Projeto de Lei n° 513, de 2025

Autoria: Senador Astronauta Marcos Pontes (PL/SP)

Assunto: Política Social > Trabalho e Emprego > Regulamentação Profissional

Ementa: Altera a Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, que regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências, para instituir o Exame Nacional de Proficiência em Biomedicina.

O que é
A proposta exige que os biomédicos sejam aprovados em um Exame Nacional de Proficiência em Biomedicina para poderem se registrar no Conselho Regional de Biomedicina. Esse exame será realizado pelo menos duas vezes por ano em todos os estados e no Distrito Federal.

2. Consequeências
As possíveis consequências da proposta incluem garantir que os profissionais de biomedicina tenham as habilidades e os conhecimentos necessários para exercer a profissão. Além disso, espera-se que as escolas de biomedicina melhorem a qualidade dos cursos oferecidos. O exame também fornecerá informações para que o Ministério da Educação possa regular e fiscalizar os cursos de biomedicina.
O que diz o autor
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
18/02/2025 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
18/02/2025 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

83 95
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2025-07-14 às 05:20

Identificação:
PL 513/2025
Autor:
Senador Astronauta Marcos Pontes (PL/SP)
Data:
18/02/2025
Descrição/Ementa
Altera a Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, que regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências, para instituir o Exame Nacional de Proficiência em Biomedicina.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 513/2025. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
18/02/2025
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 513/2025. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
19/02/2025 Publicado no DSF Páginas 72-77 - DSF nº 17
Autuado o Projeto de Lei nº 513/2025. O projeto vai à publicação.
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, REQUISITOS, INSCRIÇÃO, BIOMEDICO, CONSELHO REGIONAL, BIOMEDICINA, APROVAÇÃO, EXAME, QUALIFICAÇÃO, AMBITO NACIONAL, COMPETENCIA, CONSELHO FEDERAL, REGULAMENTAÇÃO, HIPOTESE, DISPENSA, EXIGENCIA
18/02/2025
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei nº 513/2025. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 72-77 - DSF nº 17
PL 513/2025
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 17/06/2025 16:04