10/05/2023 - 1ª - Grupo Parlamentar Brasil - Bahrein

Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Dando prosseguimento às reuniões de instalação dos grupos parlamentares, declaro aberta, sob a proteção de Deus, a 1ª Reunião de 2023 do Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein.
Declaro instalado na 57ª Legislatura o Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein, instituído pela Resolução do Senado Federal 16, de 2022.
Os termos de adesão estão disponíveis junto à Secretaria e na página do grupo parlamentar no site do Senado Federal.
Em deliberação, no cargo de Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein foi instituído e eleito o Senador Nelsinho Trad, este que vos fala. (Pausa.)
Não havendo quem queira discutir esta indicação e eleição, coloco-a em votação.
Os Senadores e Deputados que concordam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovado.
Instalamos hoje o Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein.
Com esse gesto formal, estamos alimentando um futuro de entendimentos entre os Parlamentares dos dois países. Serão aprofundados os laços entre as duas nações, laços que, mesmo recentes, são muito promissores.
Tive a oportunidade de ir ao Bahrein, em março deste ano, ocasião em que representamos o Parlamento Amazônico na 146ª Assembleia da União Interparlamentar. Foram dias intensos, mas pude conhecer bastante sobre o país. Estive na Câmara de Comércio e Comitê de Desenvolvimento do Bahrein e me reuni com o Congressista Redha Munfaredi, que é membro do Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein na casa legislativa do país.
Sinto que pude me aproximar ainda mais do país e fico feliz por isso. Aproveito para ressaltar que um grande marco para as relações entre o Brasil e o Bahrein ocorreu em 2018, quando o Brasil foi escolhido para sediar a primeira da embaixada daquele reino na América Latina.
Naquele momento, o Brasil deu as boas-vindas ao Embaixador Bader Abbas Hasan Ahmed Alhelaibi, que aqui encontra-se presente. Desde aquele momento vem se desenhando iniciativas para as relações bilaterais, um movimento que tem contado com a estreita cooperação da Câmara Árabe.
Em 2022, nossas autoridades do Itamaraty negociaram importantes marcos a exemplo da cooperação na área da defesa. No comércio, pela magnitude
R
Em 2022, nossas autoridades do Itamaraty negociaram importantes marcos a exemplo da cooperação na área da defesa. No comércio, pela magnitude da produção de petróleo, da manufatura de aço e de alumínio, nossa aproximação com o Reino do Bahrein também nos oferece, com certeza, inúmeras possibilidades de crescimento e investimento, com potencial para melhorar ainda mais os resultados da nossa balança comercial.
Além do notório papel desempenhado pelo petróleo e pelos bancos, o Bahrein se destaca mais recentemente por promover os negócios baseados em tecnologia da informação. Para tanto, o Governo tem ofertado incentivos bem atraentes para as denominadas fintechs e startups de comércio virtual.
No panorama global, o interesse do Reino do Bahrein é o de atrair investimentos em setores como a educação, saúde, energia, turismo e construção civil.
O país ainda pode ampliar a aquisição de proteínas e grãos, além de bebidas aqui no Brasil, para além das possibilidades de negócios e energia solar, uma área em que nosso país tem bom avanço.
De nossa parte, quero ressaltar a minha admiração da atmosfera de tolerância religiosa naquelas 36 ilhas situadas no Golfo Pérsico. Ali, muçulmanos, hindus e católicos, três das grandes religiões presentes têm sido bem acolhidas. A recente visita do Papa Francisco ao país só confirma isso. O Bahrein tem se destacado muito como apoiador das iniciativas pela paz e pela segurança no Oriente Médio, além de ser reconhecido como um dos melhores países do mundo para trabalhadores estrangeiros. Aliás, metade dos trabalhadores de lá são estrangeiros.
Como as senhoras e os senhores podem ver, não são poucas as razões para que o Brasil e o Bahrein busquem estreitar seus laços.
Desejamos que Parlamentares de ambos os países sigam estudando e encontrando meios de que o Brasil possa ter uma presença maior no Bahrein e o Bahrein no Brasil.
Muito obrigado.
Vamos direto ao pronunciamento do Sr. Bader Abbas Al-Helaibi.
Estamos tendo tradução simultânea para quem desejar.
O SR. BADER ABBAS AL-HELAIBI (Para expor. Tradução simultânea.) - V. Exa., Senador Nelsinho Trad, demais senhores aqui presentes, boa tarde!
Sinto-me honrado por estar hoje sob a cúpula do Congresso Federal para celebrar com vocês a instalação do Grupo Parlamentar Bahrein-Brasil, neste estimado Senado.
R
A instalação deste grupo é mais uma conquista no curso de nossas distintas relações bilaterais. O grupo foi aprovado pelo Senado no ano passado, indicando a extensão do desenvolvimento dessa relação e de seu crescimento constante, que não se limitou e se estendeu a várias áreas.
As relações entre os nossos países foram marcadas pela sua diversidade em vários níveis, à medida que ocorriam as relações econômicas e comerciais - a elevação da balança comercial, no ano passado, para mais de US$2 bilhões -, a coordenação e a cooperação em nível político cresceram. Essas últimas representadas pelas visitas oficiais feitas pelas autoridades de alto escalão dos dois países e pelos mecanismos oficiais de consultas políticas de cooperação que se realizaram regularmente. Foram realizadas quatro rodadas de consultas políticas entre os Ministério de Relações Exteriores de ambos os países.
Está em curso a cooperação nos domínios militar, cultural e técnico, entre ouros, por meio de assinatura de acordos e memorandos de entendimento.
Nesse sentido, espero que essa cooperação continue e cresça por meio do grupo, de forma a ativar o papel da diplomacia parlamentar, que amplia as relações bilaterais entre as duas nações em diversas áreas, através de reuniões realizadas entre os Parlamentares dos dois países.
No final, gostaria de estender meus agradecimentos e minha gratidão aos Senadores Nelsinho Trad e Marcos do Val por seus esforços em apoiar o grupo durante o ano passado, desejando-lhes sucesso e muitas realizações que hoje concretizaram.
Aceitem V. Exas. meus melhores cumprimentos e meu apreço.
Obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Antes de encerrar, proponho novamente a dispensa da leitura e a aprovação da ata da presente reunião, que será composta pelas notas taquigráficas e pela lista de presença.
R
Senadores e Deputados que aprovam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Declaro encerrada a reunião de instalação do Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein ora efetivada.
Realizaremos um breve intervalo para, posteriormente, dar sequência aos nossos trabalhos.
Convido o Embaixador Bader e sua comitiva para que a gente possa tirar umas fotos.
Está encerrada a reunião.
(Iniciada às 15 horas e 00 minutos, a reunião é encerrada às 15 horas e 11 minutos.)