Projeto de Lei Complementar n° 63, de 2025

Autoria: Senador Laércio Oliveira (PP/SE)

Assunto: Economia e Desenvolvimento > Tributos > Desoneração Fiscal, Economia e Desenvolvimento > Tributos > Imposto de Renda (IR), Economia e Desenvolvimento > Tributos > Contribuição Social

Ementa: Altera o art. 47 da Lei Complementar nº 214, de 2025, para instituir crédito presumido de CBS ao setor de serviços.

O que é
O projeto propõe alterar a lei que regulamenta a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para criar um crédito presumido para o setor de serviços. Isso significa que empresas de serviços poderão deduzir parte do valor da CBS a pagar, com base em um percentual da alíquota padrão, para compensar a falta de créditos tributários sobre seus principais custos, como a folha de pagamento.
O que diz o autor
As possíveis consequências desse projeto são diversas:
- Para as empresas do setor de serviços, haverá uma redução na carga tributária, o que pode melhorar a competitividade e ajudar a manter empregos.
- Para os trabalhadores do setor de serviços, a medida pode aumentar a segurança no emprego, já que as empresas terão menos pressão tributária sobre seus custos.
- Para a economia em geral, a proposta pode estimular o crescimento do setor de serviços, que é uma parte significativa do PIB brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
17/03/2025 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
17/03/2025 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

28 0
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2025-12-29 às 11:24

Identificação:
PLP 63/2025
Autor:
Senador Laércio Oliveira (PP/SE)
Data:
17/03/2025
Descrição/Ementa
Altera o art. 47 da Lei Complementar nº 214, de 2025, para instituir crédito presumido de CBS ao setor de serviços.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 63/2025. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
17/03/2025
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 63/2025. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
18/03/2025 Publicado no DSF Páginas 162-171 - DSF nº 33
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 63/2025. O projeto vai à publicação.
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI COMPLEMENTAR, CREDITO PRESUMIDO, Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), SETOR, SERVIÇO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, MÃO DE OBRA, CRITERIOS, REQUISITOS
17/03/2025
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 63/2025. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 162-171 - DSF nº 33
PLP 63/2025
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 20/03/2025 11:31