matéria vai à CE.
06/05/2025 Publicado no DSF Páginas 29 - DSF nº 66
A presente matéria vai à CAE e, na sequência, à CE.
04/02/2025 Publicado no DSF Páginas 106-110 - DSF nº 5
Autuado o Projeto de Lei nº 2387/2023, proveniente da Câmara dos Deputados. O projeto vai à publicação.
Identificação Autor Data de apresentação Turno Histórico de deliberação
EMENDA 1 / CAE / CE - PL 2387/2023 Senadora Leila Barros (PDT/DF) 22/10/2025 Único Aprovada - SF-CAE - 22/10/2025, Aprovada - SF-CE - 09/12/2025

Tramitação encerrada
Despacho:
05/05/2025
Motivação:
Decisão da Presidência
Providências legislativas:
  • Análise - Tramitação sucessiva, Instrução da matéria
  • Análise - Tramitação sucessiva, Instrução da matéria
    • SF-CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
    • SF-CE - Comissão de Educação e Cultura
Relatoria:
CAE - (Comissão de Assuntos Econômicos):
  • Senadora Leila Barros (encerrado em 22/10/2025 - Deliberação da matéria)
CE - (Comissão de Educação e Cultura):
  • Senadora Professora Dorinha Seabra (encerrado em 09/12/2025 - Deliberação da matéria)
Prazos:
10/12/2025 - 10/12/2025: Apresentação de Emendas a projeto que obteve parecer favorável da Comissão (Art. 235, II, "d", do RISF)
Situação do prazo: Encerrado (Matéria aprovada na Sessão Deliberativa Ordinária de 10/12/2025.)
15/12/2025 - 06/01/2026: Veto ou Sanção de Projeto de Lei (Art. 66, § 1º da Constituição Federal)
Situação do prazo: Vigente
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, CRITERIOS, DEFINIÇÃO, PROFESSOR, EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO, QUALIFICAÇÃO, MAGISTERIO
Observações:
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LEI DARCY RIBEIRO
Inclusões em Ordem
do Dia:
Em 10/12/2025 - - (Apreciado)
15/12/2025
SF-SEXPE - Secretaria de Expediente
Ação:
Recebido pela Casa Civil, em 15/12/2025 às 07:39:36, Ofício SF nº 1295, de 2025, ao Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, pelo qual se encaminhou a Mensagem SF nº 314, de 2025, ao Presidente da República, submetendo à sanção presidencial autógrafo do Projeto. Recebido no destino em 15/12/2025 às 07:39:36.
MPSF 314/2025
OFSF 1295/2025
Autógrafo - PL 2387/2023
12/12/2025
SF-SEXPE - Secretaria de Expediente
Ação:
Remetido Ofício SF n.º 1296 de 2025, ao Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados, comunicando que o Projeto foi encaminhado à sanção presidencial.
OFSF 1296/2025
12/12/2025
SF-SEXPE - Secretaria de Expediente
Situação:
REMETIDA À SANÇÃO
Ação:
Remetido eletronicamente, em 12/12/2025 às 19:26, o Ofício SF nº 1.295, de 2025, ao Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, pelo qual se encaminhou a Mensagem SF nº 314/25 ao Presidente da República, submetendo à sanção presidencial autógrafo do Projeto de Lei n° 2.387, de 2023.
11/12/2025
SF-SEXPE - Secretaria de Expediente
Ação:
Anexado o texto revisado.
Minuta
10/12/2025
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
APROVADA
Ação:
(Sessão Deliberativa Ordinária de 10 de dezembro de 2025)
Aprovado o Requerimento nº 53, de 2025, de iniciativa da Comissão de Educação e Cultura, por meio do qual se solicita urgência para a matéria.
Encerrada a discussão da matéria.
Aprovado o projeto, com a Emenda nº 1 (de redação).
Encaminhado à publicação o Parecer nº 190, de 2025-Plen/SF, da Comissão Diretora, a qual apresenta a redação final da matéria.
Aprovada a redação final.
A matéria vai à sanção.
Será feita a devida comunicação à Câmara dos Deputados.
P.S 190/2025 - PLEN
09/12/2025
PLEN - Plenário do Senado Federal
Ação:
Prazo: Apresentação de Emendas a projeto que obteve parecer favorável da Comissão (Art. 235, II, "d", do RISF). De 10/12/2025 a 16/12/2025. Perante a Mesa.
09/12/2025
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO RECEBIMENTO DE EMENDAS PERANTE A MESA
Ação:
Encaminhado à publicação o Requerimento nº 53, de 2025, da Comissão de Educação e Cultura, que solicita urgência para o Projeto de Lei nº 2.387, de 2025, nos termos do art. 336, II, combinado com o art. 338, IV, ambos do Regimento Interno. O Requerimento será incluído em Ordem do Dia, oportunamente.
Concluída a instrução do Projeto de Lei nº 2.387, de 2025, fica aberto o prazo de cinco dias úteis para recebimento de emendas, nos termos do art. 235, II, "d", do Regimento Interno.
09/12/2025
CE - Comissão de Educação e Cultura
Ação:
Encerrada a relatoria da Senadora Professora Dorinha Seabra por deliberação da matéria.
09/12/2025
CE - Comissão de Educação e Cultura
Situação:
APROVADO PARECER NA COMISSÃO
Ação:
Em reunião realizada em 09/12/2025, a Comissão de Educação e Cultura aprova o Relatório, que passa a constituir o Parecer da CE, favorável ao Projeto, com a Emenda nº 1 – CAE/CE. Aprovado também requerimento de urgência para a matéria.
À SLSF
Publicado no DSF Páginas 225-232 - DSF nº 212
REQ 53/2025 - CE
P.S 62/2025 - CE
05/12/2025
CE - Comissão de Educação e Cultura
Situação:
INCLUÍDA NA PAUTA DA REUNIÃO
Ação:
Matéria constante da Pauta da 57ª Reunião da Comissão de Educação e Cultura, agendada para o dia 09/12/2025.
04/12/2025
CE - Comissão de Educação e Cultura
Situação:
PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO
Ação:
Recebido o relatório da Senadora Professora Dorinha Seabra, com voto pela aprovação do projeto, com a Emenda nº 1-CAE.
Relatório Legislativo
13/11/2025
CE - Comissão de Educação e Cultura
Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Distribuído à Senadora Professora Dorinha Seabra, para emitir relatório.
22/10/2025
CE - Comissão de Educação e Cultura
Situação:
AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
Ação:
Matéria aguardando distribuição.
22/10/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Ação:
Encerrada a relatoria da Senadora Leila Barros por deliberação da matéria.
22/10/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Situação:
APROVADO PARECER NA COMISSÃO
Ação:
Em reunião realizada nesta data, a comissão aprova o relatório da senadora Leila Barros, que passa a constituir o parecer da CAE, favorável ao projeto, com a Emendas nº 1-CAE.
Anexado o parecer da comissão.
A matéria vai à CE.
Publicado no DSF Páginas 1177-1186 - DSF nº 179
P.S 60/2025 - CAE
22/10/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Ação:
A relatora, senadora Leila Barros, apresentou relatório reformulado, favorável ao projeto, com a Emenda nº 1.
Relatório Legislativo
22/10/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Situação:
INCLUÍDA NA PAUTA DA REUNIÃO
Ação:
Matéria constante da Pauta da 33ª Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, agendada para o dia 22/10/2025.
10/10/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Situação:
PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO
Ação:
Matéria não apreciada, em razão do cancelamento da 30ª reunião da Comissão.
10/10/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Situação:
INCLUÍDA NA PAUTA DA REUNIÃO
Ação:
Matéria constante da Pauta da 30ª Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, agendada para o dia 14/10/2025.
08/10/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Ação:
A relatora, senadora Leila Barros, apresentou relatório reformulado, favorável ao projeto.
Relatório Legislativo
03/10/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Situação:
PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO
Ação:
A relatora, senadora Leila Barros, apresentou relatório favorável ao projeto.
Relatório Legislativo
27/08/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Audiência pública realizada.
12/08/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Situação:
AGUARDANDO AUDIÊNCIA PÚBLICA
Ação:
Aprovado REQ 51/2025, de audiência pública para instrução da matéria.
REQ 51/2025 - CAE
08/05/2025
CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Distribuído à Senadora Leila Barros, para emitir relatório.
05/05/2025
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
MATÉRIA DESPACHADA
Ação:
A presente matéria vai à CAE e, na sequência, à CE.
Publicado no DSF Páginas 29 - DSF nº 66
03/02/2025
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei nº 2387/2023, proveniente da Câmara dos Deputados. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 106-110 - DSF nº 5
PL 2387/2023
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 19/12/2025 17:18