Projeto de Lei n° 199, de 2019

Autoria: Deputado Federal Roberto de Lucena (PODE/SP)

Autoria: Câmara dos Deputados

Nº na Câmara dos Deputados: PL 199/2019

Assunto: Política Social > Proteção Social > Assistência Social, Política Social > Proteção Social > Idosos, Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência

Ementa: Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica da Assistência Social), para dispor sobre a criação de programas de amparo às pessoas idosas e às com deficiência e sobre o estímulo à ação voluntária em programas dessa espécie.

O que é
A proposta altera a legislação para criar programas de apoio a pessoas idosas e a pessoas com deficiência. Ela também incentiva a participação de jovens em ações voluntárias nesses programas, promovendo o envolvimento da juventude em atividades de assistência social.
O que diz o autor
As possíveis consequências da proposta incluem:
- Maior apoio e proteção para pessoas idosas e para pessoas com deficiência, através de programas específicos.
- Estímulo à participação de jovens em atividades voluntárias, o que pode aumentar o engajamento social e a solidariedade.
- O poder público poderá oferecer suporte aos voluntários, mas a participação voluntária não será obrigatória para acessar serviços de acolhimento.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Relator atual:
Senadora Ivete da Silveira
Último local:
11/08/2026 - Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Último estado:
18/08/2026 - MATÉRIA COM A RELATORIA

Participe

0 0
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2026-09-30 às 23:37

Identificação:
PL 199/2019
Autor:
Câmara dos Deputados
Data:
15/06/2026
Descrição/Ementa
Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica da Assistência Social), para dispor sobre a criação de programas de amparo às pessoas idosas e às com deficiência e sobre o estímulo à ação voluntária em programas dessa espécie.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 199/2019, proveniente da Câmara dos Deputados. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
15/06/2026
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 199/2019, proveniente da Câmara dos Deputados. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
11/08/2026 Publicado no DSF Páginas 45 - DSF nº 127
A presente matéria vai à CDH e, em seguida, à CAS.
16/06/2026 Publicado no DSF Páginas 59-63 - DSF nº 89
Autuado o Projeto de Lei nº 199/2019, proveniente da Câmara dos Deputados. O projeto vai à publicação.
Despacho:
10/08/2026
Motivação:
Decisão da Presidência
Providência legislativa:
  • Análise - Tramitação sucessiva, Instrução da matéria
    • SF-CDH - Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
    • SF-CAS - Comissão de Assuntos Sociais
Relatoria:
CDH - (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa):
  • Senadora Ivete da Silveira
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, LEI ORGANICA DA ASSISTENCIA SOCIAL (LOAS), CRIAÇÃO, PROGRAMA, ASSISTENCIA SOCIAL, PESSOA IDOSA, PESSOA COM DEFICIENCIA, DETERMINAÇÃO, PODER PUBLICO, INCENTIVO, SERVIÇO, VOLUNTARIO, JOVEM, ESTATUTO DA JUVENTUDE, POSSIBILIDADE, ACOLHIMENTO, CARATER VOLUNTARIO, CUSTEIO, ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
18/08/2026
CDH - Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Distribuído à Senadora Ivete da Silveira, para emitir relatório.
11/08/2026
CDH - Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Situação:
AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
Ação:
Recebido na CDH.
Matéria aguarda distribuição.
10/08/2026
PLEN - Plenário do Congresso Nacional
Situação:
MATÉRIA DESPACHADA
Ação:
A presente matéria vai à CDH e, em seguida, à CAS.
Publicado no DSF Páginas 45 - DSF nº 127
15/06/2026
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei nº 199/2019, proveniente da Câmara dos Deputados. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 59-63 - DSF nº 89
PL 199/2019
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 17/09/2026 14:20