28/03/2024 - 1ª - Grupo Parlamentar Brasil - França

Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. PSD - MG. Fala da Presidência.) - Gostaria de saudar, de maneira muito especial, a visita do Presidente Emmanuel Macron ao Congresso Nacional brasileiro e dizer que isso é motivo de grande honra para todos nós Parlamentares brasileiros. Saúdo igualmente toda a sua delegação francesa, que nos visita no Congresso Nacional, desejando-lhes boas-vindas e um bom trabalho nesta missão diplomática.
Nós estamos aqui acompanhados por Parlamentares brasileiros, especialmente pelos Senadores da República do Estado do Amapá, Senador Davi Alcolumbre e Senador Randolfe Rodrigues; também pelo Governador do Estado do Amapá, Clécio Luís, que nos visita também nesta data; e pelos Deputados Federais Dandara, Antonio Brito, Gervásio e Pedro Campos.
Gostaria de dizer ao Presidente Emmanuel Macron que esta visita de V. Exa. ao Congresso Nacional, justamente nesta semana, é muito marcante, porque, nesta semana, celebramos 200 anos de história do Senado Federal. Gostaria que fosse um dia habitual de trabalho no Congresso Nacional, para que V. Exa. pudesse testemunhar a vitalidade da democracia brasileira, mas hoje é um feriado no Brasil e, naturalmente, nós estamos aqui com uma certa ausência, infelizmente. Mas, como V. Exa. virá noutras oportunidades ao Brasil, gostaria, desde logo, de deixar o convite para que possa estar conosco em um dia de sessão do Congresso Nacional.
Gostaria de enaltecer essa sua presença no Brasil e espero que tenha sido muito produtiva na celebração dos acordos bilaterais e no fortalecimento das relações com o Governo brasileiro. O Brasil tem muitos desafios pela frente, sobretudo a condução do G20 e a realização da COP 30, que será no Norte do Brasil, no Estado do Pará. Naturalmente que essa relação com a França é fundamental para que sejamos bem-sucedidos.
Gostaria que, logo após a saudação inicial de V. Exa., pudéssemos externar alguns pontos do Congresso Nacional. Gostaria de deixar registrado nessa nossa relação diplomática.
R
O SR. EMMANUEL MACRON (Tradução simultânea.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, muito obrigado por sua acolhida, a comitiva Francesa está muito satisfeita em estar aqui.
Como o senhor recordou muito bem, a democracia brasileira é muito viva. O que aconteceu, nos últimos anos, o que tem sido feito, tem sido - para nós - uma fonte de inspiração ver a capacidade de resistência que vocês têm aqui. Nós estamos perfeitamente conscientes do papel que os Deputados e os Senadores eleitos desempenham junto com o Congresso Nacional. Somos particularmente gratos por vocês estarem aqui, para nos acolherem neste dia, feriado, por dedicarem um tempo privado de vocês, para nos acolherem.
O SR. RONALDO PEREIRA MARTINS - Bom, agora vai começar uma parte privativa, privada, desta reunião, mas nós continuamos aqui falando um pouco sobre esta visita do Presidente francês.
Ivan, eu queria que a gente explicasse para aquelas pessoas que nos ouvem na rádio e nos veem na TV o porquê da presença da Bancada do Amapá, dois Senadores do Amapá, Senador Davi Alcolumbre e Senador Randolfe Rodrigues; e do Governador do Amapá, Clécio Luís...
O SR. IVAN LOPES DE GODOY - Deputados também, se não me engano...
O SR. RONALDO PEREIRA MARTINS - ... Deputados.
As pessoas podem estar se perguntando, qual é a relação do Amapá com a França? Qual é essa relação?
O SR. IVAN LOPES DE GODOY - Bom, o curioso da história é que a maior fronteira francesa da França com um país estrangeiro é com o Brasil; é exatamente a fronteira da França, da Guiana Francesa com o Amapá. Porque a Guiana Francesa é um território de ultramar da França, quer dizer, é uma antiga colônia, mas, hoje, tem os mesmos direitos - a população - que o cidadão que vive na própria França. E isso significa que há uma série de coisas em comum. Inclusive, essa preocupação com meio ambiente e com a Amazônia é porque a França, na verdade, através da Guiana Francesa, é um país amazônico também.
(Iniciada às 16h horas, a reunião é encerrada às 16 horas e 7 minutos.)