04/04/2023 - 1ª - Grupo Parlamentar Brasil-Confederação Suíça

Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS. Fala da Presidência.) - Em 4 de abril de 2023, declaro aberta a 1ª Reunião do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça da 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura.
Declaro instalado, na 57ª Legislatura, o Grupo Parlamentar Brasil-Suíça, instituído pela Resolução do Senado nº 33, de 2021.
Comunico que até o momento 11 Senadores aderiram a este grupo parlamentar. Os termos de adesão continuam disponíveis na página do grupo parlamentar, no site do Senado Federal, para que os Parlamentares que desejarem compor o grupo assim o façam.
Registro a presença do amigo Embaixador Pietro Lazzeri, Embaixador da Confederação Suíça no Brasil.
Coloco em deliberação a composição da Comissão Executiva do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça: Presidente, Senador Nelsinho Trad; os demais cargos serão devidamente ocupados oportunamente.
Os Senadores e Deputados membros do grupo que concordam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovado.
É com imenso prazer e, sobretudo, com imensa esperança que instalamos o Grupo Parlamentar Brasil-Confederação Suíça nesta 1ª Sessão da 57ª Legislatura.
No ano passado, estabelecemos esse compromisso de incentivar e desenvolver as relações entre os Poderes Legislativos dos dois países, preenchendo uma lacuna que existia no Senado Federal, porque, embora as relações bilaterais Brasil-Suíça datem do século XIX, ainda não tínhamos uma instância formal de diálogo entre Senadores brasileiros e os membros da Assembleia Federal da Suíça.
R
Começamos no ano passado. E aqui, diga-se de passagem, muito incentivado que fui pelo nobre amigo Embaixador Pietro Lazzeri, que desempenha muito bem a sua função representando o seu país no Brasil.
Para essa nova legislatura estreitaremos ainda mais os nossos laços e fortaleceremos o intercâmbio de experiências legislativas, a cooperação técnica e as relações políticas e culturais entre os nossos Parlamentos.
Não faltam motivos para o fortalecimento dessa agenda bilateral da diplomacia parlamentar. Vou dar alguns exemplos.
Atualmente, o Brasil conta com o total de 14 mil cidadãos suíços, e a comunidade brasileira na Suíça chega a mais de 21 mil pessoas. O intercâmbio comercial entre nossos países ultrapassou a marca de US$3,4 bilhões nos últimos anos. Cerca de 350 empresas suíças serão instaladas no Brasil, onde geram mais de 90 mil empregos diretos. E o Brasil é o principal parceiro econômico da Suíça na América Latina.
Nós temos ainda uma intensa agenda de cooperação técnica bilateral no campo da ciência e tecnologia. E firmamos várias convenções e tratativas relativas a serviços aéreos, previdência social e sobre matéria tributária.
Mas quero mesmo me deter ao acordo de livre comércio entre os países membros da Associação Europeia de Livre Comércio, que inclui Suíça, Islândia, Noruega, e que foi firmado com o Mercosul, um acordo que significou um avanço, mas que precisa ter o devido encaminhamento em nossos países. Nós o colocaremos à concretização no Acordo Mercosul-EFTA como prioridade para o Grupo Parlamentar Brasil-Suíça.
A todos os presentes, a todos os interessados e, sobretudo, a todos que aceitarem o nosso convite para participar dessa reunião e que pretendam se juntar a essa iniciativa, o nosso muito obrigado, sejam sempre muito bem-vindos.
Por fim, a Embaixada da Suíça, na pessoa do Embaixador Pietro, agradeço o empenho para que esse grupo parlamentar possa se aproximar cada vez mais, estimulando e enriquecendo a experiência legislativa dos nossos dois países.
Muito obrigado.
Passo agora a palavra ao Embaixador Pietro.
O SR. PIETRO LAZZERI - Senador Nelsinho Trad, Senadoras, Senadores, Deputados e Deputadas, é uma grande honra, estou muito feliz de estar aqui. Agradeço ao Senador e amigo Nelsinho Trad pelo apoio e pelo trabalho dos últimos anos para fortalecer as nossas relações. Os números das nossas relações bilaterais são impressionantes, mas podemos fazer ainda mais.
O Senador já indicou as pautas, as prioridades, relações políticas, relações econômicas e comerciais. A Suíça está entre os dez maiores investidores do Brasil. Temos a inovação, a pesquisa, a ciência, a sustentabilidade, o meio ambiente e as comunidades suíças e brasileiras no Brasil e na Suíça.
R
Nos próximos meses, vamos ter momentos significativos em que a diplomacia parlamentar será determinante. Então, eu chego aqui, com boas notícias. Vamos ter a primeira visita do Presidente da Assembleia Federal e de dez Senadores e Deputados suíços de todos os partidos, entre os dias 21 e 24 de maio, com dois dias aqui em Brasília. Então, seguramente, Senador, vamos organizar um bom intercâmbio e debate entre a delegação suíça de alto nível, o senhor e os outros membros do grupo de amizade.
O segundo momento significativo. Entre os dias 3 e 7 de julho, vamos ter uma delegação de 70 representantes com ministros - Ministro da Economia, Ministro da Pesquisa, Ministro da Agricultura, Ministro da Inovação - e 50 CEOs, chefes, de empresas suíças, com quatro pautas: infraestrutura; livre comércio EFTA-Mercosul; farmácia e medicina; e desenvolvimento sustentável.
A última visita que gostaria aqui de evocar: o nosso Presidente, o Presidente da Confederação Suíça, o Sr. Alain Berset, acaba de confirmar uma visita oficial ao Brasil, entre os dias 2 e 4 de outubro.
Então, senhoras e senhores, o nosso caminho este ano é muito rico. Vamos ter momentos seguramente estimulantes, e os dois Parlamentos têm grande responsabilidade em promover essa agenda rica. Como eu falei antes, estamos já fazendo muito - temos essa parceria variada histórica -, mas o caminho tenho certeza de que nos vai reservar ainda mais satisfações.
Muito obrigado. A Embaixada aqui, os nossos Consulados-Gerais, todos os Consulados da Suíça no Brasil estamos às ordens para trabalhar com o Parlamento, com o Senado e a Câmara. Eu, pessoalmente, tenho muita satisfação em prepararmos essas pautas juntos.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Agradecemos ao Embaixador Pietro pelas palavras.
Quero reforçar aqui a nossa total lealdade e comprometimento com esse grupo parlamentar, na certeza de que nós vamos envolver os colegas que também fazem parte deste grupo para tornar essas agendas devidamente nominadas por V. Exa. o mais proveitosas e ricas possível aqui no Brasil. Já pode levar a todos esses que vão se deslocar até aqui os votos de boas-vindas e que nós iremos recebê-los de braços abertos, como deve ser através da força diplomática que, desde o século XIX, une os nossos países.
Dispenso a leitura e a aprovação da ata da presente reunião.
Nada mais havendo a tratar, cumprindo a finalidade desta sessão, declaro-a encerrada.
Muito obrigado.
(Iniciada às 15 horas e 11 minutos, a reunião é encerrada às 15 horas e 20 minutos.)