Projeto de Lei n° 1544, de 2026

Autoria: Senadora Augusta Brito (PT/CE)

Assunto: Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática > Segurança Digital, Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias, Política Social > Proteção Social > Mulheres

Ementa: Altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, para vedar a monetização de conteúdos que contenham desinformação ou discurso de ódio, especialmente baseado em diferenças de gênero e em misoginia.

O que é

A proposta altera a legislação para proibir que plataformas de internet ganhem dinheiro com conteúdos que contenham desinformação ou discurso de ódio, especialmente aqueles baseados em diferenças de gênero e misoginia. A proposta define o que é considerado discurso de ódio e desinformação e estabelece regras para que as plataformas identifiquem e deixem de monetizar esses conteúdos.
O que diz o autor

A proposta pode reduzir o incentivo econômico para a criação e disseminação de conteúdos que promovam desinformação e discurso de ódio. Aumentar a responsabilidade das plataformas de internet em monitorar e desmonetizar conteúdos ilícitos. Além disso, pode promover a proteção da dignidade humana e da igualdade de gênero no ambiente digital, bem como o alinhamento com tratados internacionais de direitos humanos, garantindo que a liberdade de expressão seja protegida, mas sem permitir abusos.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
31/03/2026 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
31/03/2026 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

18 3
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2026-07-30 às 08:31

Identificação:
PL 1544/2026
Autor:
Senadora Augusta Brito (PT/CE)
Data:
31/03/2026
Descrição/Ementa
Altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, para vedar a monetização de conteúdos que contenham desinformação ou discurso de ódio, especialmente baseado em diferenças de gênero e em misoginia.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 1544/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
31/03/2026
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 1544/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
01/04/2026 Publicado no DSF Páginas 260-267 - DSF nº 39
Autuado o Projeto de Lei nº 1544/2026. O projeto vai à publicação.
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, PROIBIÇÃO, RECEBIMENTO, PAGAMENTO, PROVEDOR, INTERNET, CONTEUDO, DISCURSO DE ODIO, MISOGINIA, PUBLICAÇÃO, CAMPANHA, OBJETIVO, PROVOCAÇÃO, PROPAGANDA, GRUPO, PESSOAS, RELIGIÃO, RAÇA, COR, PROCEDENCIA, IDADE, GENERO, MULHER, CRIAÇÃO, RISCOS, DISCRIMINAÇÃO, CRIME, VIOLENCIA, EXCEÇÃO, MANIFESTAÇÃO, OPINIÃO, VALOR, CRENÇA RELIGIOSA, DOUTRINA, FILOSOFIA, IDEOLOGIA, HISTORIA, POLITICA, MEDICINA, BIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, ACADEMICO, NATUREZA ARTISTICA, ATIVIDADE CIENTIFICA, PROMOÇÃO, IDENTIDADE, NOTICIA FALSA, DANOS, FALSIDADE, NEGLIGENCIA, APURAÇÃO, POSSIBILIDADE, RETENÇÃO, MEDIDA CAUTELAR, MANUTENÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, DENUNCIA
31/03/2026
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei nº 1544/2026. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 260-267 - DSF nº 39
PL 1544/2026
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 10/04/2026 17:15