Projeto de Lei n° 6076, de 2025

Autoria: Senadora Damares Alves (REPUBLICANOS/DF)

Assunto: Jurídico > Processo > Processo Civil

Ementa: Altera a Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 – Código de Processo Civil, para vedar inovações legislativas infralegais de modo a impor limitações à interposição de recursos pelas partes e ao amplo direito de defesa para estabelecer que o processo eletrônico é uma faculdade das partes.

O que é

O projeto altera o Código de Processo Civil para proibir que atos infralegais criem limitações ao direito das partes de apresentar recursos e exercer a defesa. O texto também estabelece que o julgamento eletrônico nos tribunais não será obrigatório, sendo uma escolha das partes. A parte poderá pedir que o processo seja julgado presencialmente, e o pedido será analisado após ouvir a outra parte.
O que diz o autor

A proposta busca a garantia do pleno exercício da advocacia, permitindo que advogados apresentem seus argumentos pessoalmente nos tribunais. Reforça a importância da presença física dos advogados nos julgamentos, assegurando que possam intervir em tempo real. Além disso, impõe limitação de inovações legislativas que possam restringir o direito de defesa e a interposição de recursos e o respeito ao papel do Poder Legislativo como responsável por criar leis, evitando que outros órgãos imponham regras que afetem o processo judicial.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
02/12/2025 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
02/12/2025 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

0 0
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2026-07-30 às 18:45

Identificação:
PL 6076/2025
Autor:
Senadora Damares Alves (REPUBLICANOS/DF)
Data:
02/12/2025
Descrição/Ementa
Altera a Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 – Código de Processo Civil, para vedar inovações legislativas infralegais de modo a impor limitações à interposição de recursos pelas partes e ao amplo direito de defesa para estabelecer que o processo eletrônico é uma faculdade das partes.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 6076/2025. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
02/12/2025
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 6076/2025. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
03/12/2025 Publicado no DSF Páginas 413-417 - DSF nº 207
Autuado o Projeto de Lei nº 6076/2025. O projeto vai à publicação.
Indexação:
ALTERAÇÃO, CODIGO DE PROCESSO CIVIL, PROIBIÇÃO, TRIBUNAIS, LIMITAÇÃO, INTERPOSIÇÃO, RECURSO, GARANTIA, DIREITO DE DEFESA, FACULTATIVIDADE, PARTES PROCESSUAIS, PROCESSO ELETRONICO
02/12/2025
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei nº 6076/2025. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 413-417 - DSF nº 207
PL 6076/2025
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 30/03/2026 11:28