Projeto de Lei n° 5470, de 2026

Autoria: Senador Sargento Reginauro (PSDB/CE)

Assunto: Política Social > Trabalho e Emprego > Saúde e Segurança do Trabalho

Ementa: Altera a Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, para dispor sobre ações de acolhimento, acompanhamento e tratamento dos profissionais de segurança pública e defesa social expostos, em decorrência do exercício de suas funções, a ocorrências de elevado potencial traumático.

O que é
A proposta amplia as ações de acolhimento, acompanhamento e tratamento para profissionais de segurança pública e defesa social expostos a ocorrências de elevado potencial traumático (situações que podem causar forte impacto emocional). As ações devem garantir atendimento voluntário, sem prejuízo funcional ou estigma, além de sigilo, apoio aos familiares e atendimento remoto.
O que diz o autor
As possíveis consequências da proposta incluem:
- Profissionais expostos a mortes violentas, acidentes graves, desastres e outras ocorrências traumáticas poderão receber apoio mais cedo.
- O atendimento poderá ajudar a identificar sinais de sofrimento antes que eles evoluam para problemas mais graves.
- Os profissionais poderão buscar atendimento com maior segurança, sem medo de discriminação ou prejuízo na carreira.
- Familiares dos profissionais poderão receber orientação, acolhimento e apoio.
- O atendimento remoto poderá ampliar o acesso aos serviços de apoio e tratamento.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
24/09/2026 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
24/09/2026 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

1 0
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2026-10-09 às 11:17

Identificação:
PL 5470/2026
Autor:
Senador Sargento Reginauro (PSDB/CE)
Data:
24/09/2026
Descrição/Ementa
Altera a Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, para dispor sobre ações de acolhimento, acompanhamento e tratamento dos profissionais de segurança pública e defesa social expostos, em decorrência do exercício de suas funções, a ocorrências de elevado potencial traumático.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 5470/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
24/09/2026
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 5470/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
25/09/2026 Publicado no DSF Páginas 28-33 - DSF nº 160
Autuado o Projeto de Lei nº 5470/2026. O projeto vai à publicação.
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, PROVIDENCIA, ACOLHIMENTO, ACOMPANHAMENTO, TRATAMENTO, TRABALHADOR, AREA, SEGURANÇA PUBLICA, DEFESA CIVIL, EXERCICIO PROFISSIONAL, SITUAÇÃO, VIOLENCIA, RISCO DE VIDA, MORTE, ACIDENTE, DESASTRE, EFEITO, SAUDE, SAUDE MENTAL
24/09/2026
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei nº 5470/2026. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 28-33 - DSF nº 160
PL 5470/2026
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 29/09/2026 21:15