Projeto de Lei n° 175, de 2026

Autoria: Senador Bruno Bonetti (PL/RJ)

Assunto: Política Social > Educação, Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes, Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência

Ementa: Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional-LDB), para incluir medidas de promoção do descanso escolar e criação de espaços de autorregulação para estudantes neurodivergentes.

O que é
A proposta altera a legislação educacional para incluir pausas de descanso durante a jornada escolar e criar espaços de autorregulação para estudantes neurodivergentes (pessoas com condições como autismo e TDAH). A proposta também promove a conscientização sobre a importância do sono para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
O que diz o autor
As possíveis consequências da proposta incluem:
- Melhoria no desenvolvimento cognitivo, emocional e físico dos estudantes, devido ao descanso adequado.
- Redução de problemas emocionais, como irritabilidade e estresse, que podem levar a transtornos de ansiedade e depressão.
- Inclusão efetiva de estudantes neurodivergentes, oferecendo locais seguros para autorregulação emocional e sensorial.
- Apoio aos professores no manejo de situações desafiadoras e redução da sobrecarga familiar, diminuindo a frequência de crises evitáveis.
- Promoção de um ambiente escolar mais saudável e acolhedor, que respeita a diversidade e melhora a qualidade do ensino.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
03/02/2026 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
03/02/2026 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

5 4
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2026-07-15 às 00:53

Identificação:
PL 175/2026
Autor:
Senador Bruno Bonetti (PL/RJ)
Data:
03/02/2026
Descrição/Ementa
Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional-LDB), para incluir medidas de promoção do descanso escolar e criação de espaços de autorregulação para estudantes neurodivergentes.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 175/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
03/02/2026
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 175/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
04/02/2026 Publicado no DSF Páginas 466-470 - DSF nº 2
Autuado o Projeto de Lei nº 175/2026. O projeto vai à publicação.
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, INCLUSÃO, MEDIDA, PROMOÇÃO, REPOUSO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, DISPONIBILIDADE, ESPAÇO, REGULAÇÃO, ESTUDANTE, NEURODIVERGENCIA, CONSCIENTIZAÇÃO, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, CRIANÇA, ADOLESCENTE
Observações:
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LEI DARCY RIBEIRO
03/02/2026
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei nº 175/2026. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 466-470 - DSF nº 2
PL 175/2026
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 02/07/2026 08:56