10/05/2023 - 1ª - Grupo Parlamentar Brasil - China

Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS. Fala da Presidência.) - Declaro aberta, sob a proteção de Deus, a 1ª Reunião, de 2023, do Grupo Parlamentar Brasil-China, instalada na 57ª Legislatura.
O Grupo Parlamentar Brasil-China foi instituído pela Resolução do Senado nº 4, de 2004.
Comunico que, até o momento, 5 Deputados e 22 Senadores aderiram a este Grupo Parlamentar.
Aos Parlamentares que desejam aderir ao grupo, informo que os termos de adesão estão disponíveis junto à Secretaria desta reunião e na página do Grupo Parlamentar, no site do Senado Federal.
Coloco em deliberação o cargo de Presidente do Grupo Parlamentar China-Brasil.
Presidente: Senador Nelsinho Trad, este que lhes fala.
Em discussão. (Pausa.)
R
Não havendo quem queira discutir, coloco em votação.
Os Senadores e Deputados que concordam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovado.
No dia de hoje, os laços entre a China e o Brasil recebem uma força extraordinária. Os representantes desse grupo instalado hoje têm o propósito de fortalecer essa relação no cenário internacional. Esses Parlamentares reúnem conhecimento, talento, poder de argumentação e vontade política para cumprir o objetivo de fortalecer as relações bilaterais entre a China e o Brasil.
A relevância das relações entre Brasil e China se agiganta com o fato de que os dois compõem o Brics. A importância estratégica desse bloco se revela, por exemplo, no volume de recursos no Banco de Desenvolvimento, cujos US$100 bilhões de capital têm servido a relevantes projetos em cada um desses países.
Em especial, o volume de comércio entre China e Brasil é de uma magnitude considerável. No primeiro trimestre de 2023, 23,4% das exportações brasileiras se dirigiram à China, sendo que a celulose, o petróleo bruto, a soja e o minério de ferro estão entre os principais itens da exportação. Do lado de cá, precisamos considerar que a China tem sido, desde 2019, o nosso principal parceiro comercial, tendo chegado a nossos portos e aeroportos, em 2022, 21,9% do total de bens adquiridos do exterior.
Verificamos também que o Brasil importa dois dos principais itens provindos do gigante asiático. Um deles são os painéis solares, essenciais para o momento que nosso país vive em busca de produzir energia limpa a preços socialmente justos. O outro conjunto de produtos está ligado ao comércio eletrônico, que é bem demandado por nossos cidadãos, ansiosos por se conectarem com os aparatos de comunicação e entretenimento.
Neste momento, não posso deixar de mencionar a perspectiva da Rota Bioceânica, projeto de infraestrutura regional que une o meu Estado do Mato Grosso do Sul aos Portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, perpassando o Paraguai e a Argentina. Esse projeto fortalecerá ainda mais as relações entre o Brasil e a China. Essa versão moderna do Canal do Panamá, que interliga Atlântico e Pacífico, pode reduzir significativamente custos de transporte e tempos de viagem para a exportação de nossos produtos ao mercado chinês.
A expectativa é que a rota esteja operacionalizando já em 2024, e o Grupo Parlamentar, hoje aqui instalado, sem dúvida acompanhará, com entusiasmo, essa agenda que integra e fortalece as relações comerciais com a Ásia.
Finalizo, lembrando e ressaltando a grande comunidade chinesa no Brasil, cerca de 300 mil pessoas, incluindo os muitos brasileiros descendentes dos imigrantes originários, uma comunidade que abrilhanta e que enobrece a nossa cultura.
Da nossa parte, no Senado Federal, seguiremos buscando ampliar as relações entre nossos países, com esforços renovados por esse Grupo Parlamentar.
Passo agora a palavra ao Ministro Jin Hongjun, aqui representando o Embaixador Zhu Qingqiao.
R
O SR. JIN HONGJUN (Para expor.) - Boa tarde; boa tarde, Sr. Senador Nelsinho Trad.
Para mim e para minha colega, é um grande prazer estar aqui, representando o Embaixador e a Embaixada da China.
Em primeiro lugar, gostaria de apresentar os nossos parabéns, sinceros e calorosos parabéns ao Sr. Presidente e, através do Sr. Presidente, ao Grupo Parlamentar Brasil-China aqui do Senado, por esta cerimônia de instalação formal deste Grupo Parlamentar, que é importante para, como disse muito bem o Sr. Senador, reforço desse laço de amizade e cooperação existente entre a China e o Brasil.
O Grupo Parlamentar, liderado por V. Exa., é composto, por enquanto, por 25 Senadores e 5 Deputados e, que eu saiba, esses Deputados e Senadores representam diversos círculos sociais dos estados do Brasil, cerca de 17 ou até quase 20 estados do Brasil e cerca de 15 partidos brasileiros. Daí, vemos que o Grupo Parlamentar, liderado por V. Exa., é muito bem representado, representa, efetivamente, a grande maioria dos partidos, dos Deputados e Senadores e também dos diversos círculos sociais aqui do Brasil.
Nós entendemos que o Senado, portanto, é um órgão de grande importância e faz parte da Casa, que nós chamamos de Casa de opiniões, Casa do povo, que é o Parlamento brasileiro.
Como V. Exa. disse muito bem, além dos fortes laços econômicos e comerciais existentes entre China e Brasil, nós temos, efetivamente, esse laço entre os dois Parlamentos dos dois países.
De parte da Embaixada, gostaria de manifestar nossa disponibilidade de trabalhar junto com o Grupo Parlamentar, liderado por V. Exa., trabalharmos juntos, para reforço desse laço de amizade e cooperação existente entre China e Brasil, visto que nós temos uma parceria estratégica global, que abrange todas as áreas, porque se chama global, e, quando dizemos que é uma parceria estratégica, isso significa que abrange, que vê a longo prazo. Então, é uma parceria entre irmãos, é uma parceria que visa trazer benefícios recíprocos para ambos os países.
Estamos convencidos de que, com esforços de ambas as partes, particularmente, neste caso, entre os dois Parlamentos dos dois países, nós possamos estreitar ainda mais esses laços de amizade.
Muito obrigado, Sr. Senador.
Mais uma vez, muitos parabéns para V. Exa.!
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Agradecemos as palavras do representante do Embaixador da República Popular da China, Sr. Jin Hongjun.
Quero dizer que é um prazer muito grande receber os dois representantes da Embaixada da China no Brasil.
Sintam-se em casa, no Senado da República!
R
Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a reunião do Grupo Parlamentar China-Brasil, não sem antes propor, mais uma vez, a dispensa da leitura e a aprovação da ata da presente reunião, que será composta pelas notas taquigráficas e pela lista de presença.
Os Senadores e Deputados que aprovam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Assim, sendo, encerramos a presente instalação do Grupo Parlamentar parlamentares de hoje, desejando boa sorte e bom trabalho a todos nós.
Muito obrigado.
Está encerrada a sessão.
(Iniciada às 15 horas e 40 minutos, a reunião é encerrada às 15 horas e 48 minutos.)