16/12/2025 - 60ª - Comissão de Educação e Cultura

Horário
O texto a seguir, após ser revisado, fará parte da Ata da reunião.

R
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL. Fala da Presidência.) - Boa tarde a todos aqui presentes. Quero cumprimentar os Srs. Senadores e as Sras. Senadoras que estão nos acompanhando remotamente e também presencialmente, porque, com certeza, alguns ainda virão aqui, e quero cumprimentar todos os participantes desta audiência pública de suma importância.
Havendo número regimental, declaro aberta a 60ª Reunião da Comissão de Educação e Cultura da 3ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura, que se realiza nesta data, dia 16 de dezembro de 2025.
Quero cumprimentar especialmente o Deputado Pastor Sargento Isidório, que se faz aqui presente.
Eu tenho alguns comunicados da Presidência.
Comunico que foram apresentados à Comissão os seguintes documentos:
- Ofício nº 996, de 2025, da Câmara Municipal de Mauá, São Paulo, encaminhando o Requerimento nº 3.015, de 2025, que requer informações sobre os estudos, critérios e o embasamento técnico para a formulação das diretrizes estabelecidas pelo Decreto Federal nº 12.686, de 2025, que instituiu a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva;
- Ofício nº 287, de 2025, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, encaminhando recomendação para que o Congresso Nacional confira máxima urgência e prioridade à tramitação do Projeto de Lei nº 4.501, de 2020, de autoria do Senador Jaques Wagner, que dispõe sobre a comercialização, propaganda, publicidade e promoção comercial de alimentos e bebidas ultraprocessados e uso de frituras e gorduras trans em escolas públicas e privadas, em âmbito nacional.
R
Nos termos da Instrução Normativa nº 12, de 2019, da Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal, os documentos estarão disponíveis para consulta no site desta Comissão pelo prazo de 15 dias, podendo qualquer membro deste Colegiado solicitar autuação nesse período.
Os objetivos e as diretrizes da reunião são que a presente reunião destina-se à realização de audiência pública com o objetivo de instruir o Projeto de Lei nº 4.606, de 2019, que veda qualquer alteração, adaptação, edição, supressão ou adição nos textos da Bíblia Sagrada, para manter a inviolabilidade de seus capítulos e versículos e garantir a pregação do seu conteúdo em todo o território nacional; em atenção ao Requerimento nº 52, de 2025, da Comissão da Educação, de minha autoria.
Quero também cumprimentar aqui todos os que participam do e-Cidadania. Quero cumprimentar o Fabrício, de São Paulo; o Diego, do Distrito Federal; o Rodrigo, de Minas Gerais; a Verônica, do Distrito Federal; o Carlos, de Santa Catarina; o Jefferson, de Santa Catarina; e o Kelven Carvalho, que é estudante de Teologia do Seminário Hosanna Bible School, que está aqui presencialmente. Quero cumprimentar os senhores e as senhoras e parabenizá-los por participarem desta audiência, que é tão importante.
Convido para tomar lugar à mesa os seguintes convidados:
O Missionário Charlston Soares do Santos.
Missionário, por gentileza, faça parte aqui da mesa. (Palmas.)
Também, para tomar lugar à mesa, o Pastor João Batista Cavalcante Júnior. (Palmas.)
Quero cumprimentar os Pastores e Deputado Estadual: Pastor Israel Alves Ferreira e o Deputado Estadual da Bahia, José de Arimatéia, que estão participando dessa audiência pública de forma remota. Quero a participação de todos.
E, antes de passar a palavra aos nossos convidados, comunico que esta reunião será interativa, transmitida ao vivo e aberta à participação dos interessados por meio do Portal e-Cidadania na internet, no endereço senado.leg.br/ecidadania, ou pelo telefone 0800 0612211.
R
O relatório completo, com todas as manifestações, estará disponível no portal, assim como as apresentações que forem utilizadas pelos expositores.
Na exposição inicial, cada convidado poderá fazer uso da palavra por até dez minutos. Ao fim das exposições, a palavra será concedida aos Parlamentares inscritos para fazerem suas perguntas ou comentários.
E agora, com a palavra, o Missionário Charlston Soares do Santos. Seja muito bem-vindo, Missionário Charlston, a esta audiência pública, para fazer parte aqui da mesa. Para mim é uma honra, um prazer, e para todos nós que estamos aqui presentes. E o senhor tem dez minutos para a fala, porque tem outros oradores posteriormente ao senhor, tá?
Então, com a palavra, o pastor, o Missionário Charlston Soares do Santos.
O SR. CHARLSTON SOARES DO SANTOS (Para expor.) - Boa tarde, Excelência. Boa tarde a todos. Agradeço à nossa Presidente da Comissão, desta audiência pública, a Senadora Eudócia, cujo nome significa boa reputação, boa glória, honra reconhecida, aquela que é digna de louvor. É o nome da senhora. Seu nome carrega significado de reputação, de honra, profundamente alinhado com o espírito da palavra de Deus. E Isidório, nosso querido Deputado Pastor Sargento Isidório, cujo nome, no grego, significa dádiva divina. Só uma pessoa com a dádiva divina tem capacidade de conviver no maior hospital de tratamento de dependentes químicos da América Latina, com seus genros, noras, filhos e netos, 2 mil pessoas se recuperando das drogas. Então, realmente, só uma pessoa que carrega alguma coisa de Deus pode conduzir um hospital com tantas pessoas desprezadas da sociedade, que são os órfãos de Salvador, da Bahia e do Brasil.
Esse PL é um PL muito importante. Foi o primeiro PL que foi colocado em pauta na fila, quando o Pastor Isidório ficou na fila aqui de madrugada, no ano de 2019. Senadora Eudócia, na verdade, eu vou dar um testemunho de por que eu estou aqui defendendo que a Bíblia continue sendo o que ela é, no seu original.
Nós somos nove filhos, meu pai, sargento da polícia militar, minha mãe, dona de casa, e morávamos em uma casa de 40m², casa muito pobre, uma casa de palafita, em Salvador, numa área muito perigosa, onde minha mãe nos ensinou a gravar os textos bíblicos. E o texto que ela ensinou para a gente, porque na hora do almoço era briga, confusão, um querendo pegar o pão do outro, muita pobreza, muita dificuldade, e ela ensinou para a gente o Salmo 133, que diz assim:
Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão [...]
Como o orvalho [...] que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Então, a instrução de minha mãe: "Parem de brigar, porque senão Deus não vai abençoar vocês". Eu tenho 55 anos e, desde 1982, estou sendo doutrinado com a palavra de Deus. Por isso, a defesa para que a Bíblia católica, a Bíblia evangélica continue sendo o que é, na sua fase original, no seu pleito original. E outra coisa importante, que eu prefiro dar o meu testemunho, eu não gosto de falar lendo, eu gosto de falar de improviso, porque eu falo do coração, é o Salmo 126, que é um Salmo que me ajudou a sair da dificuldade, que me incentivou a entender que tem um Deus que tira a gente do cativeiro da pobreza, da miséria. E o Salmo 126 diz assim:
Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre as nações: grandes coisas fez o Senhor a estes.
R
Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres.
[...] [Faz-nos regressar, Senhor, como as correntes do Neguebe.]
[...] [Aquele que sai andando e chorando enquanto semeia voltará com alegria, trazendo consigo a sua colheita.]
Foi isto que eu entendi, que da pobreza, o estudo, a educação e a palavra de Deus me deram um norte para chegar aonde eu cheguei, missionário, empresário, uma pessoa que ama a Deus e ama a palavra de Deus.
E ainda tenho mais cinco minutos.
Outro testemunho pessoal que eu vou dar: teve um momento na minha vida, Senadora, que eu perdi a esperança, as portas se fecharam, desempregado, nada meu dava certo e eu li um texto na Bíblia, nessa Bíblia que nós estamos defendendo aqui no PL 4.606, que foi o Apocalipse, capítulo 3, de 7 ao 11, que diz assim:
E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
[Conheço] [...] as tuas obras; eis que diante de ti [Senadora Eudócia] pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; [porque] tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha [...] [perseverança], também eu te guardarei da [...] [atribulação] que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na Terra.
[...]
Então, essa palavra me ensinou que Jesus tem a chave, e ali eu entendi. E uma palavra com que eu vou encerrar já aqui é o Salmo 42.
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. CHARLSTON SOARES DO SANTOS - Tá bom, é porque eu não estou vendo. Então, Senadora... É porque eu sou muito espontâneo, Senadora.
Então, o Salmo 42, eu tive depressão. Eu tive depressão de 2015 a 2017, e esse homem daí, que durante muitos anos me incentivou, eu achei que eu estava com câncer, ele orando por mim, e também o nosso querido João Batista, coincidentemente outra pessoa com quem a gente tem uma boa ligação, que é uma pessoa que eu ouço muito, é um conselheiro. E daí, de madrugada, quando eu abri o Salmo 42 naquela angústia, naquela profunda angústia, depressão... O que é depressão, Charlston? Depressão é excesso de passado. O que é ansiedade? É excesso de futuro. Eu estava depressivo, deprimido. E um dia eu abri a Bíblia no Salmo 42, e aquele Salmo 42 foi como se fosse Deus saindo das palavras e entrando no meu coração.
Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?
Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?"
[...] [Lembro-me quando ia com a multidão em procissão e cânticos à casa de Deus.]
[...] [Porque te abates, ó minha alma, e te perturbas dentro de mim?]
[...] [Esperem Deus, pois ainda o verei na salvação da sua presença.]
A minha alma estava abatida dentro de mim, e, depois daquele dia, eu entendi que a depressão foi embora.
Eu queria aproveitar o ensejo para agradecer por essa oportunidade maravilhosa. Agradeço muito à senhora, que Deus possa conduzi-la cada dia mais; ao Senador Alcolumbre, Presidente da Casa; e que Deus possa trazer saúde.
Que tenhamos um final de ano abençoado, um final de ano de paz, de luz, e que o sal da terra, que é Jesus, que está no livro de Mateus, capítulo...
(Intervenção fora do microfone.)
R
O SR. PASTOR SARGENTO ISIDÓRIO (Bloco/AVANTE - BA) - Já está dando o Natal, o Ano Novo, e não sabe nem se estará vivo. (Risos.)
O SR. CHARLSTON SOARES DO SANTOS - Está vendo?
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Missionário, deixe-me lhe adiantar: fique tranquilo.
O SR. CHARLSTON SOARES DO SANTOS - Obrigado.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Quando der dez minutos, vai tocar uma campainha, está bom?
O SR. CHARLSTON SOARES DO SANTOS - Ah, ótimo. Quando der dez minutos.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Quando der dez minutos, toca. Fique tranquilo.
O SR. CHARLSTON SOARES DO SANTOS - Obrigado.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Quando der dez minutos, vai tocar uma campainha.
O SR. CHARLSTON SOARES DO SANTOS - Então, voltando aqui, eu queria deixar sintetizado aqui, mais claro do que a luz do sol do meio-dia, que a palavra de Deus é o norte. E essa questão por que nós estamos aqui do PL 4.606 é a questão que sintetiza, que carimba, com a ajuda do Senado Federal, para que a nossa Bíblia católica, a nossa Bíblia evangélica seja preservada na sua essência, na sua autenticidade, porque, com essa autenticidade dos textos sagrados, dos originais, capítulos, versículos, livros preservados, que nós possamos continuar com esse instrumento maravilhoso de educação, porque a Bíblia é educação - muitas pessoas aprenderam a ler na Bíblia, preservando... Como é que se pode dizer que Maria não é mãe de Jesus, não é? Maria é uma pessoa... Eu acho que a mulher mais honrosa que já existiu na Terra chama-se Maria, e nós a respeitamos, de todo o nosso coração. Nós temos várias pessoas na nossa família que entendem isso, nós entendemos e respeitamos. Por isso, nós temos essa abertura de estarmos em situações de falar da palavra de Deus e trazer o argumento que sintetiza e dá a certeza de que estamos no caminho certo, mantendo, com esse PL que já foi aprovado na Bahia, como patrimônio imaterial...
O SR. PASTOR SARGENTO ISIDÓRIO (Bloco/AVANTE - BA. Fora do microfone.) - E o salmista que guardou a palavra no coração ...
O SR. CHARLSTON SOARES DO SANTOS - E o salmista que guardou a palavra no coração para não pecar contra o Senhor.
Então, eu fico muito grato a Deus por isso e queria, para encerrar, deixar um texto aqui que vale a pena, Senadora Eudócia, Deputado Isidório, que é o texto de Mateus 5:11-16, que prova por A, B e C que nós somos o sal da Terra.
(Soa a campainha.)
O SR. CHARLSTON SOARES DO SANTOS -
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Regozijai-vos e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; eles que assim [também] perseguiram os profetas que viveram antes de vós.
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, como restaurar o sabor? Para nada mais presta a não ser para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre uma rocha;
Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo de uma vasilha, mas num candelabro, e ela ilumina a todos que estão na casa.
Faça também resplandecer a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Parabéns! Que a senhora continue sendo luz, que o Pastor Isidório continue sendo luz, e que a Bíblia seja honrada na sua essência e no seu original. Deus a abençoe, em nome de Jesus. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Missionário Charlston, fico feliz em ouvir suas palavras, o senhor que é um homem de Deus. Realmente, foi muito impactante o que você falou, a sua história de vida, o seu testemunho, e fiquei muito feliz em ver a tradução do meu nome.
O SR. CHARLSTON SOARES DO SANTOS (Fora do microfone.) - É verdade.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Não é? Tantas coisas boas. Deus é bom, né?
O SR. PASTOR SARGENTO ISIDÓRIO (Bloco/AVANTE - BA. Fora do microfone.) - Amém.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Amém. Muito grata.
E agora eu quero convidar o Deputado Pastor Isidório, para compor a mesa - dê-nos essa honra, Deputado -, e também quero convidar o Pastor João Batista Cavalcante Júnior, meu amigo, para vir compor... (Pausa.)
Não, desculpa. Perdoe-me. Bispo Fernando Fé, perdoe-me, pastor.
Convido para tomar lugar à mesa o Bispo Fernando Fé, que é meu amigo... (Palmas.)
É o nosso bispo que está em todos os cultos tanto da frente Parlamentar evangélica da Câmara dos Deputados como também do Senado. Sinta-se bem-vindo a esta sessão tão importante, é um prazer estar com você aqui, Bispo Fernando Fé, compondo a mesa. E também é um prazer estar aqui com o Sr. Deputado, nosso Deputado missionário, Deputado Pastor Isidório.
Agora eu vou passar a palavra para o Pastor João Batista Cavalcante Júnior. O senhor tem, Pastor, dez minutos para os seus esclarecimentos, as suas explanações.
O SR. JOÃO BATISTA CAVALCANTE JÚNIOR (Para expor.) - Primeiro eu gostaria de agradecer a Deus a oportunidade de estarmos aqui num local que é muito relevante para o nosso país, para toda a sociedade, onde grandes decisões são tomadas.
Obrigado, Senadora, pela oportunidade dessa audiência pública, onde podemos falar da Bíblia Sagrada. Obrigado, Pastor Isidório, reconheço que o senhor é um homem que não só fala a palavra, mas vive a palavra de Deus. E é muito bom ver esse testemunho do missionário Charlston, porque, quando você conhece somente a palavra teologicamente, ou estuda a palavra, ou às vezes conhece muito da palavra, é bom lembrar que, muitas, vezes só a palavra sem o Espírito Santo, a letra do que está escrito aqui é morta, não vai fazer efeito.
Então, o testemunho do missionário nos traz a realidade da palavra de Deus, por isso que ela não pode ser movida, mexida, subtraída. E eu fui professor de religiões, seitas e heresias muitos anos, muitos anos ensinando dezenas, centenas de pessoas, e a gente entende que não pode ser tirado o que foi colocado no cânon sagrado. O que já vem no Novo Testamento do primeiro, do segundo século e do Antigo Testamento não pode ser transformado por uma narrativa ou pelo momento que se está vivendo. A gente ensina para os alunos que você não pode adicionar, você não pode subtrair, você não pode multiplicar e você não pode dividir o que está na palavra de Deus. Alguém que saiba...
Eu sou formado em teologia, também sou formado em direito, sou formado em administração, sou formado na academia da Força Aérea, sou coronel da reserva também da Força Aérea Brasileira, tive oportunidade de Deus me dar coisas assim que eu jamais pensei na minha vida, porque também eu tive uma infância... Eu nasci em Cametá, no Pará, alguém sabe onde é isso? Nem sabe. É onde o vento já fez a curva, né? Então, Deus me deu uma oportunidade que uma criança que nasceu de sete meses num barco não teria. E, pela palavra de Deus, minha vida foi transformada, e a vida da minha família foi transformada. Casamentos são transformados, vidas de pessoas são tiradas da morte, tiradas do local onde a sociedade despreza, e esse homem, o Pastor Isidório, tira esses homens do local do desprezo e traz de novo para conviver em sociedade.
Como eu poderia me furtar de dizer que a Bíblia pode ser mexida? A Bíblia não pode ser mexida, a Bíblia não pode ser tocada, a Bíblia não pode ser modificada.
A Bíblia não pode ser mexida, a Bíblia não pode ser tocada, a Bíblia não pode ser modificada. A Bíblia tem que ser aquilo que foi escrito. E a Igreja Católica, e depois na Reforma Protestante já foi dito que esses livros vão compor a Bíblia e são tradução do aramaico, do hebraico e do grego.
Não se pode retirar palavras, até a própria Bíblia diz isso, ai daquele que tirar uma palavra, uma vírgula, um tio, porque não serão homens que irão tomar conta disso, não serão homens que irão vir com alguma coisa sobre aquela pessoa que fez isso. O próprio Deus diz "ai" - e quando diz "ai" na Bíblia, se você não sabe teologia, entenda, quando fala "ai" na Bíblia, é porque vai vir alguma situação muito difícil para você. Então, não toque naquilo que Deus usou homens inspirados pelo Espírito Santo para colocar na santa palavra dele, e isso a gente ensinou por muitos anos.
Eu quero ler aqui, agora, muito relacionado ao projeto... Projeto de Lei 4.606, de 2019, do Deputado Pastor Sargento Isidório. Veda qualquer alteração, adaptação, edição, supressão ou adição nos textos da Bíblia Sagrada para manter a inviolabilidade de seus capítulos e versículos, e garante a pregação do seu conteúdo em todo o território nacional.
Já foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado Federal, passando neste momento por esta Comissão.
A inviolabilidade da Bíblia Sagrada refere-se à crença na sua natureza imutável como palavra de Deus. A essência do legislador é justamente a imutabilidade da Bíblia. Não se pode tocar naquilo que já foi fechado no cânone sagrado por católicos e evangélicos. Se quiserem fazer isso... Este projeto de lei está dizendo que não pode ser mexido porque já foi fechado no cânone sagrado.
No Brasil, a relevância da Bíblia é refletida nos dados censitários - não sei se a senhora já sabe, Senadora. De acordo com o último censo demográfico do IBGE 2022, a maioria da população brasileira se declara cristã, com 88,8% dos entrevistados afirmando pertencer a alguma denominação cristã. Desse total, 49,2% se identificam como católicos, enquanto 39,6% se declaram evangélicos. Os dados confirmam que, mesmo com mudanças no cenário religioso, o cristianismo segue sendo a principal religião do Brasil.
Esse projeto protege a Bíblia sagrada de qualquer tentativa deliberada de induzir a erros teológicos por interesses políticos ou de forma ideológica. A autoridade da Escritura não pode ser abalada e nem sua fidelidade textual substituída por certas narrativas - porque você quer utilizar uma narrativa, então você vai mudar a Bíblia. Essa palavra tem poder e transforma vidas. É necessário você ter um encontro com a palavra escrita, mas com o poder do Espírito Santo que está sobre ela. Homens, durante vários séculos, foram inspirados pelo Espírito Santo de Deus, que nem se conheciam nem tinham proximidade para a tradução oral, e conseguiram escrever; então, há poder nessas Escrituras.
Não estamos falando em versão ou tradução desse projeto de lei, mas, sim, na proteção e submissão ao texto original das Escrituras sagradas. De novo, cabe ressaltar que os livros do Novo Testamento datam dos séculos I e II, e os livros do Antigo Testamento datam de centenas de anos antes.
Então, o que a gente quer deixar bem claro aqui é que quem é católico - quem se diz católico, desses 49,2% de brasileiros que se identificam como católicos - não pode querer que mexam na sua Bíblia católica. Não pode tocar na sua Bíblia católica, na qual ele crê, a sua família crê... Eles vão à missa, eles cultuam... E vamos dizer "não, agora a gente vai mexer na sua Bíblia", que o seu bisavô aprendeu assim, o seu avô aprendeu assim, a sua mãe aprendeu assim, você aprendeu assim, você está agora fazendo o seu filho aprender assim, o seu netinho que nasceu e já está sendo batizado vai aprender assim; e vão mudar a Bíblia dos católicos?
Não pode ter teólogo ou alguém que possa vir contra a Bíblia dos católicos porque isso é tocar na fé das pessoas. Pessoas querem tocar na Bíblia Sagrada e vêm aqui e falam bonito para tocar na Bíblia dos católicos? Isso está abalando a fé deles. Não é só a moral, não é só a consciência, mas você sabe o que é abalar a fé.
Como esse homem estaria sentado aqui se você tivesse abalado a sua fé? Ele decora versículo e fala salmos, não porque ele se iludiu ou porque sua mente é supercapacitada. Não, foi vivendo na pele! A palavra de Deus, ele viu transformação na sua vida. Eu fui conhecer a casa dele na Bahia. Eu tive que entrar curvado. Você sabe o que é morar curvado numa casa? Não, você sabe o que é estar no ar-condicionado, trabalhar no Senado Federal, trabalhar na Câmara Federal, ter um bom salário, por quem conhece ou então por causa de um concurso, mas não sabe o que é a palavra de Deus trazer uma transformação extraordinária na sua vida.
Como vão tocar na Bíblia dos católicos? Como tocarão na Bíblia dos evangélicos? Porque sendo pessoas "eu sou doutor daquilo, eu fui não sei de onde, eu estou não sei aonde, eu fiz não sei o que...". Você não pode tocar na fé dos evangélicos. Você não pode tocar na mulher que entrega duas moedinhas e entregou tudo o que ela tinha...
(Soa a campainha.)
O SR. JOÃO BATISTA CAVALCANTE JÚNIOR - E Jesus fala que tinha mais fé nela do que em todos esses homens doutores, fariseus e saduceus. Não seja fariseu e saduceu do século XXI. Seja um homem de fé.
Eu quero declarar para você, nesta reunião, nesta audiência pública: quem é que vai se atrever a tocar na Bíblia católica ou na Bíblia dos evangélicos, mudar um tio, mudar uma letra? Não é só contra os homens que você está indo, ouviu, seu doutor, sua doutora? É contra o próprio Deus que você está indo. A autoridade da Escritura não pode ser abalada, e nem sua fidelidade textual substituída - como eu já disse - por narrativas ideológicas.
Neste diapasão de tudo que nós falamos aqui, conclui-se que o Projeto de Lei nº 4.606, de 2019, visa assegurar a fidelidade cultural.
Ei, você, evangélico, católico! Existe uma cultura. Dizer que você não tem cultura? Você tem uma cultura que o seu filho foi criado nessa cultura, o seu neto foi criado nessa cultura, o seu avô foi criado nessa cultura, o seu pai foi criado nessa cultura... Como pode alguém dizer que não têm cultura os católicos ou os evangélicos? Os cristãos têm cultura, sim! Têm cultura e história! Como vão tocar na história? Se sangue foi derramado, pessoas foram mortas, pessoas morreram por causa dessa palavra e você vem dizer que ela pode ser mudada agora no século XXI por pessoas que não derramaram uma gota nem de suor, quanto mais de sangue?
Existe um homem que morreu e se chama Jesus Cristo! Ele morreu e ressuscitou para que essa palavra fosse escrita com sangue! E os profetas morreram para que essa palavra fosse escrita com sangue! Vá lá em Hebreus e veja a galeria da fé. Será que você estaria em alguma galeria, você, seu doutor, e doutora, que tenta mudar a palavra de Deus, permitir a mudança da palavra de Deus?
doutor e doutora, que tentam mudar a palavra de Deus, permitir a mudança da palavra de Deus, porque alguém chegou para você e disse "me ajuda aqui porque agora a gente vai colocar esse negocinho aqui".
Não, irmãos! Homens já estudaram muito para traduzir do hebraico, do aramaico...
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. JOÃO BATISTA CAVALCANTE JÚNIOR - ... e do grego, sejam os católicos com a Vulgata, sejam os católicos com qualquer outra tradução que eles fizeram - a CNBB gosta de ir direto, nos textos deles, ao hebraico, ao aramaico. Você não pode tocar naquilo que foi estudado...
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. JOÃO BATISTA CAVALCANTE JÚNIOR - ...que foi feito e, principalmente, que foi crido e transformou a vida das pessoas...
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. JOÃO BATISTA CAVALCANTE JÚNIOR - Então, existe uma história. Como você pode querer mudar a história no século XXI se essa história foi escrita com sangue e espiritual... aqui já teve testemunha, até o nome da Senadora tem sentido espiritual, como é que vão querer mudar o seu nome? Aí a senhora vai ler a sua história, Senadora... a senhora que está aqui sentada nesta mesa, quando é que a senhora sonhou que ia ser uma Senadora da República? É porque o seu nome tinha um significado espiritual...
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. JOÃO BATISTA CAVALCANTE JÚNIOR - Aí eu vou querer deixar mexerem na Bíblia católica e evangélica para mexerem também no mundo espiritual? Não se pode deixar mexer no mundo físico...
(Soa a campainha.)
O SR. JOÃO BATISTA CAVALCANTE JÚNIOR - ... e isso foi dado à terra, aos homens, para que eles exercessem o seu domínio, e domínio gera território - Adão errou no seu domínio, desobedeceu, e foi tirado do seu território. Então, não vamos errar porque existe agora o momento de colocar a palavra de Deus para os católicos e evangélicos como um domínio, e esse território será entregue para aqueles que forem fiéis à palavra e que ainda não derramaram uma gota de sangue, mas, se for necessário, cremos que pelo Evangelho, precisando morrer, morreremos.
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. JOÃO BATISTA CAVALCANTE JÚNIOR - Eu quero deixar bem claro que a fidelidade cultural, histórica e espiritual da Bíblia Sagrada, no Brasil, deve ser preservada por gerações dentro dos princípios constitucionais, como o Deputado Isidório está fazendo.
Muito obrigado. (Palmas.)
(Manifestação da plateia.)
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Quero aqui parabenizar o Pastor João Batista Cavalcante Júnior pela sua explanação. Que o nosso Deus continue te abençoando poderosamente, te dando luz e sabedoria, guiando seus passos e que, através de você, muitas almas sejam ganhas para Cristo e que você, como instrumento nas mãos de Deus, possa ser um agente de transformação na vida das pessoas.
Que Deus te abençoe!
O SR. JOÃO BATISTA CAVALCANTE JÚNIOR (Fora do microfone.) - Obrigado.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - E agora com a palavra, de forma remota, o Pastor Israel Alves Ferreira. (Palmas.)
Pastor Israel, o senhor tem dez minutos para sua explanação.
Seja muito bem-vindo. Muito nos honra a sua presença nesta audiência pública.
O SR. ISRAEL ALVES FERREIRA (Para expor. Por videoconferência.) - Obrigado, Senadora Eudócia.
É um prazer estar com vocês. Não pude estar presente, desculpem. Estou falando da cidade de Ilhéus, no Estado da Bahia, e tenho o prazer de falar sobre esse assunto tão importante e singular, que é falar sobre a Bíblia Sagrada.
O assunto é sobre modificá-la ou não. Vamos pensar aqui que a Bíblia é o livro mais lido na história da humanidade, é o primeiro livro a ser impresso por Gutenberg em 1455, é o livro mais traduzido em outras línguas, a Bíblia já foi traduzida em 700 línguas. Esse livro é o livro mais lido no mundo há muitos anos. É um livro (Falha no áudio.)
... de fé, fala de espiritualidade, fala de...
de fé, fala de espiritualidade, fala de cultura, fala de história, e esse livro não só informa, forma, mas transforma. Transforma pelo poder, porque essa palavra é poderosa.
Então, quando nós pegamos uma Bíblia, nós temos que lembrar que tem esse contexto profundo de história, de historicidade. Esse contexto (Falha no áudio.) ... conhecimento, de sabedoria (Falha no áudio.) ... você pegar a Bíblia... (Falha no áudio.) ... entender que a Bíblia é um livro de história, que conta a história da humanidade, conta a história do início de todas as coisas, como tudo começou. Como começou (Falha no áudio.) ... vendo que a sua Bíblia conta do Gênesis ao (Falha no áudio.) ... conta a sua história (Falha no áudio.) ... história do começo, história da família, história das primeiras nações. A Bíblia (Falha no áudio.) ... sobre as nações antigas da Babilônia, os romanos antigos, sobre os gregos, os judeus, que são o povo que está por toda a Bíblia. Nós vamos encontrar essa dimensão histórica. E você não pode jamais mudar a história.
Essa dimensão histórica mostra essa história das pessoas, o Novo Testamento; história de países; história da religião, a religião cristã judaica, hoje só de cristãos no mundo temos 2,5 bilhões de pessoas que seguem essa Bíblia, católicos, protestantes e outras igrejas cristãs que existem no mundo, que seguem os princípios e valores das Sagradas Escrituras, da palavra de Deus.
Então, esse livro também vai para o Novo Testamento e conta a história de Jesus. Os livros históricos, os Evangelhos contam como Jesus nasceu da bendita Virgem Maria; como ele cresceu sendo Deus, que se fez homem, que nasceu por obra e graça do Espírito Santo. Se fez homem para libertar a humanidade. E ele neste mundo passou 33 anos e morreu. Os Evangelhos contam a história linda de Jesus. Depois vem o livro de Atos, que fala sobre o início da Igreja. Depois vêm as cartas doutrinárias, que ensinam ética, moral, princípios, valores (Falha no áudio.) ... então, nós temos os princípios que envolvem a Bíblia, a história, a cultura, a moral, que também é uma coisa muito importante, porque a lei dos judeus traz a questão moral. A lei dos judeus que era cerimonial, que é a lei religiosa; a lei moral, que é a lei do relacionamento das pessoas, e a lei civil, que era a lei do Estado, a lei que nós temos hoje nas nossas Constituições. A Bíblia foi o início, a introdução para muitas leis no mundo. Muitos dos princípios morais e éticos revisitados pelos filósofos estão na Bíblia: princípios de família, ética, responsabilidade, de trabalho, de valores, de verdades. A Bíblia vai falar de tudo isso que vai edificar a família. Então, a Bíblia é um livro religioso, moral, ético, histórico, que diz tudo o que nós precisamos saber para viver bem, para sermos felizes, para sermos abençoados. E, além disso, a Bíblia vai levar a gente lá para o futuro. A Bíblia traz o passado, que é a história; o presente, o que nós estamos vivendo agora, é o que dizem as cartas de Paulo, de São Paulo, de
(Falha no áudio.) ... João, de Judas, e todos esses escritores da Bíblia... (Falha no áudio.) ... os valores deste tempo. E tem o futuro, no livro de Apocalipse, que fala das coisas que vão acontecer. Então, a Bíblia fala do passado, do presente e do futuro
no livro de Apocalipse, que fala as coisas que vão acontecer. A Bíblia fala do passado, do presente e do futuro.
E tem mais, não é um livro de mitos, porque hoje as pesquisas teológicas e sociológicas levam a uma conclusão: 80% de todas as profecias que estavam na Bíblia já se cumpriram - faltam só 20% se cumprirem -, ou seja, tudo aquilo que se falou se cumpriu.
Outra coisa importante: a arqueologia hoje descobriu que todos os textos do Velho Testamento, as histórias que estão lá, como o dilúvio - todas as histórias -, estão comprovadas arqueologicamente com pesquisas. Ou seja, o livro fala a verdade em relação às pessoas, em relação à espiritualidade e à fé. Isso tudo está na Bíblia Sagrada.
Nós precisamos entender que é impossível mudar. Como nós, ninguém se propõe a mudar os livros de Kardec Os espíritas precisam ser respeitados. Ninguém mudou Alcorão, porque Alcorão é a religião dos muçulmanos, que nós todos precisamos respeitar. Ninguém muda nem os livros que foram escritos, como, por exemplo, o livro A República, de Platão. Quem propôs mudança no livro de Platão? Ninguém consegue mudar nem o livro que foi escrito, principalmente livros tão profundos e tão importantes, como a Bíblia, que é o livro que está sendo o mais lido há muitos, desde a impressa de Gutenberg, quando ele imprimiu a primeira Bíblia, que foi o primeiro livro a ser impresso na impressão em série. Até agora, esse livro já se espalhou por toda a face da Terra e tem mudado a história de pessoas, mudado a vida de pessoas, tem abençoado... (Falha no áudio.)
... aquele livro da Bíblia é uma proposta de transformar...
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Pastor Israel, me dê licença, um segundo. (Falha no áudio.)
Pastor Israel, licença, um segundo.
O SR. ISRAEL ALVES FERREIRA (Por videoconferência.) - Oi!
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - É o seguinte: a sua fala está prejudicada, porque talvez a sua internet não esteja com uma potência boa, sabe? E, para não prejudicar a sua fala, que está sendo muito importante, eu orientaria o senhor, Pastor Israel, a ver a possibilidade de o senhor usar uma internet de maior potência, que algum assessor do senhor possa lhe ajudar. Enquanto isso, eu passava a palavra para o Bispo Fernando Fé, que está aqui presencialmente, porque a sua fala está prejudicada. Então, muitos que estão assistindo aqui, presencialmente e remotamente, a sua fala, não estão conseguindo entender direito. Alguns momentos, fica boa, depois, declina um pouco a sua fala. Tem como o senhor verificar isso e a gente voltar a chamá-lo daqui uns cinco minutos?
O SR. ISRAEL ALVES FERREIRA (Por videoconferência.) - Eu verifico um lugar melhor aqui, no prédio.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Está bom. O senhor concorda em fazermos assim? Para não ficar prejudicada a sua fala.
O SR. ISRAEL ALVES FERREIRA (Por videoconferência.) - Perfeitamente.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Está bom? Peça ajuda à sua assessoria, e eu volto a chamá-lo daqui a cinco minutos. Está bom, Pastor?
O SR. ISRAEL ALVES FERREIRA (Por videoconferência.) - Obrigado, Senadora.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Obrigada.
Eu agora vou dar a palavra, enquanto o Pastor Israel Alves Ferreira vê essa parte técnica para a fala dele não ficar prejudicada, ao Bispo Fernando Fé, que está aqui, presencialmente, fazendo parte da nossa mesa, nesta reunião tão importante, para que ele dê uma palavra.
Bispo, o senhor
nesta reunião tão importante, para que ele dê uma palavra.
Bispo, o senhor só terá cinco minutos, porque o senhor se inscreveu agora e não com antecedência. Aí eu abri essa precedência para você. Então, você terá, bispo, cinco minutos para a sua fala.
O SR. FERNANDO FÉ (Para expor.) - Muito bem, Senadora Eudócia, minha grande amiga, que eu estimo muito. É uma honra estar com a senhora nesta Comissão, nesta audiência pública.
Pastor Sargento Isidório, uma figuraça do Brasil, esse grande guerreiro de Deus, que vem com esse PL para poder marcar e consolidar aquilo que, desde o princípio e desde quando Deus instituiu que a palavra dele estivesse na terra, assim se fez.
Quando nós entramos, Senadora, em um assunto como esse - no qual temos visto muitas pessoas irem de encontro à palavra de Deus e quererem distorcê-la para que seus costumes, suas vontades, suas razões, seus quereres falem mais alto do que a própria palavra de Deus -, nós entendemos que o próprio Deus fica triste. Por isso que o salmista Davi foi muito categórico quando ele falou: "Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti".
Eu costumo dizer aqui, no Congresso Nacional, pela Frente Parlamentar Evangélica - assessor direto da frente -, como líder da música, que sou hoje, eu costumo dizer que muitos dos nossos Parlamentares, muitos dos nossos assessores e muitas pessoas que estão dentro desta Casa, onde nós encontramos e vemos todo tipo de situações e temos que nos manter firmes... E nós temos visto a diferença daqueles que servem a Deus ou que leem a palavra de Deus e daqueles que são totalmente omissos à palavra de Deus.
Quando você tem a palavra de Deus no seu coração... Quando você esconde, não guarda, porque o que é guardado, todo mundo acha, mas o que é escondido, fica difícil de achar. Por isso que o salmista Davi disse: "Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar". Não pecar contra o quê? Contra Deus. Como é que seria esse pecado? A falta de fé, a falta de certeza, a falta de saber que Deus está no controle de tudo e que Deus é quem tem a mão estendida sobre nós para nos livrar de tudo. É Deus que nos conforta, é Deus que nos direciona através da Sua palavra. Essa mesma palavra, a Bíblia Sagrada.
Quando o nosso amigo Deputado Pastor Isidório vem com esse PL, proibindo as modificações no texto da Bíblia Sagrada, ele vem, literalmente, consolidar e levantar uma bandeira forte, porque poucos já se levantaram contra esse acinte que nós estamos vendo aí. Ninguém, como o Pastor bem falou, muda o Alcorão, ninguém tem proposta para mudar qualquer outro tipo de textos espirituais ou bíblicos que tenham na terra, ninguém quer mudar o livro de quem quer que seja. Mas por que atacar a Bíblia? Só por que a Bíblia fala a verdade? Só por que, na Bíblia, estão contidos todos os princípios para o ser humano? Só por que, na Bíblia, estão escritas todas as direções que o ser humano pode ter para ser feliz, para ter direcionamento na família, para ter direcionamento de como ser curado, para ter direcionamento de como conquistar aquilo que você deseja? Porque a palavra de Deus é alimento. Muitas vezes, a gente cantou a canção: "Deus não rejeita a oração. Oração é alimento". Oração é fortificação, alimento é a palavra. Quando você se alimenta da Bíblia, a Bíblia te dá respaldo para tudo.
Você quer ser feliz? Está na Bíblia. Você quer vencer os intempéries da vida? Está na Bíblia. Você quer viver como uma pessoa forte e determinada para conquistar aquilo que você nunca conquistou? Está na Bíblia. E o melhor de tudo,Pastor Isidório e minha Senadora Eudócia
O melhor de tudo, Pastor Isidório e minha Senadora Eudócia, nós estamos vivendo hoje, no meio da nossa sociedade, as crianças, os adolescentes e a juventude estão vivendo uma situação de ataques espirituais, porque deixaram de ensinar e de falar a Palavra de Deus nas escolas...
(Soa a campainha.)
O SR. FERNANDO FÉ - ... e de dizer, de fato, o que a Palavra de Deus diz.
A Palavra de Deus diz: instrui, ensina a criança no caminho em que ela deve andar, e, até quando envelhecer, ela não vai se desviar dele.
Instrui a criança através da Bíblia. Instrua seu filho, pai e mãe. Mostre o que é que a Palavra de Deus diz e você vai ter felicidade.
Você não vai ter o seu filho botando o dedo na sua cara; você não vai ter seu filho jogando celular na parede, quebrando televisão, porque você não deu internet para ele. Instrua o seu filho na Palavra e você vai ver que a Palavra de Deus vai se fazer viva na sua casa, na sua família e em tudo que você fizer.
A Palavra de Deus está aí para que todos nós possamos usufruir e viver essa Palavra chamada Bíblia Sagrada.
O maior de todos os livros, o melhor de todos os livros e o livro mais vendido no mundo é a Bíblia Sagrada.
Então, nós podemos dizer "até aqui nos ajudou o Senhor", e ninguém toca nessa Palavra, porque bem falou o Pastor, e é texto bíblico. Deus disse: "Ai daquele que tocar ou que tirar uma vírgula, um til dessa Palavra".
Esse "ai" de Deus está dizendo assim, ó: é digno de morte. Esse "ai" de Deus está dizendo assim, ó: "Se fizer, vai provar a sentença da morte".
Deus não vai tirar nem vai negociar o que Ele já deixou na Palavra.
"Ah, Bispo Fé, mas foram homens que escreveram. Ah, foram homens que disseram e que botaram aqui na Bíblia. Tem controvérsias na Bíblia".
O que Deus falou está falado, e o que está na Bíblia ninguém pode revogar: está decretado, está dado, está dito, e quem ousar vai sofrer as consequências.
A Bíblia Sagrada é o livro mais lindo.
A Tua Palavra escondi, guardada no meu coração;
para eu não pecar contra Ti, Senhor, a Tua palavra escondi.
Minhas vestes no sangue lavei e das Tuas águas bebi;
para ser uma fé agradável a Ti, minha vida a Ti consagrei.
É através da Palavra que nós temos tudo de bom.
Que Deus abençoe o Brasil e que Deus faça o Brasil amar a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.
Muito obrigado, Senadora. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Amém.
Nosso Bispo Fernando Fé.
Inclusive, a sua voz é linda, viu? Você tem que louvar mais ao Senhor, em praça pública, para converter mais pessoas, com a graça de Deus.
Foi um talento - né? - que Deus te deu. Louvado seja Deus por isso.
Parabéns pelas suas palavras, Bispo Fernando Fé.
Agora, eu volto a convidar o nosso Pastor Israel Alves Ferreira, para complementar sua palavra...
Não sei quanto tempo ele falou, Andreia... (Pausa.)
Tá. Então...
Pronto.
Para complementar a sua fala, com a palavra o Pastor Israel Alves Ferreira.
O SR. ISRAEL ALVES FERREIRA (Por videoconferência.) - Estão me ouvindo bem?
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Sim, estamos. Estamos sim. Pode prosseguir.
O SR. ISRAEL ALVES FERREIRA (Para expor. Por videoconferência.) - Nós estávamos falando sobre a Bíblia como um livro que não tem como ser violado, por ser um livro histórico, e, como os livros de outras religiões também, tem de ser respeitada,
como os livros de outras religiões também, tem de ser respeitada, porque fala da crença das pessoas, fala da religião das pessoas, e isso é muito interessante que a gente considere e é algo impossível de ser mudado, porque a Bíblia foi escrita por 40 escritores diferentes, num prazo de 1,6 mil anos, e o que é mais interessante em tudo isso é que os textos mais recentes, do Novo Testamento, estão em conexão com os textos do Velho Testamento. Há uma conexão histórica, uma conexão espiritual, conexão cultural, quando você lê um texto do Novo Testamento, do Apóstolo São Paulo, Apóstolo São João, dos Evangelhos, do próprio Jesus Cristo falando... Referem-se a muitos textos do Velho Testamento. Ou seja: é um livro que não tem nada de mitológico. Todas as coisas estão comprovadas arqueologicamente, historicamente, sociologicamente, com os povos que estão envolvidos, a história de cada povo, a história de cada pessoa que está envolvida na Bíblia...
Então, é um livro que fala da história de gente, de pessoas, e nós, todos, podemos usar os exemplos dos personagens bíblicos como exemplos para a nossa vida.
Então, a Bíblia é um livro que não tem nenhuma possibilidade de ser violado, porque ele já está enraizado na história da humanidade, porque, só de cristãos, tem 2,5 bilhões de cristãos.
Mas outros, que não são cristãos, também leem a Bíblia. A Bíblia é um livro de conhecimento, de aprendizado; é um livro que ensina sobre a salvação, o milagre, as experiências espirituais... É um livro de história, é um livro de ética, que, começando com os Dez Mandamentos, lá no Velho Testamento, a Bíblia descreve a ética, que é essa relação nossa com o outro, essa questão ética e moral...
A Bíblia é um livro que expressa literatura. A Bíblia é um livro que tem estilos de literatura. Por exemplo, o estilo histórico - Pentateuco, parte do Velho Testamento -, o estilo poético - as poesias lindas no livro de Jó, que fala do sofrimento de Jó -, as poesias lindas do livro de Salmos, que é um livro para ser cantado - "O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará" -, como elas são utilizadas pelas multidões de gerações - "O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra" -, os Salmos, a poesia dos Salmos, a poesia de Provérbios - que são livros poéticos -, com pensamentos maravilhosos, os pensamentos históricos de Salomão... O livro de Eclesiastes, sobre a realidade da vida; o livro de Cantares, sobre o amor...
E são escritos por pessoas reais, não um livro mitológico. É um livro de realidade da vida das pessoas.
Todas essas vidas e essas cidades e lugares por onde passam as Escrituras Sagradas, todos estão comprovados arqueologicamente. Tudo aconteceu.
Então, depois disso, nós vamos para a Bíblia falando sobre a libertação das pessoas.
Nós temos aí o Deputado Isidório. Um abraço, Deputado Isidório.
Tem uma obra de libertação tremenda: mais de mil pessoas, ao mesmo tempo, num lugar que... Libertas das drogas. Libertas das drogas.
Então, o que nós queremos dizer é: a Bíblia jamais pode ser violada. A Bíblia é a santa, bendita Palavra de Deus, e nós precisamos amar, guardar e protegê-la.
Deus abençoe a todos. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Pastor Israel Alves, parabéns pela sua fala. Contribuiu muito para esta audiência pública.
Contribuiu muito para esta audiência pública. Que o nosso Deus continue o abençoando grandemente, e a todos aqui presentes. E como o nosso Deputado Estadual da Bahia, José de Arimatéia, não entrou remotamente, nós concluímos a nossa reunião.
Eu quero fazer uma consideração aqui, mais uma vez, ao Fabrício, de São Paulo, ao Diego, ao Rodrigo, à Verônica, ao Carlos, ao Jefferson e ao Kelven Carvalho: os seus questionamentos irão para os seus e-mails. Eu vou passar esse documento para todos os palestrantes e eles irão responder no e-mail de vocês e vocês vão ter a resposta.
O SR. KELVEN CARVALHO (Fora do microfone.) - Eu gostaria de fazer pessoalmente a pergunta. Pode ser? É uma pergunta muito válida. É que eu vi argumentos muito parecidos...
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Só um minutinho. (Pausa.)
Kelven Carvalho, eu vou lhe dar... Kelven, tudo bom?
O SR. KELVEN CARVALHO (Fora do microfone.) - Tudo bem.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Eu vou lhe dar um minutinho. Porque é o seguinte: já tem uma programação legislativa...
O SR. KELVEN CARVALHO (Fora do microfone.) - Entendo.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - ... E já começou a Ordem do Dia no Senado.
O SR. KELVEN CARVALHO (Fora do microfone.) - É bem rápido.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Aí você tem um minuto...
O SR. KELVEN CARVALHO (Fora do microfone.) - Tá bom.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - ... por favor, tá? Mas, licença, só colocando uma ressalva: o seu posicionamento e o seu questionamento vão ser respondidos pelos expositores no seu e-mail.
O SR. KELVEN CARVALHO (Fora do microfone.) - O.k.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Depois que você se colocar, ninguém vai responder agora, tá bom?
O SR. KELVEN CARVALHO (Fora do microfone.) - Perfeito, perfeito.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Você tem um minuto, Kelven.
O SR. KELVEN CARVALHO - As minhas perguntas são as seguintes... Meu nome é Kelven Carvalho, eu estudo com o Dr. Aldery Nelson Rocha. Ele trabalhou durante 30 anos com a tradução da Bíblia, dos originais para o português. Foram encontrados mais de 5 mil erros de traduções da Bíblia João Ferreira de Almeida. O exemplo: Salmo 23, que diz: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará", quando no original está dizendo: "O Senhor é meu pastor e Ele não me faltará".
O meu questionamento é o seguinte: o que aconteceria se a lei for aprovada? Não prejudicaria as correções gramaticais da Bíblia, tendo em vista as mudanças naturais, ao longo do tempo, do idioma? E o que aconteceria com os exemplares da Bíblia já impressos, diferentes da versão que se deseja oficializar? Como ficariam as traduções para milhares de dialetos que ainda não foram traduzidos no Brasil, como exemplo, para as tribos indígenas? E por fim, oficializar uma versão da Bíblia não entregaria mais poder e responsabilidade para o Estado sobre a comunidade cristã no Brasil, acarretando o risco de acontecer algo semelhante ao que acontece na China? Ou seja, é uma intenção louvável, mas não seria tirar uma arma de brinquedo da mão de uma criança e entregar uma bazuca na mão de uma pessoa mal intencionada?
São esses os meus questionamentos para os senhores autoridades aqui presentes.
Obrigado.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Kelven, muito obrigada pela sua participação. Todas as suas perguntas, que eu já estou até com o documento que a minha assessoria entregou, e os palestrantes, pastores, bispo, vão responder à sua pergunta, vai chegar no seu e-mail, tá bom?
O SR. KELVEN CARVALHO (Fora do microfone.) - O.k. Obrigado.
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Dando continuidade... (Pausa.)
Eu quero aqui
Eu quero aqui cumprimentar mais uma vez o Deputado Sargento Isidório, o Pastor João Batista, o Pastor Israel Alves Ferreira, que falou remotamente - brilhante explanação -, o meu amigo Bispo Fernando Fé e o Missionário Charlston Soares dos Santos. Muito grata pela participação dos senhores.
Eu quero colocar para vocês que nós iremos... Foi uma audiência muito importante. E quero dizer aos senhores que agradeço a participação mais uma vez e que foi muito oportuno.
E, Sr. Deputado, que o nosso Deus continue abençoando grandemente o senhor e, mais uma vez, todos aqui presentes, todos que estão remotamente nos acompanhando.
E eu vou encerrar a sessão, uma vez que todos já se posicionaram. Então, antes de...
O SR. PASTOR SARGENTO ISIDÓRIO (Bloco/AVANTE - BA. Fora do microfone.) - Eu gostaria de usar da palavra...
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Pastor Isidório, o senhor só vai ter cinco minutos, porque o senhor está se inscrevendo agora. Está bom? É porque eu vou ter que ir para... Então, com a palavra o Deputado Pastor Sargento Isidório. O senhor tem cinco minutos.
O SR. PASTOR SARGENTO ISIDÓRIO (Bloco/AVANTE - BA. Para expor.) - Sra Presidente desta Comissão, desta sessão muito importante para a Bahia, para o Brasil e para o mundo inteiro, Deputada Eudócia, na pessoa de quem eu quero saudar a mesa com o nosso querido Coronel da Aeronáutica João Batista, Pastor, o Missionário Charlston, o Bispo da Fé, todos os demais, meu querido Pastor Israel Alves, todos que participaram...
Este projeto não viola direito de ninguém, apenas a gente quer que não seja tocado na redação que é exemplo de fé para o povo cristão católico, para o povo cristão evangélico, para todas as nações, principalmente o Brasil, pois nós temos 89% ou mais de cristãos.
Quero parabenizar, agradecendo-lhe, o Presidente do Senado, o mui digno Senador Alcolumbre. Eu explicava a ele que era proteger os livros dos sacerdotes antigos, seja ele católico, seja ele evangélico, seja ele de outras matrizes que creem nessa palavra como a palavra de fé. Através dessa palavra, eu conheci Jesus que me tirou do alcoolismo, que me tirou das drogas, que me tirou do homossexualismo, que me tirou de planejar assalto, que me tirou da bruxaria em que eu vivia envolvido por não conhecer a luz, tanto é que essa palavra diz que "lâmpada para os meus pés e luz para os meus olhos é a sua palavra". Este livro não vai estar impedido de ser escrito para nenhuma religião, para nenhum dialeto. Também os livros escritos de outros sábios serão mantidos. Apenas a gente pede, meu querido jovem, que este livro, esta redação, nos seus capítulos e versículos, seja inviolável, seja intocável, ou seja, tombado apenas, de forma que possamos trabalhar com essa palavra no Brasil inteiro.
Não pretende este projeto abolir nenhum outro livro. Foram ditos aqui os de Allan Kardec, o livro daquele pessoal lá dos locais em que não pode nem tocar, Alcorão
dos locais que não pode nem tocar, Alcorão, nada. Não tem nada a ver, vai continuar aqui Alcorão.
Agora, a Bíblia - lida pelos cristãos evangélicos, católicos e outros - não poderá ser tocada. É só disso que trata. Essa palavra é fiel. Essa palavra é verdadeira. Foi através desta palavra que o próprio Jesus botou Satanás no seu lugar durante três oportunidades.
Quando ele mandou transformar pedras em pão, Jesus disse: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra.'"
Satanás continuou, pediu que ele se jogasse do alto, abaixo, e Jesus disse: "Está escrito: 'Não tentarás o Senhor teu Deus.'"
Satanás continuou de novo, dizendo: "Tudo isso eu te darei se, prostrado, a mim adorares." E Jesus, de novo, sacando esta palavra, disse: "Está escrito: 'Só o Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás corpo.'"
Sobre a Bíblia está escrito que céus e terras passarão, querida Senadora, mas essas palavras não hão de passar. Sobre esta palavra está escrito, Jesus dizendo: "O meu povo erra por falta de conhecimento da minha palavra."
(Soa a campainha.)
O SR. PASTOR SARGENTO ISIDÓRIO (Bloco/AVANTE - BA) - Ou Jesus diz também: "Errais por não conhecer as Escrituras."
Então, eu quero dizer a V. Exa. que só Deus vai recompensar V. Exa. com o tanto que já tem feito. Foi conforme a Bíblia que há oito ou dez anos, V. Exa. chegou na Fundação Dr. Jesus. Era já uma capitã da polícia militar; era já uma doutora, uma médica; uma mulher muito simples, quando, através desta palavra, eu, como um dos profetas, me lembro do que disse.
Eu não sei de V. Exa. direito quem é, eu sei que V. Exa. estava lá para socorrer alguém, mas eu disse: "Um dia Deus vai te levar para o Senado, porque a palavra de Deus se cumpre. Deus vai lhe colocar no Senado."
E V. Exa. é testemunha do que eu estou dizendo, que V. Exa. não esperava talvez sequer estar Deputada, quanto mais Senadora da República, e na condição de uma mulher Maria, uma mulher Esther, uma mulher Débora, uma mulher Miriam, uma mulher descrita aqui pelo grande Missionário Charlston e depois pelo Pastor João Batista, o nosso coronel.
Então, eu digo a V. Exa. que o que estamos discutindo aqui - os Srs. Senadores católicos, ou Senadoras, os Srs. Senadores ou Senadoras evangélicos - estarão apenas dando de presente ao Brasil que não permitiremos imoralidade dentro desta palavra.
Não permitiremos que seja violado por nenhum grupo, por ninguém, de partido nenhum. Ninguém vai tocar para botar nada, e estão liberadas suas inscrições. Pode escrever o livro de Xuxa, a Bíblia, pode escrever a Bíblia de quem quiser, contanto que esta, que serve de fé, de exemplar para as profecias da palavra que está se cumprindo, e que só nos resta vermos o Senhor Jesus chegar em grande glória, em grande poder nas nuvens, para buscar o seu povo.
Por final, quero dizer a V. Exa. que tem um hino que diz assim:
Em tempo de guerra, nunca pare de adorar,
Libere a palavra, profetiza sem parar
Em tempo de guerra, nunca pare de adorar
Libere a palavra, profetiza sem parar.
O escape, o descanso e a cura,
A recompensa vem, sem demora
O descanso, o escape, a cura,
E a recompensa vem, sem demora.
Então, eu quero concluir, dizendo a V. Exa., que a Bíblia é a palavra de Deus e é o único livro que, quando nós estamos lendo, o autor está próximo. O autor desta palavra é o Espírito Santo de Deus.
Concluo agradecendo a todos os técnicos aqui - estão entendendo? -, orientados por V. Exa., à Bahia, ao Brasil, desejando a todos, independentemente de religião, de partido político, de direita ou de esquerda, sejam lulistas ou bolsonaristas, que todo o povo encerre o ano debaixo das mãos poderosas de Deus e inicie o novo ano, imunizados debaixo do sangue precioso do Senhor Jesus Cristo, debaixo das mãos potentes de Jesus Cristo, sejamos nós diáconos, presbíteros, pastores, evangelistas, ovelhas do Senhor, cooperadores, dirigentes, princesas do ciclo de oração. Independentemente de religião, sejamos todos cheios do Espírito Santo de Deus, e esta palavra permaneça fiel e verdadeira, porque foi dito: "Céus e terras passarão, mas as minhas palavras não hão de passar."
Meu muito obrigado. Um feliz final de ano para todos e um ano novo de muita paz e prosperidade para o povo brasileiro.
Que esta Casa, o Senado, que esta Casa - que é a Casa também de que eu faço parte como Deputado Federal -, a Câmara Federal, possam continuar aprovando projetos importantes, melhorando a vida do povo, não somente baiano, nem do seu estado, mas do povo brasileiro.
Muito obrigado e agradeço mais uma vez a todos os Senadores e Senadoras, em especial ao Senador Alcolumbre, Presidente desta Casa, muito jovem, que quando viu que a Bíblia Católica também estava protegida aqui, a redação, abriu imediatamente o caminho de estarmos aqui.
Muito obrigado a todos. O grande amor de Deus, a graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a comunhão, as divinas e santas consolações do Santo Espírito de Deus, seja com todos nós que estamos aqui, presencial, aqueles que estiveram lá do outro lado, através do celular, e com o Brasil e o mundo inteiro.
Que haja paz em Israel e no mundo inteiro, não somente hoje, mas para todo o sempre.
Amém, amém.
Muito obrigado, Senadora. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Dra. Eudócia. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) - Deputado Pastor Sargento Isidório, parabéns pelas suas palavras.
Como eu já havia dito, que o nosso Deus continue lhe abençoando poderosamente e lhe usando como instrumento, nas mãos dele, para ajudar as pessoas. O seu trabalho é lindo.
Eu tive a oportunidade de ir lá no seu hospital, a toda a estrutura que o senhor preparou para os jovens, para tratamento. Parabéns. Isso é trabalhar para o reino, e Deus é bom e fiel na sua vida e na vida de todos nós.
Tomo posse de todas as palavras que o senhor colocou agora - eu e todos aqui, com certeza. E que o nosso Deus abençoe todos nós nesse final do ano, para que a gente possa estar cada vez mais próximo ao nosso Deus.
Quero cumprimentar todos aqui, a Andréia e todos aqui que nos ajudaram
Quero cumprimentar todos aqui, a Andréia e todos que nos ajudaram nesta audiência - muito grata -, e quero agradecer a participação de cada um dos senhores assessores, de todos aqui que fazem parte da segurança. Muito grata.
E antes do encerramento, proponho a dispensa da leitura e a aprovação da ata da presente reunião.
As Sras. Senadoras e os Srs. Senadores que aprovam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
A ata está aprovada e será publicada no Diário do Senado Federal.
Nada mais havendo a tratar, agradeço a presença de todos e declaro encerrada a presente reunião.
(Iniciada às 15 horas e 08 minutos, a reunião é encerrada às 16 horas e 18 minutos.)